Pra mim, Street Fighter só tem uma história: a de cada personagem que é contada no fim de SF2. Aquela história que termina com o Zangief dançando com o Gorbatchev. E ainda assim, não é “uma história”, é um monte de histórias, já que cada um derrota o M.Bison e alcança o seu objetivo. É como falar de “morte” em Mortal Kombat. No primeiro jogo, na primeira luta com o Sub-Zero, o primeiro personagem que perdeu a cabeça e a espinha deveria ser deletado do jogo. Ele não tomou nocaute, ele foi decaptado, destruído.
Sério, fiquei assustado com a reação do povo com a notícia de que o Gouken estará em Street Fighter IV. Ele teria morrido e por isso não poderia aparecer… Teve gente que disse que nem iria jogar o jogo, por ser um absurdo.
Absurdo?! É UM JOGO DE FUCKING LUTA! Você vai acabar com o cara 888 vezes! Foda-se que ele morreu. Se é que morreu… Teve funeral?! Se teve, o caixão tava aberto?! Fizeram exame de DNA?! Se não, só acredito na morte até que ela se torne oficial. Como em Harry Potter… Até o sétimo livro, o Dumbledore não necessariamente tinha morrido. Com tanta magia, quem garante que era ele?! O mesmo pode ter acontecido com o Gouken… Ou não, já que eu não encontrei nenhuma referência à morte dele que não tenha sido sem certeza. Não há nada em Wikipedia, Wikia, Google… Pra mim, vocês são chatos pra carvalho.
Agora que eu já falei tudo isso, mostro então um novo vídeo de Street Fighter IV que pode responder a algumas perguntas já que, aparentemente, o jogo se passará “pouco tempo depois” dos eventos de Street Fighter II — o que, aliás, confirma um retorno às origens do jogo. O tal do Gouken teria morrido quando?!
No vídeo, pelo menos, eles já desencanam da morte do M.Bison… É interessante. Mas é anime, e sempre que vejo um eu lembro exatamente porque não gosto desse tipo de coisa. Argh. =D
Comentários Já são 55 sobre esse post -- até agora
Guaipeca
Eu concordo absolutamente, jogos de luta não tem sentido nenhum, mesma coisa vale pros babacas que tão reclamando de Mk vs DC, se o Supão não pode levar socos da Sonya, mesmo vale pro Apocalipse apanhando do Ken xD nada a ver, vale só pelo tezão de dar um coro no teu amigo e falar “Rrá!!! Loser!!!”
27 de Setembro de 2008 às 22h18
Jackson
Até porque a a história sempre (ou quase sempre) envolve um torneio, e não dá pra levar a sério algo assim. A mega batalha que decide tudo se desenrola num torneio? Absurdo.
27 de Setembro de 2008 às 22h25
CV
AFF … Só pq o Borbs considera que SF2 é o unico que vale como historia , e q pode-se mudar TUDO, ele acha q se podem fazer SF4 do jeito que quiserem … Poutz…
Coloquem entao logo pra descontrair o Balrog dando CHUTES logo … E pra explicar , é só falar que ele deixou de ser boxeador e agora aprendeu a lutar kung fu, só pra “explicar” a mudança … E tb tirem a cicatriz do peito do Sagat e pra explicar , falem que ele resolveu ir num cirurgião plástico pra corrigir seu problema … Se é pra avacalhar , vamos fazer um serviço completo …
27 de Setembro de 2008 às 22h56
Jik
“É como falar de “morte” em Mortal Kombat.”
Cada vez que alguém joga um MK, abre-se o que podemos chamar de 1 futuro alternativo, por isso cabem tantas possibilidades, cada competidor poderia ganhar o torneio e descobrimos o que aconteceria ao zerarmos o jogo. Mas perceba que você só arranca a cabeça de alguém no último round e esse cara não volta mais p/ essa sua linha de espaço-tempo. Mas é claro que ele poderá voltar em outra linha. A história do MK é muito interessante.
