Quarta-feira, 24 de Outubro de 2007 | Atualizado em 01.11.07 às 14h01

Jogos Mortais IV


Os jogos apenas começaram…

Guto Guimarães
JUDAO.com.br

Depois da epopéia de amor e ódio que passei pra assistir ao maravilhoso, estupendo e tralalá Jogos Mortais IV (Saw IV, EUA 2007), esperei alguns dias pra poder sentar e descrever, com calma, tudo o que aconteceu dentro daquela sala de projeção da Sony Pictures.

saw4_critica.jpgAssim que comecei a digitar, percebi que minha empolgação continuava a mesma, senão maior. Tanto que acabei descrevendo praticamente o filme inteiro, num texto que se tornou um resumão — que você pode ler aqui. Ou seja: você terá duas opções de leitura: uma completamente feita de SPOILERS e uma livre dos mesmos, apenas sobre o filme. Essa aqui, você pode ler tranquilo. A outra, só se quiser saber o que acontece e descobrir o porque do tio Guto dizer que só ele entendeu tudo o que aconteceu.

Na história, sabemos que Jigsaw (Tobin Bell) e sua aprendiz Amanda (Shawnee Smith) estão mortos. Agora, por conta do assassinato da Detetive Kerry (Dina Meyer), os agentes do FBI Strahm (Scott Patterson) e Perez (Athena Karkanis) chegam a uma aterrorizada comunidade para ajudar o veterano detetive Hoffman (Costas Mandylor) a juntar os pedaços do que pode ser o último jogo do todo-poderoso assassino.

Porém, quando o comandante da SWAT Rigg (Lyriq Bent) é abduzido para um novo quebra-cabeças, o último oficial não-tocado pelo Jigsaw tem menos de noventa minutos para escapar de uma série de armadilhas dementes e salvar um velho amigo… Ou enfrentar conseqüências mortais.

Mais uma vez, amiguinhos, somos apresentados a uma produção de terror que transcende os limites da “compreensão básica” dos seres humanos. Digo isso porque, como vocês já estão cansados de saber, uma análise rasa dos fatos não cobre nem um oitavo do que é que se passa com as “vítimas” do “vilão” Jigsaw.

Vítima, aliás, é um conceito que eu não gostaria de utilizar por aqui, principalmente porque entendo perfeitamente quais são as reais intenções do Jigsaw. Vocês se lembram do já eterno “See what I see”? Pois é. Durante todo o filme, a epopéia de Rigg envolve a intenção de Jigsaw de fazer com que o policial ENTENDA o porquê dele fazer o que faz. Ele não é, nem NUNCA foi, um assassino.

Vilão? Bom… eu não o vejo assim. Se você vir o que ele vê, sentir o que ele sente e julgar como ele o faz, também fará o mesmo. Jigsaw está além dos conceitos de herói ou vilão.

Sem nenhuma dúvida, Jigsaw é o melhor personagem da história dos filmes de terror. Não depende de poderes, ressurreições milagrosas ou qualquer outro artifício banal para sobrepujar a própria morte e continuar o seu trabalho.

Judão RECOMENDA! esse filme como o melhor de terror do ano. Vá pro cinema assim que puder, assista e volte pro computador, pra ler o resumão e entender o que quer que você não tenha captado enquanto estava lá.

Se você acha que acabou, você está errado. Os jogos apenas começaram.

Comentários
Já são 81 sobre esse post -- até agora

  Cobretti

to loko pah veh esse filme

24 de Outubro de 2007 às 22h15
  Seixas

Guto, vou dar uma chance pra essa franquia (QUE SEMPRE ACHEI MARROMENO) só porque voce

24 de Outubro de 2007 às 22h52
  Seixas

Guto, vou dar uma chance pra essa franquia (QUE SEMPRE ACHEI MARROMENO) só porque voce (que realmente saca de filmes de terror) enche o saco falando dela! Vou comprar os três (tão baratinhos nas Americanas) e depois vou ver o quatro, só pra ver se essa sua afirmação sobre o Jig procede ou se é exagero de fã doido!!!

Só pra constá: o maior vilão de filmes de terror é a véia zumbi do caralho de Fome Animal!!!!!! Seguida de perto do Coopersmith(Clint Howard,irmão do Ron) de Mensageiro de Satanás!!

Nunca assistiram???

Vão pesquisar,cambada de noobie!!!!!

24 de Outubro de 2007 às 22h57
  Bruno

Prefiro ver o filme do Pelé!!!

