Quinta-feira, 4 de Outubro de 2007 | Atualizado em 04.10.07 às 15h14

Tropa de Elite


Acho que tanto os que adoraram quanto os que odiaram esse filme precisam se acalmar antes de qualquer coisa. Não é nada do que falam — nem fascista e golpista, nem o melhor filme Brasileiro já feito. Mas isso não significa que seja ruim… MUITO pelo contrário.

Thiago Borbolla
Do Rio de Janeiro

Apesar de estar ouvindo e lendo sobre esse filme há algumas semanas, eu só fui descobrir do que se tratava, realmente, na semana retrasada, quando o Morph me explicou que não era um documentário, e sim um filme “normal”, com atores e tal.

tropa_de_elite.jpgCuriosamente, desde esse dia, todos os jornais e revistas que lia — especialmente aqui no Rio — traziam algum tipo de artigo sobre Tropa de Elite. Colunistas atacando o filme, chamando de fascista, outros de golpista, ator defendendo o seu trabalho, outros colunistas dizendo que o filme não mostra mais nada da realidade… E, então, assisti à essa polêmica produção, a primeira a sofrer realmente com a pirataria aqui no Brasil, já que o filme é vendido em praticamente todas as esquinas do Rio de Janeiro há algum tempo.

Quando esse filme foi citado pela primeira vez aqui no Judão, muitos dos leitores escreveram nos comentários que era o “melhor filme nacional já feito” e que, apesar de terem assistido à versão Jack Sparrow, fariam questão de ir até o cinema. Disseram que tinha ação, era punk, era “diferente” do que estamos acostumados. Em que mundo esse pessoal vive?

Resolvi analisar Tropa de Elite apenas e tão somente como um filme. Discussões políticas e ideológicas, aqui, não servem pra mim. Não vão levar a absolutamente nenhum lugar e, sinceramente, só vai gerar mais e mais polêmica… Só quero fazer uma pergunta: Cidade de Deus, pra alguns, é um filme que e mostra a realidade; pra outros, é a “glamourização da pobreza e violência”. Porque então Tropa de Elite é, pra uns, fascista e golpista e, pra outros, “o melhor filme brasileiro da história”?

“Tropa” é o que eu chamo de Cidade de Deus visto por outros olhos — o do BOPE, Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Como definiu Wagner Moura, o Capitão Nascimento, “um grupo de policiais honestos que não se preocupa muito com os direitos humanos”. São do tipo “atire primeiro, pergunte depois” e se utilizam da tortura pra descobrir informações.

A história toda se desenrola em três pontas — a da busca por um substituto do Cap. Nascimento, que acabou de virar pai, a do treinamento do Aspirante Neto (Caio Junqueira), um cara que tem “sangue nos olhos” e quer, acima de tudo (inclusive de cadáveres e coisas do tipo) justiça, e a do Aspirante Matias (André Ramiro), um policial militar que freqüenta a faculdade de direito e se envolve com uma ONG que atua em um Morro — ONG controlada por estudantes riquinhos e maconheiros.

É a primeira vez, portanto, que um filme que tem a temática “Morro Carioca”, é contada do ponto de vista de quem não tem nada a ver com o tráfico — e isso, pelo que podemos perceber, se resume ao Bope, já que a polícia militar é completamente podre. Isso significa que, apesar de, no fundo, ser mais do mesmo, é algo inédito por aqui, fazendo que por apenas esse fato o filme mereça ser assistido.

Mas… Filme de ação pura, do começo ao fim, melhor filme nacional já feito? Pera lá. Essa história de ação não cola porque, pra começar, essa não é a idéia principal de Tropa de Elite e muito pouca coisa nesse sentido acontece. O destaque todo está nos conflitos internos dos três personagens principais, que lutam contra certos princípios pra fazer o que, pra eles, tem de ser feito.

Melhor filme nacional já feito? Acho que é um pouco de um enorme exagero. Realmente, é muito bom e me deixou um pouco chocado com a frieza com que algumas coisas foram mostradas — e não estou falando (apenas) de “sangue” jorrando e “coisas nojentas”. Certas coisas que são ditas no filme martelam sua cabeça por algum tempo.

Façamos o seguinte: abra a cabeça e vai pro cinema assistir ao filme. Aqui no Rio e em São Paulo a estréia é nessa sexta e, por ser uma outra versão de uma mesma história, vale bastante. Mas, por favor, assista a esse filme como um filme. Já irritou essa mania de Brasileiro de achar que, se é da polícia ou é do poder (especialmente um poder “de direita”), é bosta, é ruim, fascista, golpista, um absurdo. TODOS nós sabemos que o que aparece nesse filme é real. Se é mais ou menos, melhor ou pior, isso não nos cabe julgar. Tropa de Elite é um filme, é cinema, é entretenimento (pra alguns arte), baseado em um livro escrito por ex-policiais do Bope.