“Até o sétimo livro, o Dumbledore não necessariamente tinha morrido. Com tanta magia, quem garante que era ele?!”
Ok, então agora ele está morto? E se lançarem um jogo, um filme ou um livro que diga que nada valeu, que ele está vivo, só p/ atrair atenção, os fãs gostariam?
É o que está acontecendo no SF. A morte de Gouken era um pano de fundo marcante nesse universo.
“Ou não, já que eu não encontrei nenhuma referência à morte dele que não tenha sido sem certeza. Não há nada em Wikipedia, Wikia, Google… Pra mim, vocês são chatos pra carvalho.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Gouken
Eu não sou besta de deixar de jogar um jogo se ele for bom, mas jogar não vai me fazer deixar de ver que eles fizeram algo por oportunismo.
27 de Setembro de 2008 às 23h47
honeyflash
Falou tudo CV, tb acho que tem que ter história, enredo ou roteiro SIM,ou o jogo “perde a magia”
De que adianta um monte de lutadores se matando se nem sabemos de onde vieram, quais suas motivações? se fosse assim pra que sequencias? street 1,2,3 4 10…tem que ter uma linearidade, um motivo pra cada lutador estar ali.
No fliper que eu jogo chamam os personagem de “boneco” tipo: - Ah, escolhe o boneco da coreia, o americano e o do pintinho” (king of fighters 2003, time: Kim, Terry e Duck King) pohaaa, que absurdo, os personagens tem uma historia toda elaborada e um final que justifica a próxima sequencia, animes e mangas publicados, data books com informações indiscutíveis e um vagabundo que se acha porque sabe fazer combos infinitos chama de boneco? OMG!
27 de Setembro de 2008 às 23h57
Guto
@cv
Até porque isso vai mudar COMPLETAMENTE a sua vida, né?
Mimimi.
28 de Setembro de 2008 às 0h14
Jik
“É como falar de “morte” em Mortal Kombat.”
Cada vez que alguém joga um MK, abre-se o que podemos chamar de 1 futuro alternativo, por isso cabem tantas possibilidades, cada competidor poderia ganhar o torneio e descobrimos o que aconteceria ao zerarmos o jogo. Mas perceba que você só arranca a cabeça de alguém no último round e esse cara não volta mais p/ essa sua linha de espaço-tempo. Mas é claro que ele poderá voltar em outra linha. A história do MK é muito interessante.
“Até o sétimo livro, o Dumbledore não necessariamente tinha morrido. Com tanta magia, quem garante que era ele?!”
Ok, então agora ele está morto? E se lançarem um jogo, um filme ou um livro que diga que nada valeu, que ele está vivo, só p/ atrair atenção, os fãs gostariam?
É o que está acontecendo no SF. A morte de Gouken era um pano de fundo marcante nesse universo.
“Ou não, já que eu não encontrei nenhuma referência à morte dele que não tenha sido sem certeza. Não há nada em Wikipedia, Wikia, Google… Pra mim, vocês são chatos pra carvalho.”
pt.wikipedia.org/wiki/Gouken
pt.wikipedia.org/wiki/Akuma
Eu não sou besta de deixar de jogar um jogo se ele for bom, mas jogar não vai me fazer deixar de ver que eles fizeram algo por oportunismo.
@Guto
Não vai, ele tá só comentando, é p/ isso que servem os comentários, p/ elogiar e p/ criticar.
[...] de cara com a resenha no Judão… e tá ai. Notícias, [...]
28 de Setembro de 2008 às 0h53
Murilo
Se não vi o corpo então ele não morreu… e o velho Gouken tumou uns anabolizante durante a “morte” dele!
28 de Setembro de 2008 às 2h09
mxrrx
de boa… quem é Gouken? não lembro dele em nenhum jogo da série… se bem que só joguei mesmo SF2. tanto faz.
28 de Setembro de 2008 às 4h05
Goku
Oxi! Eu lá quero saber de história?? só quero ver a bagaceira e sentar a porrada! Eu quero é bater! o/
“@Guto
Não vai, ele tá só comentando, é p/ isso que servem os comentários, p/ elogiar e p/ criticar.”