24 de Outubro de 2007 às 23h23
  {Yusuke}

acho que eu ja falei mais vou falar denovo, só quero ver esse filme pela musica nova do X-Japan depois de 10 anos 10 longuissimos anos.

24 de Outubro de 2007 às 23h24
  General Lee

@ Seixas

aheueeu esse filme é comédia demais, mais doido é a hora q o Zumbi atravessa o corpo da muieh com o braço

25 de Outubro de 2007 às 5h52
  buh!

Nossa, deu vontade até de ligar o torrent e baixar aqui mesmo essa budega

25 de Outubro de 2007 às 7h58
  Carla Carniel

É amanhã!!! \o/

E Jigsaw é sim, sem a mínima dúvida, o mais fodão personagem de filme de terror!

25 de Outubro de 2007 às 8h23
  Druida

@{Yusuke}
Eu também! =D
Mas sou fã da franquia, então a música do X JAPAN é só um tempero a mais.

25 de Outubro de 2007 às 9h10
  Mell

Estou tentada a ler o resumo com spoilers, só pra não ter que esperar até amanhã… há um bom tempo um filme não me deixava tão ansiosa!

25 de Outubro de 2007 às 11h36
  ZiuL

eh hoje , jah tenho money pra ver e comprar um quilo de carne moida…Mr. JUDÃO FOREVER!!!!YEEHAH!!!!

25 de Outubro de 2007 às 12h10
  matheus

Saw I é foda. Foda mesmo.
o II é só mortes sem história e armadilhas malucas… mas divertido.
o III se leva muuuuito a sério, o que deveria de ter fazido no II.
o IV veremos… xD

25 de Outubro de 2007 às 12h33
  Avoloch

bom o jigsaw é mau sim, e um vilão também …
ele só tem um problema, mente pra si mesmo, com ilusões de heroismo e talz
ainda bem que existem pessoas que nos salvam deles - Dean e Sam hehehe

25 de Outubro de 2007 às 12h37
  cazz

epopéia eh a palavra do momento….e fazido a tosquice… Oo

25 de Outubro de 2007 às 13h03
  Guto

Epopéia. =D

25 de Outubro de 2007 às 13h28
  Paulinha

Acho TENEBROSO esse filmes de terror do estilo do Jogos Mortais!
Porque a parada é mais real, né?!
É um cara, pelo menos pelo que entrou nos meus neurônios loiros, que vê que as pessoas não dão valor a vida e resolvem dar uma lição nelas!Pode parecer lôko, mas a gente pode ver um maluco assim na esquina, ‘magina?!
Eu só vi o 3 e muito mal e porcamente porque passei a maior parte do filme com uma almofada no rosto, mas uma parada que até hoje me atormenta os pesadelos é a cena da muiézinha lá morrendo congelada!

[ *medinho* ]

25 de Outubro de 2007 às 17h24
  Rodrigo

Não vejo a hora!

*ansiedade*

25 de Outubro de 2007 às 20h45
  Rafael

eu acho jogos mortais do caraio, pra min já a melhor franquia no quesito terror, apesar de eu não considerar jogos mortais terror e sim supense.
Tio guto eu só te pesso uma coisa, existe alguma cena, em que caso eu leve uma cocota para o cinema ela vai ficar com medinho ??? por que a mina já falou que se o filme for muito punk, ela num vai assistir td e vai sair na metade do filme, e eu não quero isso *_*

25 de Outubro de 2007 às 21h13
  Guto

@Rafael

Leva ela pra ver outro filme, então. Esse você deixa pra ver sozinho ou com alguém que não fique de viadagem. =D

25 de Outubro de 2007 às 22h16
  Rafael

Valeu pela dica, irei fazer isso ^_^

26 de Outubro de 2007 às 0h07
  Marcelo Caverna

O cara eh um assassino e pronto
art. 121 Código Penal Brasileiro, qualificado pelos incisos I, II, III e IV, além do art. 122, do mesmo código (caso da amanda no Saw III, onde o cara induz o assassinato da maluca), com aumento de pena dos I e II.
Se esse cara naum eh vilão ele eh o q no seu conceito o caiçara? Um Deus benevolente?
Opinião furada todos podem dar!

26 de Outubro de 2007 às 7h52
  Marcelo Caverna

E soh pq eh um filme, e se passa nos EUA, naum devemos achar q essas mostruosidades estão tão longe de nós, eh soh ler os jornais de manhã e encontrar os jigsaw da vida…
E como sei q vamu me mandar a merda, um bom dia pra vcs, hehe
Não Parece tah, mas I Love Judão!!!!