Pra nós, resta saber que sim, Tropa de Elite é um ÓTIMO filme, bem dirigido, que joga diversas coisas na nossa cara (sejamos “Playboys da Zona Sul” ou “Moradores de Favela”). Larga a mão de ser chato, desembolsa R$10 e vai pro cinema. Vai valer a pena. =]

Comentários
Já são 62 sobre esse post -- até agora

  Casilhas

Ué, tem dois reviews?!
Eu podia jurar que eu acabei de ler um da Tay!

Oi Tay! =D

4 de Outubro de 2007 às 12h25
  Glock

Vou deixar meu comentário, única e simplesmente porque vejo também como um filme, apesar de ser excelente na direção, com poucos ou nenhum erro acho que pode se credenciar a um dos melhores filmes, como disse o artigo não eh um filme de ação nem de guerra, é um drama vivedo por três personagens distintos, o capitão, e dois recrutas.

O fato é que vivemos de Xuxa e os Duendes, Didi etc… o cinema nacional se modificou com a inserção do Cidade de Deus, e esse é o ponto positivo…

Melhoria na qualidade do cinema sem sequer ter uma global PELADA…isso é arte.

4 de Outubro de 2007 às 12h27
  Murilo

prefiro o cheiro do ralo, por ser original. Tropa é bom, mas já encheu o saco esse lance de filmes nacionais só se inspirar em violência. E o pior: assim como Cidade de Deus, esse Tropa está sendo comentado do mesmo jeito. Filmes como esses estão em cartazes todos os dias no Jornal Nacional. Ou alguém realmente achou que a polícia não agia dessa forma? que eram assim os morros?
Agora, quero assistir O Homem que desafiou o Diabo. Deve ter algo a mais pra acrescentar.

4 de Outubro de 2007 às 12h28
  -Evil Shady-

O fato de todo dia sair pelo menos alguma nota sobre Tropa em algum jornal, fez com q o hype desse filme vá lá em cima, e sendo assim, mta gente vai esperar “o melhor filme brasileiro” mesmo…. nunca esperei isso, e realmente, naum deve mostrar nada de novo q a gente jah naum tenha visto em qquer telejornal da vida
Mesmo assim, concordo com a crítica. Vale pelo menos pra ver o outro lado, além de ser uma boa diversão.

4 de Outubro de 2007 às 12h37
  Cazz

´so sei que ouvi muito neguinho, após assistir ao filme, dizer: “cara, eu quero ser do BOPE”…vai querendo preyboy…o filme eh bom sim, mas nada extraordinario. aposto que no festival o senhor borbolha viu filmes que mereciam muito mais o titulo de “melhor brasileiro ja feito” que esse ae…mas vale a pena assistir.

4 de Outubro de 2007 às 13h29
  sidnei

THIAGO BORBOLLA vc viu o pirata ne safado.

4 de Outubro de 2007 às 13h39
  Bart 182

Hahaha… eu assisti a versao Jack Sparrow, mas irei ao cinema sim. Afinal, nao eh todo dia que sai um filme com a categoria desse. Ainda mais no Brasil. Entao, pagarei uns 14 reais e ja era. =)

Gostei muito do filme. Gostei da abordagem, tipo, se vc nao eh parte da situacao eh parte do problema. Taticas de guerrilha.

Wagner Moura Rulez!

4 de Outubro de 2007 às 13h45
  Guilherme. =D

Capitão Nascimento Facts:

Deus disse: “Que se faça Luz” e Cap. Nascimento disse: “Você é um fanfarrão Deus, Tá com medinho do escuro?”

Sensacional. =D

4 de Outubro de 2007 às 15h08
  pierrotzinho

Sim, o filme é impactante, muito bom.
Como moro no Rio, é claro q eu já vi, mas não vou deixar de ir ao cinema vê-lo de novo…

Melhor filme brasileiro, Oscar, e por aí vai, sào calor do momento…

Mas…”O Senhor é o novo cherife,seu 08!!!!!!!”

4 de Outubro de 2007 às 16h09
  Hides

Ñ curto filme nacional, mas este vou assistir só por causa da polêmica!! Espero que não me decepcionem…

4 de Outubro de 2007 às 16h27
  Zémilho

filmaço, assisti e achei bem loko.

os cap. nascimento facts são os melhores:

“o capeta queria entrar pro BOPE, e chegou até a começar o curso, mas desistiu quando o capitão Nascimento disse:
- Sr. 666, o sr. é o novo xerife!”

