Já disse isso por aqui, mas não custa nada repetir: quando o crossover Vingadores vs. X-Men foi anunciado, parecia que teríamos 12 edições com uma luta interminável entre as equipes. Na melhor das hipóteses, na penúltima edição, a Força Fênix tomaria o corpo de Esperança Summers, daria alguma merda e os times se juntariam para enfrentá-la. Só que agora, ao terminar de ler Avengers vs. X-Men #5 (Marvel Comics, 23 páginas, US$ 3,99), disponível fisicamente nos EUA e digitalmente em todo mundo, dá pra dizer: não é nada disso MESMO. E, PUTAQUEPARIU, que surpreendente essa saga!
Tudo bem, muitos não vão gostar, mas ninguém pode negar que a história está SIM surpreendo. Até os desenhos do John Romita Jr., do qual confesso não ser muito fã, estão muito bons. Na primeira edição ele até deu umas escorregadas, mas do segundo número pra cá vem fazendo um trabalho incrível.
Na luta entre heróis, que é o principal objetivo do crossover no final das contas, o Romitinha está AWESOME.
E o roteiro? Bom, Matt Fraction vem fazendo um bom trabalho com o plot criado por um time com Jason Aaron, Brian Michael Bendis, Ed Brubaker, Jonathan Hickman e o próprio Fraction. Na quinta edição faltou, talvez, explicar melhor algumas coisas, provavelmente pela pressa para fechar a primeira parte do crossover, mas nada que comprometa.
Sim, “primeira parte”. Um dos méritos de Vingadores vs. X-Men é que a história foi dividida em dois grandes ~blocos~. Essa estrutura também ajudou no desenvolvimento, além de trazer esse twist plot no final da quinta edição que deixa todos os leitores com uma sensação de “fodeu”.
Bom, chega de enrolação. Hora dos spoilers da edição! (poutz, rimou)
Batalha lunar
O gibi começa de onde a quarta edição parou. Uma parte dos X-Men e dos Vingadores, além de Esperança Summers e do Wolverine, estão na Área Azul da Lua (que tem oxigênio, caso não saiba). No céu já é possível ver a Força Fênix chegando. Só que ninguém vai se unir para enfrentar a Fênix: eles vão continuar lutando até a ~morte~.
Irritada, Esperança GRITA. E LANÇA UMA RAJADA DE FOGO PRA CIMA DAS DUAS EQUIPES! PQP!
A mutante percebe que não conseguirá controlar a Fênix. A entidade nem chegou e ela já está descontrolada. “Wolverine, me mate!”, pede Esperança pra receber a resposta de um Wolverine TORRADO: “eu vou tentar”.
Mas aí o Ciclope manda uma rajada ótica bem no peito do Wolvie!
Perto dali, Homem de Ferro e Homem Formiga desenvolvem uma nova arma contra a Fênix a partir da tecnologia Kree que existe no local. Na verdade, parece mais um robô gigante saído dos Power Rangers, só que é uma arma enorme que se integra a armadura do Ferroso. Mas, o que ela faz?
Enquanto isso, o pau entre mutantes e vingadores continua. O Gavião Arqueiro, por exemplo, taca uma flecha na Emma Frost, só pra ouvir “eu sou feita de diamante, seu idiota”. Não precisa mandar a Rainha Branca calar a boca, o próprio Clint já faz isso.
O Steve Rogers, claro, não desistiu ainda de convencer o Scott Summers a desistir dessa ideia maluca que a Esperança conseguirá dominar a Força Fênix e levar os mutantes a uma nova era. Pena que o Magro só RESPONDE COM RAJADAS no escudo do Capitão. O Logan é mais direto, e ataca com suas garras de adamantium, CORTANDO A BARRIGA DO CICLOPE.
A Fênix chegou!
A brincadeira acaba nesse momento. A Força Fênix finalmente chegou na Lua. Mutantes em vários lugares sentem essa grande energia, incluindo a Feiticeira Escarlate – que ainda terá um importante papel na saga. Ali perto, na própria Lua, o Transformer criado por Tony Stark decola.
Com a chegada da Fênix, finalmente todos pararam de lutar. Esperança Summers implora ao Ciclope: “temos que parar com isso, por favor”. Bem próximo dos dois, Seve Rogers faz o mesmo apelo. “Temos que parar com essa loucura!”.
“Loucura? Essa é a única forma de salvar minha raça. Ninguém entende. Ninguém conhece essa garota como eu!”. OK, Scott, mas NEM ela quer mais receber a Fênix. Nem ela acredita que tem capacidade de resistir aos desejos da entidade cósmica! O risco da Fênix destruir a Terra é enorme!
Bom, não há muito tempo para discutir. Stark ataca a Fênix com seu robô gigante e… BOOOM!
Quando a luz baixa, vemos os Vingadores DETONADOS. Eles sobreviveram. Mas algo aconteceu com os X-Men…
A FORÇA FÊNIX TOMOU O CORPO DOS MUTANTES! PQP!
Eles explicam que, agora, SÃO a Fênix, que o ataque de Tony Stark mudou alguma coisa no processo de possessão do corpo de Esperança. Agora eles devem levar a garota para prepará-la para receber a entidade. O Capitão não acredita muito no que está vendo e pede para parar com essa besteira toda.
“Ah, ‘Capitão América’, nós somos mais do que você agora. Somos mais que humanos… Mais que mutantes. Nossa tarefa é muito maior do que você pode conceber. Como você não pode parar o amanhã, você não pode nos parar. Não tente nem TENTAR!”, dispara o ~novo~ Ciclope, para, em seguida, os X-Men decolarem com a Esperança nos braços do Scott.
Nesse momento, a Marvel redefiniu a expressão F O D E U.
E assim termina Avengers vs. X-Men #5, bem neste momento WTF. Daqui três semanas começa a segunda parte da história, na edição seis, e vamos poder entender melhor como isso irá se desenrolar.
Só vamos esperar que a Casa das Ideias não faça nenhuma merda a partir disso – o que não deve acontecer, mas…
Para ver um preview da edição, click aqui.
Você já tá seguindo o Judão no Twitter, Facebook, Google+ e Tumblr?! Pois deveria. ;D