26 de Outubro de 2007 às 7h54
  Guto

@Marcelo Caverna

Assista ao filme, “ô caiçara”. Depois a gente conversa.

26 de Outubro de 2007 às 9h38
  Druida

@Guto
Ficou até o final do filme? Ouviu a música de encerramento? Se sim, o que achou? =DD

to super ancioso pra poder ouvir ela inteira no filme. A volta do X JAPAN é um dos momentos pelos quais mais espero a anos! =DDD

26 de Outubro de 2007 às 11h05
  Marcelo Caverna

hahaha
Assistirei Guto, aliás
Naum so manézinhu, mas so alemão de Blumenau tah?!!!
Hahahaha
[]´s

26 de Outubro de 2007 às 12h53
  Fábio

Só que tem uma coisa Guto, qualquer filme, ou qualquer história que você se colocar como o assassino, você vai entendwer seus motivos e aceitá-los, ngm sai matando por nada, esse negócio de se colocar como assassino é furada.
Você tem q analisar a partir do ponto de vista seu, se você realmente acha que aquelas pessoas devem morrer.
Se você se colocar como Jigsaw, 99,99% da população mundial seria exterminada.
O Ser-Humano leva uma “vida besta”.

26 de Outubro de 2007 às 16h15
  Pedro Gonzaga

Caralho, acabei de chegar do cinema… Que filme FODA! É do Dr. Carvalho viu. Se você ainda não viu, levante esse traseiro fétido da cadeira e vá pro cinema ver (você ‘pode’ baixar também, mas não terá a mesma emoção).

Nota Oitô!

26 de Outubro de 2007 às 16h59
  Suordi

Excelente filme :D Recomendo aos bravos que forem capazes de ver toda a violência. A história é difícil, porém é muito boa, e o filme é um banquete aos olhos dos amantes da violência.

26 de Outubro de 2007 às 20h11
  Monique Correia

Gostaria que vc ajudassse a esclarecer a seguinte questão de tempo: como o detetive Stharm chega no momento em que Jeff acaba de matar Jigsaw. sendo que o corpo de Jigsaw ainda encontrava-se na casa? Poderia explicar melhor está questão do tempo?

26 de Outubro de 2007 às 21h49
  Monique Correia

De acordo a minha pergunta anterior, como o corpo de Jigsaw foi parar na autopsia, se aparentemente o detetive Stharm encontra-o no final do filme ainda na casa? Pois é a partir da fita encontrada na autopsia que o filme é desencadeado.

26 de Outubro de 2007 às 22h04
  General Lee

FODA DEMAIS!!!

Que venha o V!!!

26 de Outubro de 2007 às 22h47
  Marcos

Não é vilão nem assassino?

Tem gente que se deixa influenciar muito pelas idéias e frases do filme pqp.

27 de Outubro de 2007 às 0h10
  ZiuL

puts, aki naminha cidade (cascavel-PR) inveis de extreiar saw4 extreiou tropa de elite nesse dia 26, e no dia 19 q estriou resident evil inves do dia 5, puts povo atrasado gora soh vo ver saw 4 no minimo dia 2.

uma pergunta..

naum sei o criterio q o judao usa pra fazer especiais mas se foi o melhor terror do ano pq naum teve especial?eu remenbo q ano passado saw 3 teve especial.YEEHAH!!!!!
judao fodaum.

27 de Outubro de 2007 às 8h41
  Guto

@Marcos

Não é mesmo. ASSISTA ao filme.

@ZiuL

Exatamente por isso. No ano passado, o Especial SAW já cobriu praticamente tudo que poderia ser coberto. Este ano, a crítica + “explicação” fizeram o mesmo com o filme novo… =D

27 de Outubro de 2007 às 10h19
  Guto

@Fabio

É completamente diferente, trutá. Ele NUNCA matou ninguém. Os jogadores é que decidem se vão morrer ou não.

@Monique Correa

Pense assim: se a cena da autópsia ocorre “no presente”, todo o resto do filme acontece “no passado”. SacooOou? =]

27 de Outubro de 2007 às 10h23
  Mell

Valeu a pena esperar. É muito foda!

E feliz foi a censura que classificou o filme como dezoito anos. Foi super prazeroso poder assistir sem ter um bilhão de adolescentes pentelhando e gritando à cada cena.