“o super-homem usava roupa preta, até o capitão nascimento dizer pra ele:
- tira essa farda preta pq vc é muleke.”

“o capitão nascimento dorme com um travesseiro debaixo da arma”

“após sair do BOPE, o capitão nascimento foi trabalhar numa creche:
- mas fui armado cumpadi, e de farda preta”

aheuahuehauehauehauehauheau

muito foda

Cap. Nascimento é o fodão

4 de Outubro de 2007 às 16h31
  alien8

uahuahuah esses facts
eu vou ver na globo daki ah 6 meses

4 de Outubro de 2007 às 17h25
  Pr0x

Disseram que a versão dos cinemas ta MUITO superior a pirata. A edição, o som, a narração e o “acabamento final” da versão de cinema são bem superiores, pelo que li.

4 de Outubro de 2007 às 19h18
  JorgeLink

Tá e qual que é o melhor filme brasileiro?

4 de Outubro de 2007 às 19h27
  LeoMonster

Cap. Nascimento é O CARA!!!! Sem dúvida o melhor personagem do Cinema Brasileiro após o Zé Pequeno… hauahuahaua…

- Meu nome é Zé Pequeno, porra!!!
- Zé Pequeno é o CARALHO SEU FILHO DA PUTA!!! EU ESTOU AQUI PARA DESFAZER A MERDA QUE VC FEZ!!!!!!
(BANG)

hauahuahauah

4 de Outubro de 2007 às 20h08
  Thiago K.R.

mais um bom filme.

apenas isso.

finalmente alguém tá entendendo!

4 de Outubro de 2007 às 21h16
  Aninha

Meu irmão baixou o filme, e eu vi na escola na aula de Literatura…
Aliás, não é só no Rio que existe Pirata, em tudo quanto é esquina, aqui em Florianópolis têm uns 5 camelos em cada esquina vendendo esse filme, aliás tem até no nº2, se é uma continuação eu sei , porque não perdi tempo pra perguntar, mas também pode ser a versão editada que está indo pro cinema…

Apesar de não ser muita fã do gênero, eu gostei do filme, claro que tem violência, mas o legal é como o Cap. Nascimento encara a escolha para o seu sucessor, focando nos dois outros personagens.
É claro que existem filmes brasileiros melhores, mas vale a pena sim, ver Tropa de Elite.

4 de Outubro de 2007 às 21h31
  Guto

Para efeitos de constagem: esse tal “nº 2″ é um documentário sobre os trutas do BOPE. Só isso. =]

4 de Outubro de 2007 às 21h57
  Suordi

O filme é bem legal, de fato. E é do tipo que gera discussão política e coisas assim. Porém, é bom a galera não ficar pensando que todo o PM é corrupto, todo riquinho é maconheiro e todo policial no Bope é um “herói assassino”. Toda a moeda tem duas faces.

4 de Outubro de 2007 às 21h59
  V

Cidade de Deus é, de fato, o melhor filmeda história do nosso cinema, sem espaço para argumentos, isso É FATO. Tropa de Elite é muito bom mesmo, mas as pessoas se empolgam demais com as cenas de tortura contra os bandidos que acabam achando esse o melhor filme da história.

5 de Outubro de 2007 às 0h11
  bolo de novalgina

Um ótimo review para um ótimo filme! Não deixarei de ver no cinema, assim como recomendo à todos. =o)

5 de Outubro de 2007 às 8h41
  Ashes

Boua Borb`s, vc soube se posicionar bem em relacvao a essa polemica, dando ua opiniao sem sucumbir a essas polemicas ridiculas. Olha foi de doer ouvir o Diogo Mainardi dizendo q o Brasil nao precisa de Cinema e o pior e falar: - Tropa de Elite, Nao assiti, Nao sou louco. Pfffff!!! Lamentavel o jornalismo brasileiro

5 de Outubro de 2007 às 9h07
  Ashes

Boua Borb`s, vc soube se posicionar bem em relacao a essa polemica, dando sua opiniao sem sucumbir a essas querelas ridiculas. Olha foi de doer ouvir o Diogo Mainardi dizendo q o Brasil nao precisa de Cinema e o pior eh falar: - Tropa de Elite, Nao assiti, Nao sou louco.O cara me fala que o Wagner Moura eh uma bosta de Ator soh de ver o poster Pffff!!! Lamentavel o jornalismo brasileiro

5 de Outubro de 2007 às 9h09
  Danilo Nascimento

Uma coisa que eu acho engraçada é que nos outros posts sobre o TROPA que foram publicados antes desse review, eu era a única pessoa que já tinha visto o filme que dizia que não era isso td que o povo tá falando, um ótimo filme como disse o Borbs, mas só isso. Quanto ao melhor filme nacional, fica difícil dizer, mas temos muitas produções excelentes por aí. O Cheiro do Ralo, Proibido Proibir, Cão sem Dono, Estômago (ainda não estreou, vi no festival desse ano), Lisbela, O Auto da compadecida, a porra do filme do Santoro com a Leticia num-sei-o-que que eu sempre esqueço o nome, mas é maravilhoso… e por aí vai!