Rapáááá o___O
28 de Setembro de 2008 às 4h37
Goku
É… por conta do filme Chun-Li roubou mesmo a cena…
28 de Setembro de 2008 às 4h45
SPL
é nisso que dá tentar colocar história em jogos de luta!
Tem carinha doidinho para saber da história que levou cada personagem ao envento! fica parecendo mulher fofocando sobre novela!
É um jogo de porrada caramba, quem liga para enredo?!?!?!?!?
28 de Setembro de 2008 às 8h32
jOker
pior que é impressionante como o povo reclama de tudo qua aparece….nunca ta bom
FODA-SE se Gouken morreu…oque importa é o READY….FIGHT!!!
28 de Setembro de 2008 às 11h39
Léo
Poxa o Dumbledore morreu?
Que droga hein!
28 de Setembro de 2008 às 11h47
Hadouken
eu sou o unico que ate hoje acha que a aparecencia do ryu dessa street fighter iv não tem lembra nada as antigas? tirando o kimono e a faixa, eu acho que o rosto ta completamente tosco e diferente!
Apoiado, colega Hadouken. “a aparência do Ryu Hoshi desse Street Fighter IV não tem lembra nada as antigas. Tirando o kimono e a faixa, eu TAMBÉM acho que o rosto tá completamente tosco e diferente!”
Só espero que o GOUKEN seja “destravável” e, assim, também seja “jogável”.
Eu me amarro em jogos de luta, tá certo….mas acho que tb tem que ter um pouco de coerência no enredo desses jogos (tekken, king of fighters e o próprio street fighter que o digam). Confesso que to muito doido pra jogar com o gouken, mas se for pra colocar o cara num simples passe de mágica vai ser foda de aturar….A única coisa que me irrita de vez em quando é essa palhaçada de personagem exclusivo pra cada console que rola na namco(aturar o heihachi em soulcalibur II, no ps2 foi foda uhahahahaha…ainda bem que eu tinha um cube na época….). Tudo bem que os caras têm que ser criativos pra vender o máximo de jogos pra todas as plataformas….mas que irrita, aaaah irrita!!!!!!!
28 de Setembro de 2008 às 16h07
neandertal
P.S.: vai rolar essa palhaçada de “personagem exclusivo pra cada console” em SF IV? Alguém sabe?
bem, quanto a não jogar sf por causa da capcom ter revivido um morto, ela já reviveu o m. bison mesmo =]
que revivam o goutetsu =D (mestre do akuma e gouken)
28 de Setembro de 2008 às 17h05
ZuLu
Pra mim o Gouken foi para os 5 PICOS treinar junto com o Mestre Ancião de Libra!
Na primeira animação do jogo aparece ele dando um soco para cima e fazendo a cachoeira retornar!
Simples!
Em Street Fighter a história é centrada no Ryu… muito do que se vê nos finais de outros personagens são como um “O que aconteceria se…”, finais alternativos de como seriam as coisas se tal outro lutador tivesse vencido o líder da Shadaloo, o Bison.
Por exemplo… no final da Chun-li em SF 2, ela desmantela a organização criminosa prendendo seu líder. Se ela fez isso, como pode chegar outro lutador e ir lá quebrar a cara dele? O Akuma mesmo… ele aparece e mata o Bison!
Para “efeito de constagem”, SF 2 - World Warrior, SF 2 - Champion Edition, SF2 - Turbo Hyper Fighting, Super SF2 - The New Challengers e Super SF 2 Turbo - The Great Master Challenge não passam “do mesmo jogo”… a mesma história… não passaram de “updates” à trama.
Esse SF 4 está me parecendo ser algo totalmente fora da cronologia para receber este número 4 da série porque, visualmente, os personagens conhecidos estão em seus visuais consagrados… não envelheceram nada? Bison está vivo? Guile não aumentou sua patente? E agora, Goken reaparece sendo que ele teria sido morto pelo Akuma também.