27 de Outubro de 2007 às 12h29
  Monique Correia

Concluíndo a fita encontrada na barriga de Jigsaw não é o detonador do filme.

27 de Outubro de 2007 às 13h16
  Guto

Olhando de maneira seca, pode ser considerado o “detonador” do V… por assim dizer. ^_^

27 de Outubro de 2007 às 13h56
  Marcos

“Os jogadores é que decidem se vão morrer ou não”

Por que? Eles foram por livre arbítrio? se eles quiserem sair é só pedir pra sair que eles saem?

Não é bem assim.

O fato dele se achar melhor que os outros, por ele achar que respeita a vida e os outros não(o simples fato dele brincar com a vida dos outros já quebra o próprio argumento dele) mostram o quanto de falso herói ele ACHA que é.

E os argumentos propostos por ele no filme soam tão hipocritas quanto suas atitudes.

Eu só quero entender pq tu achas que ele não é vilão nem assassino…só porque o filme diz isso?

27 de Outubro de 2007 às 17h12
  rodrigo

ah porra ! tudo para vcs é : “esse o melhor da franquia”. Me diga uma coisa , como o IV pode ser melhor que o I que foi o que lançou a ideia original ?

27 de Outubro de 2007 às 17h29
  General Lee

o Jigsaw não tem nada de vilão, ele é um herói que passa horas bolando armadilhas com o intuito de conscientizar as pessoas da beleza que é viver!

Quando eu crescer quero ser igual a ele o/

27 de Outubro de 2007 às 18h54
  O Crítico

Vamos montar uma armadilha pro Guto gente, já que ele gosta tanto do Jigsaw faremos uma armadilha bem mortal em que ele se lembrará a todo momento do seu DIVO. No final ninguém terá o matado ele próprio que se matou. Legal, né?

Esse filme É O PIOR DA SÉRIE, não vale a pena gastar dinheiro, esperem pelo DVD.

Bem, que eu deveria ter ido ao Cine Sex, 15 filmes por R$ 1,00 e em cabines individuais. =D

27 de Outubro de 2007 às 21h20
  Mallandrinha

Por que nota 8? Fala sério foi um dos poucos filmes este ano, que fez a gente ter que pensar para entendê-lo este ano.

27 de Outubro de 2007 às 21h32
  jao

concordo com o fato do jigsaw fazer aquelas coisas e etc… mas uma coisa eu discordo, e esse argumento acaba dominando todos os outros:
jigsaw NAO tem odireio de escolher o destino das pessoas, nem como elas devem ou deveriam viver suas vidas. como ele mesmo diz no filme, “jogue com as cartas que lhe sao dadas”

assim, livre arbitrio. qm eh vc pra julgar o q eh melhor pra mim?

28 de Outubro de 2007 às 0h26
  mxrrx

o filme, diferente dos outros 3 é CHATO e tenho minhas dúvidas se a teoria do Guto esta certa.

28 de Outubro de 2007 às 3h34
  Guto

@Marcos

Não. Porque eu concordo com o que ele faz. Simples assim.

Você parece ser um ótimo candidato para trabalhar com o pessoal dos Direitos Humanos… aqueles que salvam estupradores de crianças da cadeira elétrica. Já pensou em se candidatar?

@rodrigo

Porque complementa toda a franquia e ainda nos mostra que TUDO, desde o começo, vem sendo arquitetado pelo Jigsaw.

28 de Outubro de 2007 às 10h30
  Marcos

Nada a ve Guto. Para de ser criança.

Quem ta dando uma de protetor dos Direitos Humanos aqui é você ao proteger um assassino, ao defender que as mortes acontecem por culpa exclusivamente das pessoas, que elas que “escolhem” morrer por não “respeitar a vida”, como se o cara fosse um Deus justiceiro sem nenhum pecado ou defeito e que por isso se acha no direito de brincar com a vida das pessoas só porque ele sofre com uma merda de câncer e quer descontar nas pessoas que tem saúde mas que não se podem dar ao luxo de reclamar de vez em quando.

Já sei, só pq ele não é um “estrupador de criançinhas” e porque você “concorda com o que ele faz”(belissimo argumento por sinal) ele não é assassino nem vilão?

Acredite, na cabeça do Jigsaw, todo mundo, até você, entrariam no joguinho dele.