5 de Outubro de 2007 às 9h20
  Bob Esponja

Filme nacional é uma bosta.

5 de Outubro de 2007 às 11h02
  JC

o problema que o povão, BOBE, todo critíco mamão…não tá acostumando com um filme como esse.
Os EUA não fazem filmes direto sobre policia corrupta? Com mafiosos?
Porque no Brasil não pode?
E se o filme for só ficção com pitadas de realidade?
Bando de mamãos, é apenas um filme.
Excelente filme aliás.

A melhor cena é a porrada que ele dá no cara no meio da passeata contra a violência.

Aquilo é sensacional.

5 de Outubro de 2007 às 12h32
  Alexandre

Cidade de Deus é melhor. Mas esse também é bom.

5 de Outubro de 2007 às 15h32
  gauchão

O duelo do século :

Cap.Nascimento vs Chuck Norris vs Jack Bauer vs Zidane vs Lindomar

Daria um belo filme

***Lindomar(aquele que deu uma voadora na babá que espancou uma criança)

5 de Outubro de 2007 às 15h55
  Uelbasman

Cinema a 10 royal? Aonde?

5 de Outubro de 2007 às 20h04
  Lian

Huehaueae, review totalmente contraditório esse… Borbs começou falando num tom q ia parecer q ia pagar um sapo e terminou pagando pau do filme… ehauea vai entender…

O q importa é q o filme é do karalho, fodam-se as comparações, fodam-se as críticas e tudo mais…

O q importa é q eu fikei um pouquinho mais violento depois q o vi… ehuaehuaehue

VOCÊ É MOLEQUE!!! MOLEQUE!!!!

5 de Outubro de 2007 às 20h17
  rodrigo.O

-Aeh capitão, da pra mata dois coelhos com uma cajadada só.
-É 100% 06?
-Caveira meu capitão.
-Então senta o dedo nessa porra!

5 de Outubro de 2007 às 20h34
  Alex Lords

Sou cinéfilo e não costumo errar na hora de escolher um filme para ver, e esse não foi uma excessão, o mais interessante pra mim foi a febre que se tornou esssa pelicula, todas as pessoas que conheço desde minha progenitora até a moça do cafezinho aqui da empresa viram e gostaram do filme, visto que minha progenitora foi ao cinema nos últimos anos pra assitir Titanic, comparações bizarras a parte….escuto as falas do filme por todos os lugares, na minha opinião o sucesso não é derivado somente da violência nem da excelente atuação dos atores e sim uma especie de redenção para nós cariocas, onde finalmente podemos ver os bandidos “pagando” de certa forma ou seja justiça sendo feita, afinal que atire a primeira pedra aquele que nunca quis estrangular e cortar a lá Sweeney Todd um bandido daqueles?
E tenho dito

6 de Outubro de 2007 às 11h46
  Ésquilo

Esse capitão nascimento é o que aparece chorando na frente da mulher?

Machão ele. =)

6 de Outubro de 2007 às 16h21
  Boni

Capitão Nascimento estava só atuando e mostrando pra mulher como as pessoas se comportam quando ouvem o nome dele.
——–
Borbs e qual é o melhor filme nacional já feito? Só de curiosidade.
——–
PS: Cap. Nascimento facts ruleiam

6 de Outubro de 2007 às 16h57
  Marcos

Eu achei o filme sensacional.

Não vi muitos filmes brasileiros mas achei o melhor já feito e não vou aceitar nenhum nerdzinho metido a autoridade em cinemas me falar o contrário…de que “não há argumento…é fato”.

Achei melhor que Cidade de Deus porque esse filme dá um tapa na cara da classe média. Não num geral, claro. Mas nos playboyzinhos que acham que sabem tudo, que podem tudo e são muitas vezes responsaveis, indiretamente, por essa palhaçada que é o tráfico ocasionando diversos outros crimes.