Pensando por outro lado, esse novo jogo poderia ser também mais um “update” do Street Fighter 2 (dentro daquela linha de tempo)… um robusto acréscimo graças a tecnologia dos atuais videogames.
@wandeko
Quando é que você vem aqui pra jogar o 4?! Ou eu vou aí, pq o meu Xbox parece ter ido de uma vez por todas para o saco. =[
29 de Setembro de 2008 às 3h04
Leonardo
Caraca, SF sempre teve estilo Anime, anime é foda rapá;
29 de Setembro de 2008 às 8h42
J+
ah… kuma?
29 de Setembro de 2008 às 8h48
Guto
Ai, ai. Vamos lá, então. ^__^
@jik
“Só comentar” é uma coisa. Fazer parecer que a toda a sua existência foi alterada por conta da história de um jogo de videogame cuja maior vantagem é o distanciamento da vida real é outra completamente diferente. Desde quando uma morte em um JOGO deve ser levada a sério? Quer saber da história? Assista aos animes e desenhos; leia os mangás! O JOGO não é feito pra JOGAR?! Pra mim, um personagem a mais sempre é bom.
@borbs
É exatamente aí que mora a diferença. Quer um exemplo? O sr. não se enconde debaixo das cobertas ou fecha os olhinhos de pânico ao ver um personagem do Street Fighter morrendo, ou até mesmo um Fatality no Mortal Kombat. Por quê? Porque não parece real o suficiente. Tudo que acontece na cinessérie é bem passível de se tornar realidade…
Isso, claro, até surgir algum arrombado soltando magia por aí. =DDD
29 de Setembro de 2008 às 8h52
Blaze
@Borbs
Deu 3RL no seu Xbox? No do meu amigo tb =S
@Topico
Bem, alguém aí reclamou da cara do Ryu…véi! O cara agora é um quarentão, e não aquele Ryu novinho que conhecemos em SFII.
Pra ele continuar com a mesma cara, ele ia ter que contraAAAaAAtar um puta cirurgião plástico. Só assim mesmo.
@Guto
Pq, apesar de ser um filme, fazem com que “seja” uma pessoa se cortando. O mesmo vale para jogos… Quando não é 2D, ou não é cartunesco, eu fico com a mesma aflição. E olha que no caso de jogo é imagem gerada por computador. =D
De qualquer modo, a discussão não é essa. Você leva a sério uma outra coisa do mesmo jeito que tão levando a sério a morte do véio aqui. E me surpreende você querer zoar esse povo, sendo que faz a mesma coisa. Mimimi pra você. =D
29 de Setembro de 2008 às 10h52
Jik
@Guto
“Desde quando uma morte em um JOGO deve ser levada a sério?”
Desde quando isso torna a história mais rica e interessante. E os animes e mangas não são a história oficial, a história oficial é o que acontece no jogo. A maior vantagem de um jogo é ele ser foda, seja pela sua jogabilidade, pela sua história, pela sua trilha sonora, pela sua dificuldade insana. O detalhe dele ser fantasioso ou realista não é vantagem nem desvantagem. Agora, ter uma história foda por trás só enriquece. Claro, é um jogo de luta, eu não vou deixar de jogar se for bom, mesmo que trucide a história já contada, mas é um ponto negativo p/ o jogo.
E eu fui chato p/ carvalho no último comment, devia estar sentado em cima do saco! [:D]
29 de Setembro de 2008 às 10h52
Brou
E se eles juntaram todas as esferas do dragão e trouxeram o Gouken de volta a vida?
E enquanto ele estava morto, ele ficou treinando no mundo espiritual!
Simples!!!