28 de Outubro de 2007 às 14h54
  tintiN

olha os cara aí discutindo essa besteirada…

o filme é muito bommmm! encarem como um filme e deixem de ser putinhas que ficam aí discutindo se o jigsaw tá certo ou não…
a verdade é que tudo tem 2 lados: por um lado, ele não é assassino, pois tem motivos e quem se mata são as pessoas e não ele que as mata. mas por outro lado, indiretamente ele é um assassino, pois assim como um amigo acima argumentou, as pessoas não escolhem se podem ou não sair das armadilhas…

mas vão ao cinema assistir que certamente é genial o jeito como a história se liga com os outros filmes e nos mostra um plano muito maior que o dos outros filmes!!
abraços!

28 de Outubro de 2007 às 16h26
  Guto

@Marcos

É… você diz que assistiu ao filme, mas não parece.

Você diz que os jogadores são “pessoas que tem saúde e reclamam de vez em quando”. Tá.

Você esquece de analisar todos os crimes que todos os jogadores cometeram antes de entrar nos jogos. Pra você, desde o começo dessa conversa, são todos coitadinhos. Ninguém fez nada de mais, certo?

Reveja todos os filmes, analise todas as suas proclamadas “vítimas” e veja se eles realmente não merecem participar dos jogos.

TODOS que lá estavam fizeram algo de MUITO ruim. Reclamar da vida é uma coisa. Prostituir crianças, matá-las… é outra completamente diferente. Se você não consegue diferenciar uma da outra, bom… o problema é seu.

Você transformou o Jigsaw num “Jason Vorhees” porque acha que TODO MUNDO, independente da vida que leva, é um possível futuro jogador. Então, você é conivente com TODAS as atitudes de TODOS os que já jogaram?

Eu não sou. Portanto, continuo concordando com Jigsaw, seus métodos e sua forma de ver o mundo. Tudo que de mal aconteceu na vida do cara só serviu pra que ele “acordasse”, não serve como pretexto pra que ele faça o que faz.

Repito: assista a todos os filmes de novo, porque parece que você deixou MUITA coisa pra trás. Ou continue tentando me convencer do contrário, com argumentos melhores do que “pára de ser criança”. =D

28 de Outubro de 2007 às 17h53
  Denise

Galera, fiquei muito na dúvida…se esse último filme se passa juntamente com o três, e a detetive KERRY, ela não estava viva no terceiro???????????????

28 de Outubro de 2007 às 20h11
  O Crítico

HAHAHA, ACHO QUE VOCÊS QUE IDOLATRAM O JIGSAW REALMENTE NÃO PRESTARAM ATENÇÃO NOS FILMES OU VOCÊS NÃO SE LEMBRAM DA FILHA DO JEFF QUE FOI COLOCA NUM DOS JOGOS MACABROS DO JIGSAW?
PUTZ QUAL FOI O CRIME DA MENINA?
POR CAUSA TER TIDO PROBLEMAS EM ESQUECER DA MORTE DO OUTRO FILHO ELA QUE TERÁ QUE PAGAR O PATO E MORRER?

E A MULHER E FILHA DO DR. GORDON NO 1º FILME QUE TERIAM QUE SER MORTAS CASO ELE NÃO CUMPRICE O JOGO.

É… REALMENTE SE ELE NÃO É UM ASSASSINO ENTÃO O QUE ELE É?

ACHO QUE CERTOS COMENTÁRIOS AQUI CHEGAM A SER DOENTIOS.

SAW 1, 2 E 3 SÃO ÓTIMOS, MAS O 4 DECEPCIONOU.

28 de Outubro de 2007 às 21h32
  Guto

@O Crítico

Não escreva em caixa alta, está nas regras dos comentários.

As crianças/adolescentes envolvidos nos jogos servem apenas para “motivação” dos verdadeiros jogadores. Como você pôde ver, nenhum deles morreu.

Agora… “cumprice” foi triste.

29 de Outubro de 2007 às 0h18
  O Crítico

@Guto

É Guto você acabou se focando em um pequeno erro de digitação e isso só provou sua falta de argumentos para discutir o assunto. Se você assistiu ao 1º filme teria visto que por pouco a filha e mulher do Dr. Gordon não morreram, se não fosse o ex-policial chegar provavelmente elas teriam morrido sim.
O que é triste é você que parece ser tão inteligente ser conivente com as atitudes de um assassino, mas é o que a mídia acaba fazendo com os jovens de hoje em dia alienando a mentes fracas de certas pessoas.

Aposto que se o JIGSAW comer bosta no filme você come também, hahahaha! =D

29 de Outubro de 2007 às 0h52
  Guto

@O Crítico

É… tá difícil.