Cidade de Deus é melhor dirigido, e melhor na parte técnica, tanto que foi indicado ao oscar nessas categorias

Mas em relação á discussão, ao tema, achei Tropa de Elite melhor. Não concordo com os que dizem que Cidade de Deus é apenas uma glamourização da pobreza e das favelas mas achei que explorou muito esse lado, como se só as pessoas miseraveis e moradores de favela fossem oprimidos, injustiçados, honestos e os heróis…

Tropa de Elite mostrou, como já disseram aí, as duas faces da moeda de ambos os lados(classe média e favelados)

7 de Outubro de 2007 às 15h57
  Murilo

é..
mas o filme também escondeu lados de algumas moedas, tipo nem tocar no assunto de legalização, não falou de políticos e autoridades pica-grossas que estão por trás do tráfico e que, por isso, não acaba nunca. E não é só playboyzinho que movimenta o tráfico, não. E mais uma, o lance da hipocrisia. Eu duvido que na produção desse filme não tem uma galerinha que curte a cocaína ou pelo menos dá uns tapinhas (mais fracos que o do capitão Nascimento) em um baseado.

7 de Outubro de 2007 às 19h49
  Lu

“São do tipo “atire primeiro, pergunte depois””

Não condeno, nem acho que as pessoas deveriam condenar.
O BOPE só chega na favela quando a merda comeu e, teoricamente, as pessoas “de bem” não deveriam estar na rua. Além do mais, alguém aqui ia ter culhão pra parar…….. olhar…….. e chegar a conclusão se a pessoa a sua frente está armada ou não pra depois atirar?

7 de Outubro de 2007 às 21h12
  Kim

@Murilo

O diretor falou em entrevista que achava que a solução para o problema das Drogas era a regulamentação, mas o filme não tem esse objetivo. Também não fala sobre dar mais oportunidades para as pessoas das favelas. É uma história contada sob a ótica de um policial que segue as leis, e tenta acabar com aquilo do seu jeito, não é pra ser um documentário ou algo imparcial.

E a PM, pegando o arrego na favela? Não msotra que também tem políticos por trás, mas mostra que a PM normal é conivente com isso.

Claro que não é só boyzinho que movimenta o tráfico, pessoas de todas as camadas usam, mas o que dá grana mesmo é quem tem dinheiro pra gastar. Qualquer um que compre drogas ilegais está financiando o tráfico (isso é FATO), mas não é o engraxate que compra loló que é o grande financiador do tráfico.

7 de Outubro de 2007 às 23h19
  Lucas

Em certos pontos, eu concordo com o artigo, em outros, não. A começar que este Thiago disse que “Tropa de Elite” não é o melhor filme já produzido…Sim Thiago, é sim o melhor, ou vai dizer que “Caramuru” foi melhor…”Cidade de Deus” foi melhor…
Filme Brasileiro só é bom quando mostra a realidade, porque no Brasil convivemos uma verdadeira antítese: quem sabe nada, quer falar tudo. Então muito melhor o cinema mostrar a realidade, para que esses “falsos moralistas de merd*” calem a boca e comecem a falar “meio” certo.
E outra, eita filme legal. Nos faz gludar os olhos na tela, ficamos com o c* na mão em certas partes, conhecemos um pouco mais sobre nossas instituições e etc.
Vale a pena ver o filme. Nota 10 -> Tropa de Elite

7 de Outubro de 2007 às 23h23
  Lucas

Só mais uma coisa para os desavisados, o filme mostra:
Corrupção na Polícia
Corrupção Política
Tráfico de Drogas
Uso ilegal de substâncias ilícitas
Violação dos Direitos Humanos
etc.

Por favor, ninguém comente o filme sem antes ter visto e prestado atenção.
Aquele abraaaaaaaaaaaaaaaaço!

7 de Outubro de 2007 às 23h28
  Ceceu Veron

@ Boni

OTIMO seu ultimo comentario sobre o Cap. Nascimento hahahahha … =P

E o filme é massa msm … Vi ontem a versão pirata … =P

8 de Outubro de 2007 às 0h22
  baron0

Bom… vamos lá. Para quem dizia que seria uma crítica isenta de julgamento ideológicos… até que não é tão isenta assim.

Falemos do filme de forma isenta. No geral o filme é bem feito. Tem várias falhas e André Ramiro é o maior deles. Sem expressão, esse ator não se coloca em cena. Suas falas são de uma naturalidade que fariam corar o cigano Igor. Mas o filme não é só André. Tem também Wagner Moura que carrega o filme sozinho nas costas. Não que não haja outros atores bons… há. Mas ele tem uma presença tão marcante nas cenas que dificilmente é possível tirar os olhos dele quando aparece. Seu gestual, sua impostura de voz - é nesse filme que ele realmente mostra o seu valor como ator por completo.