29 de Setembro de 2008 às 11h20
Guto
@Borbs
Péq, o que eu levo a sério no outro é toda a ideologia que ele traz por trás (!) do filme, porque se aproxima do real! Tô zoando o povo que se estupra todo por conta do videogame até que alguém solte um hadouken pra cima de mim, sacoOoOou? =D
Games como o Street Fighter não te trazem tão próximo à vida real como filmes… lembra de todas as vezes que o sr. se identificou com filmes de Judd Apatow, Kevão Smith e similares? Então. É por aí! =DDD
@jik
QUEM garante qual é a “história oficial”? Aliás, existe alguma? Concordo com seus argumentos sobre o que deixa um jogo legal ou não, mas às vezes o povo perde o foco no principal só pra ter o que chiar, saca? =D
@Guto
Mas, tenha certeza, você não vai me ver tentando fazer alguém levar a sério Kevin Smith, Judd Apatow, ou reclamando de blablabla, ou falando que “bla bla bla, mas com destaque na capa”… =D
É disso que eu tou falando. Você = Mimimi = Leitor médio do Judão. =D
29 de Setembro de 2008 às 11h28
Guto
@Borbs
Ei, eu não tento fazer ninguém levar a sério! Eu só defendo meu ponto de vista um pouco mais ferrenhamente. =DDD
Cada um faz o que quer da vida, Péq. E se for contar quantas vezes o sr. já reclamou de blablabla vão faltar dedos… no mundo. =DDD
@Guto
Até onde me consta o sr. disse que faria o Oda entender o Jigsaw. Ou algo assim. Isso é o que eu chamo de “fazer outrem levar a sério algo”. Tipo, “vem cá que eu vou te explicar”. =D
E é óbvio que eu reclamo de blablabla, mimimis diversos que, como você disse, não cabem em dedos universais. Eu sou uma das pessoas mais velho-ranzinzas que conheço. =D
Mas não o faço quando alguém LITERALMENTE escreve 88 blas sobre um filme/pessoa/whatever que eu gosto. Quem faz isso é leitor do Jubão. =D
29 de Setembro de 2008 às 11h55
Guto
@Borbs
Eu ia tentar explicar pra ele o que rolou no quarto filme, que ele mesmo já fez questão de frisar que não entendeu! Isso se ele realmente quiser saber, claro. =D
Além do quê, o puta monte de coisa que eu já escrevi sobre o Saw foi só conseqüência da matéria que eu tinha postado! Redigi um texto sobre, o cara não concordou e a gente “conversou” em cima! =DDD
Este é o jogo mais mentiroso do mundo ou o sabão que o Ryu usa pra lavar o quimono é muito bom. É incrível, não fica uma manchinha sequer depois de cada luta, ainda mais usando com ele usando roupa branca. O_O
Alguém pode me explicar isso, hem, hem, hem?
29 de Setembro de 2008 às 12h24
Guto
@r0cc0
Bem que o Borbs falou que tem MEDO do sr. e de suas conjecturas. =DDD
29 de Setembro de 2008 às 12h33
KiLL
Também detesto animês. Mas curto SF. Mas vem cá, o Dumbledore morreu ??? E ninguém me avisou ?? :.(
29 de Setembro de 2008 às 13h11
Uelbasman
Primeiro que até hj nunca vi nada relacionado a SF (jogo, anime, seja o que for)mostrando claramente que Gouken morreu. Já mostraram a luta com o Akuma e tals, mas nunca vi nada mostrando, sei lá, o Akuma arrancando a cabeça do cara ou varando o punho pelo peito dele. Ou seja, Gouken pode não ter morrido, só tomou um pau do Akuma e ficou na moita por um tempo, deixando geral pensando que ele tava morto. Vai ver ele tava treinando, em lugares remotos do mundo, ou então fazendo turismo sexual.
Segunda que, porra, é um jogo, se fosse por isso MK tinha que vir com um cast quase todo novo a cada versão.
Pra mim, muito mais dificil de aceitar seria o Sub-Zero batendo no Superman. E como coisa parecida já deu certo nos jogos da Capcom, então tá valendo. Mas eu ainda acho que esse novo MK vai ser ruim que nem os anteriores. Já SF4 vai ser foda!
29 de Setembro de 2008 às 14h23
Patrick
Tem que ter história e porrada e pronto!