Fora as atuações tem também a fotografia (muito boa)… a vericidade das cenas… a coreografia da violência mostrada de forma perfeita.

Mas deixemos de ver o lado técnico da coisa… agora vamos para o lado de lá da história.

Neste exato momento, tanto o Wagner Moura quanto o seu diretor estão tentando convencer, em algum ponto do Brasil, de que o filme não é facista e nem pró-tortura.

Pois bem, não é isso que aparece na tela do cinema. Vamos lá:

Questão: O filme todo mostra uma PM corrupta e que os “bons” são apenas os oficiais do BOPE. Quem disse isso? Isso é verdade? Toda a PM é corrupta? Toda? E temos certeza que o BOPE não é corrupto? Todo o Bope?

Resposta: Pelo que se sabe o filme foi tirado de entrevistas e depoimentos de 12 oficiais do BOPE e um psicólogo. Nenhum da PM… meio parcial isso… não acham?

Questão: Os jovens da classe média são os culpados pelo tráfico e a violência das favelas?

Resposta: Um país que nunca dividiu suas riquezas com a parcela da sociedade mais carente. 500 anos de governos que apenas fizeram meter a mão no bolso de todos. A maior taxa nominal de juros do planeta e que relegou a educação e a saúde para o último lugar de sua lista de coisas à fazer. Realmente… o culpado de tudo isso é o carinha que deu um “pega” num baseado. Vamos colocá-lo na cadeia junto à assassinos e ladrões para ver se aprende a nunca mais fumar “unzinho”, não é?

Questão: O filme é pró tortura?

Resposta: No filme, o BOPE usa deste método de ação para conseguir as informações que necessita e, em off, o Capitão Nascimento diz que é o único jeito de se conseguir. O filme todo mostra a tortura como um mal necessário. Não há nada que mostre o contrário e a narração de Wagner Moura ressalta isso. É feio?… é… é cruel?… é… mas é necessário. Se o filme não quer passar isso, como diz o próprio ator Wagner Moura, me mostrem uma cena em que isso fica evidente.

Questão: As ONGS não passam de passatempo de playboyzinhos maconheiros e amiguinhos de traficantes.

Resposta: São várias as ONGS que sobem ao morro todos os dias… levando alimentação, cultura, lazer e educação para milhares de crianças carentes… que de outra forma já estariam empinando pipa ou soltando rojões… ou mesmo assaltando pelas avenidas. São exemplos e exemplos mostrados diariamente em canais como a Futura e a TV Cultura que ninguém assiste que mostra como jovens foram tirados da criminalidade por ação dessas ONGs.

Mas… e vcs acham que elas conseguiriam subir ao morro sem pedir permissão aos chefes do tráfico? Alguém é ingênuo que com a cara e a coragem apenas… e a ajuda da policia uma instituição cultural não governamental conseguiria subir na favela?

Bom… a mão já está doendo e a paciencia no final… tenho fé que as pessoas reflitam mais nas questões principais deste país… onde a favela e a violência urbana é apenas o resultado de algo muito maior e que vem muito antes… o descaso dos nossos governantes com o “povo”.

Nós não somos apenas estatística… nós somos pessoas de carne e osso e merecemos ter o mínimo para uma vida digna… sem discursos ideológicos de esquerda ou direita fajuta (ambos)… mas sim com ações que nos elevem ao patamar de cidadãos.

8 de Outubro de 2007 às 2h56
  Borbs

@Lucas
Pelo que ouvi, O CHEIRO DO RALO é um dos mais legais. ESTÔMAGO, por exemplo, é BEM mais legal que Tropa, no sentido “cinema + diversão”.

Não tem como comparar, é VERDADE, mas eu achei mais legal um do que o outro… Filme brasileiro, graças a Shiloh, não se resume à Globo Filmes. =]

8 de Outubro de 2007 às 7h42
  Gean G. silva

Se é pra ser comentado como filme,tem um roteiro muito bem resolvido!Se é pra ser comparado com o que se percebe como realidade,basta ver as páginas policiais diárias e comparar o tanto (e os tipos)de armas que são apreendidas com traficantes para sabermos que aquilo só pode ser real!

8 de Outubro de 2007 às 9h26
  Sergio Tanaka

Bom review…
Assisti ao filme ontem no cinema (não assisti o pirata, mas assistiria se meus amigos me emprestassem).
Queria dizer que é um filme muito bom, fez eu e minha namorada refletir sobre o que foi mostrada no filme (somos do interior paulista… não costumo assistir a programas policiais… enfim, não estamos acostumados com toda a violência mostrada).
Algumas conclusões:
- BOPE, PM corrupta… traficantes… tudo surge devido às necessidades. Todos são envolvidos em um grande ciclo, e tentam fazer melhor a sua parte. Enfim, acha q vale a pena tentar achar um único culpado nessa história?
- a violência, a incorruptibilidade do BOPE também surge de uma necessidade… numa operação na favela onde os traficantes com fuzis de guerra, você reagiria com pistolas? você iria querer ao seu lado um cara que joga para os 2 lados?
- existe sim uma apologia a violência no filme, mas… com um ex-integrante do BOPE como co-roteireirista, é até difícil de imaginar um filme pacifista…
- juntando-se ao fato citado acima, o filme é contado de um ponto de vista de um capitão de um grupo de policiais de elite treinado para guerra. Os fatos citados no filme (playboy viciado é a causa do tráfego, ong só tem playboy viciado, tortura como método necessário) são baseados na visão desse capitão. Agora, falar que o diretor quer legitimar essas coisas, pelo amor de Deus… se eu contar a história de um matador serial, vou estar querendo legitimar as ações dele?
enfim, o filme me deu uma tapa na cara, para eu ficar mais por dentro da realidade e não ficar no meu mundinho protegido, tentar criar alguma solução para esse tipo de situação que é uma realidade…

8 de Outubro de 2007 às 11h21
  Gean G. silva

Boas Falas Sergio Tanaka!

8 de Outubro de 2007 às 11h42
  Leandro

Tropa, se não é o melhor ao menos é um dos 2 melhores filmes nacionais! Com a grande produção de porcarias como Xuxas, Didis, e histórinhas engraçadinhas de imaginario popular, Tropa é um saco plástico (hehehe) na cabeça de muitos alienados que fingem quie o circulo vicioso crime/droga não é com eles!

8 de Outubro de 2007 às 11h56
  Kim

@baron0

Esqueceu que o filme não é um documentário, e não tem compromissos quanto a mostrar SÓ a realidade.

8 de Outubro de 2007 às 14h30
  Tourô!

Muito bom filme, mas não tudo isso que falam =D

As vezes eu acabo acreditando

8 de Outubro de 2007 às 16h10
  Boni

@Leandro

O antigo filme dos trapalhões [quando tinham os 4] eram supimpas :] só aquela bosta com a Xixa é que é lixo.

8 de Outubro de 2007 às 18h54
  Leviatan

Pra mim o melhor é Marcelo Zona Sul com Stepan Nercessian!

8 de Outubro de 2007 às 21h16
  Rodrigo

Apesar de não gostar de comentar aqui, creio que vale a ressalva, uma vez que o filme apresenta uma nova relação com o cinema, em minha opinião é sim o melhor filme brasileiro já feito, porque conseguiu ser algo até então inédito, um filme que mostra os problemas, sem que os problemas sejam o foco, que mostra brasileiros normais em situações extraordinárias de superação (isto é cinema) e que com um enredo intrigante amarra todo o filme dando um contexto forte e universal. Recomendo o filme em todos os sentido, bom de assistir e bom de se pensar.

9 de Outubro de 2007 às 15h22
  Ésquilo

Enfim, quem curtiu que assista “The Shield”, na AXN. Mostra tudo isso e muito mais, só que com roteiro e diálogos melhores.

9 de Outubro de 2007 às 18h40
  Sergioocam

eu acho q vai d cada um ¬¬

10 de Outubro de 2007 às 18h53
  Daniela

Na boa? O BOPE aqui em Brasília passou por sindicância, andou meio quietinho, tudo porque há uns anos uns Bons Oficiais espancaram um cabeludo num reveillon. Isso foi manchete em todo o país e o GDF tratou de baixar a bola deles. Agora, com esse filme que não é lá tudo isso, os caras chegam onde for armados até os dentes, sempre em operação de guerra, nem que seja pra parar numa conveniência de posto e comprar chiclete. Um saco, isso. Que a PM é corrupta todo mundo sabe. Mas a salvação, por Shiloh, não é o BOPE não. Acho que não vi o filme que todo mundo viu.

11 de Outubro de 2007 às 0h53
  xtian xultz

Usando um termo cinematográfico mais técnico, eu classifico que o filme Tropa de elite é legal prá caralho.

13 de Outubro de 2007 às 11h26
  Lili

Ver pessoas como as que postaram acima idolatrando as atitudes do Capitão Nascimento é simplesmente deprimente. Aliás, deprimente não. Sintomático! Não sei se os senhore perceberam, mas o Capitão está muito, mas muito longe de ser um herói.