A historia ajuda o jogador a gostar mais dos personagens, ou não =D
29 de Setembro de 2008 às 14h47
Link
Eu aprecio a história, mas sei que em geral o público de um jogo de luta só quer saber de um fucking jogo de luta, seja pra bater seus recordes ou pra destroçar os amigos.Porém mesmo curtindo a história não vou deixar de jogar porque o Gouken voltou do além, vou é mandar ele de volta pra lá quantas vezes puder.Aos interessados o corpo dele é exibido na HQ lançada pela Udon. (que é bem melhor que aquele desenho exibido no SBT e no Cartoon)
29 de Setembro de 2008 às 17h39
JL
Orra, vcs ficam perdendo tempo discutindo detalhes insignificantes da história e não percebem que no começo do vídeo a Chun-Li tá simulando um b0quete enquanto brinca com um canudinho?!?!?? Vão ser nerds assim lá na p*&@#$%%!!!
Ao ver essas fotos tive a impressão de que GOUKEN é um lutador ao estilo do DAN HIBIKI, aquele do Street Alpha, que desferia GADOUKEN.
Então, vejam só o que achei no Wikipédia:
“DAN HIBIKI é filho de GO HIBIKI, um grande lutador de Muay Thai, rival de SAGAT. Em uma luta feroz, GO acabou cegando o olho esquerdo de SAGAT. Este por sua vez, se enfureceu e espancou GO até a morte. DAN então jurou vingança contra Sagat e se tornou discípulo de um grande mestre das artes marciais chamado GOUKEN, o mesmo lutador que treinou RYU e KEN. Mas, GOUKEN logo percebeu o ódio no coração de DAN e decidiu que não iria mais treiná-lo enquanto DAN não esquecesse tais objetivos. DAN então viajou pelo Japão, sempre entrando em brigas de rua, e após algum tempo, se tornou um lutador de habilidade considerável, começando a vencer várias lutas. Com essas vitórias, DAN descobriu o prazer de provocar seus adversários.
DAN acabou encontrando SAGAT, desafiando-o imediatamente. SAGAT percebeu então como a vingança pode levar as pessoas a fazerem coisas terriveis (já que ele mesmo estava atrás de RYU para vingar-se pela derrota que sofrera na mão do lutador japonês) e perdeu a luta de propósito para que DAN não vivesse cheio de ódio como ele tinha feito até então. DAN nunca percebeu que SAGAT havia entregado a luta, e por isso, ficou livre do rancor em seu coração.
Depois dos acontecimentos de Street Fighter Alpha 3, DAN acreditava que tinha conseguido sua vingança ao derrotar SAGAT, e sua motivação mudou para promover e expandir o seu Saikyō-ryū, ao ponto de oferecer vídeos de exercício e cursos por correspondência. Aparentememte, DAN obteve algum êxito com isso.
Em Street Fighter Alpha 3, ele foi o suposto sensei de SAKURA Kasugano, que o seguiu para satisfazer o seu verdadeiro ídolo, RYU. Também possui amizade com BLANKA, por quem foi salvo quando jovem, durante a sua jornada pelo mundo.”
30 de Setembro de 2008 às 13h32
Deixe o seu comentário! Mas, por favor, que seja útil! =D
ANTES DE POSTAR, LEIA COM ATENÇÃO!
Comentários que contenham palavrões gratuitos ou desnecessários, ofensas, textos totalmente em caixa-alta, miguxês e/ou comentários que não tenham relação com o assunto tratado no post (off-topic) podem ser deletados sem nenhum aviso e o autor proibido de postar outros comentários. Bom-senso e educação às vezes fazem bem.
Lembre-se: este não é um espaço democrático, com liberdade total de expressão. É apenas um espaço para que se discuta sobre o assunto tratado no post -- não sobre o site em geral, quem, onde, quando, por que escreveu e etcetera. Quer falar alguma outra coisa, tem alguma dúvida? Leia o nosso FAQ ou mande um e-mail e não atrapalhe a galera! =]
Os campos com * são obrigatórios, mas seu e-mail não será mostrado, pode ficar tranqüilo.