Ele é manipulador, truculento e não dá um pingo de valor à vida. Não estou falando que o filme é ruim por isso, muito pelo contrário. É uma obra que foje ao maniqueísmo com que o brasileiro se acostumou. O filme é ótimo, ruim é o espectador que não o entende…

@ Borbs

Qual é o melhor filme nacional para você? Não vi todos, obviamente… Mas Tropa de Elite está fácil no Top 5, não só pela história, mas pela qualidade técnica e inventividade. Central do Brasil, que é um filme muito inferior tem um status do cacete, por que TDE não merece ter o mesmo?

13 de Outubro de 2007 às 23h18
  Momo

Tropa de Elite caiu na graça do povo porque mostra o que nós, meros cidadãos que sofremos com a violência, temos vontade de fazer com os traficantes.
Além disso, o filme mostra o que todo mundo quer esconder; quem mantém o tráfico, e por conseqüência a grande violência financiada por essa atividade, são os usuários. A culpa é de quem usa e ponto final, chega de culpar o Estado pela situação.
O Estado é a representação do povo, se a massa democrática, que assiste tranqüilamente a balbúrdia que virou o país, não faz nada, não irá mudar nada.
___

A melhor parte do filme, longe do segundo, é quando o Capitão Nascimento desabafa: “Quem financia essa merda é você seu maconheiro, você matou esse cara!”.
___

@Lili

Já ouviu falar em Anti-herói?
E outra, esse papo de tortura e direitos humanos é coisa para fracos.
Você acha certo uma pessoa que sabe de informações valiosas, na grande maioria sobre coisas ilegais, se recusar a falar? Sendo que tal atitude irá desencadear impunidade ao bandido?
Aguardo resposta.

16 de Outubro de 2007 às 17h29
  Mr Joker

“As certas coisas que martelam na cabeça por um certo tempo” seriam o fato do filme jogar boa parte da culpa da violência no pessoal que compra maconha e outras drogas, Borbs?

17 de Outubro de 2007 às 10h23
  Michel

Estão dizendo não ser o melhor filme… mas é o filme com maior número de pessoas considerando de bom a excelente que eu já vi!

Deve ter, mas ninguém que eu falei ou li opinião falou que é ruim e isso eu não vi de nenhum outro filme.

Não vou colocar as posições mas os TOP 3 de filmes nacionais que eu já vi é: Cidade de Deus, O Cheiro do Ralo e Tropa de Elite… sem sombra de dúvidas.

18 de Outubro de 2007 às 10h31
  gauchão

top 3:TROPA DE ELITE,CIDADE DE DEUS e CARANDIRU

18 de Outubro de 2007 às 12h47
  Vitor

Gostei da crítica. Mas não acho que o debate do discurso seja de pouca importância… e, embora tenha dito que não iria tocar no assunto, o review foi basicamente isso.

Pra mim, muito pelo contrário, o filme enriquece o debate. É inegável a posição quase facista do filme quanto à criação de estados de excessão - “pode-se entrar na favela e tocar o terror, mas só lá!”

Enfim, não quero me alongar. Dizer que por conta do roteiro ter sido escrito por alguém do BOPE torna o filme com uma visão de violência contra violência é um grande engano. Só muita incompetência não conseguira separar a visão do protagonista à visão do diretor.

E com isso não digo que o filme é ruim. É o filme do ano, sem dúvida alguma. Perfeito. Só não dá pra aceitar o discurso como um discurso válido para a sociedade. O discurso do filme é a catarse da classe média. Genialidade de produção é a base…

25 de Outubro de 2007 às 13h42
Deixe o seu comentário!
Mas, por favor, que seja útil! =D

ANTES DE POSTAR, LEIA COM ATENÇÃO!
Comentários que contenham palavrões gratuitos ou desnecessários, ofensas, textos totalmente em caixa-alta, miguxês e/ou comentários que não tenham relação com o assunto tratado no post (off-topic) podem ser deletados sem nenhum aviso e o autor proibido de postar outros comentários. Bom-senso e educação às vezes fazem bem.

Lembre-se: este não é um espaço democrático, com liberdade total de expressão. É apenas um espaço para que se discuta sobre o assunto tratado no post -- não sobre o site em geral, quem, onde, quando, por que escreveu e etcetera. Quer falar alguma outra coisa, tem alguma dúvida? Leia o nosso FAQ ou mande um e-mail e não atrapalhe a galera! =]

Os campos com * são obrigatórios, mas seu e-mail não será mostrado, pode ficar tranqüilo.

Se quiser um avatar, click aqui!

Nome
*

E-Mail
*

Site, blog, whatever

Comentário

Games Judão BLOGS! Televisão Tchananã Livros & HQs FAQ Música Cinema PoOOoOooODCAST!

E-Mail Publicidade Quem somos

uv