Elas morreram? Não. TUDO está arquitetado por Jigsaw. É isso que eu venho tentando dizer desde o começo, mas cada um aqui só vê o que quer…

Você tá baseando a sua teoria toda num “talvez”, num “provavelmente”. Quer discutir o assunto comigo, mas me ofende pessoalmente em todos os seus comentários. Quem é que não tem argumentos aqui? Mente fraca?

A próxima ofensa gratuita te bota no Limbo, só pra constar. Quer discutir, beleza. Mas atenha-se ao FILME.

29 de Outubro de 2007 às 9h22
  Foguinho

o crítico

não precisa o jigsaw manda o guto come bosta ele já come por conta propria é o prato preferido dele.

no mais, não sei pq tanta polemica, o filme eh bom sim. vcs tao parecendo akelas menininhas discutindo o q é melhor rbd ou high school music.

29 de Outubro de 2007 às 14h32
  General Lee

@ O Crítico

Você que é um doente, fica enxendo o saco e polemizando pq o Guto é fã de um Personagem fictício em um filme fictício.

Vc deveria fazer discursos é para uns babacas que ficam apoiando o Bin Laden e os ataques terroristas como os de 11/09 em que morreram milhares de inocentes, incluindo estrangeiros, pq um bando de fanático acha que ta enfrentando o demônio e vai ganhar uma porrada de Virgens no paraíso…

29 de Outubro de 2007 às 16h17
  O Crítico

@General Lee

Tá defendendo o Guto por que? Ele não sabe se defender sozinho não, é? Estou apenas expondo a minha opinião e se ela te incomoda, é uma pena, pois continuarei da mesma forma. Agora me diga o que te a ver seu comentário com o que estamos discutindo? O que tem a ver? Aff viajou rapaz, vá procurar o que fazer vá desocupado…

@Guto

Agora veio com ameaças é? Limbo? Aff realmente você não sabe debater um assunto sem demonstrar “a força”. Vai fazer o que? Me bater por não concordar com você? Se liga rapaz tá na hora de crescer, sindrome de Peter Pan não cola mais. Em momento algum eu havia me referido a você em meus comentários anteriores, mas se a carapuça serviu o que posso fazer? Me referi a você sobre comer bosta da mesma forma que você “corrigiu” um pequeno erro ortográfico que vim a cometer. Agora me diz quem começou? Aqui é bateu levou, não deixo barato mesmo. Como você diz mesmo disse aqui só se ver o que quer, você não está vendo além. Como o Jigsaw poderia saber que o ex-policial salvaria a filha e a mulher do Dr. Gordon. Jigsaw é um assassino e que eu saiba até agora ninguém falou que ele tem poderes paranormais não pra saber tudo o que VAI acontecer, mas pelo que tô vendo como anda a série em breve vão inventar isso também.
Como já disse anteriormente gosto de SAW, mas este ai tá muito fraco e cheio de buracos no enredo.

29 de Outubro de 2007 às 18h21
  Guto

@O Crítico

Eu não te ofendi pessoalmente em nenhum momento, ao contrário de você. Não preciso ofender nem ameaçar para comprovar meu ponto de vista.

Eu já poderia ter limbado você dos comentários e deletado todos eles, mas não o fiz por achar que a discussão é válida. Só não o é quando parte para o plano pessoal. Falemos sobre o FILME:

Jigsaw sabia de tudo isso porque calculou exatamente todos os riscos relacionados à seus jogos, como sempre o fez.

Como já falei em meu texto, não é necessário ser paranormal quando se tem a capacidade de planejamento que Jigsaw possui.

29 de Outubro de 2007 às 20h07
  General Lee

@ O Crítico

Não vi ele pedindo ajuda de ninguém, só me intrometi pq eu axo legal amolar problemáticos que misturam realidade com ficção

Minha comparação foi só para sua mente perturbada entender que tem gente melhor pra criticar, já que aparentemente é um Hobby seu, entendeu ou tá difícil ?

Desocupado eu estou no momento, mas vc não pode falar muito não pq quem fica alimentando uma discussão besta que nem essa é inútil com força

29 de Outubro de 2007 às 21h49
  Alê

Eu não gostei muito desse não..
É o pior dos 4 :(

30 de Outubro de 2007 às 9h52
  O Crítico

@General Lee

Quem demonstrou ser perturbado aqui foi você que como mesmo disse gosta de “amolar” a paciência alheia. Acho que tá na hora de largar a punhetinha de lado, virar homem e arrumar logo uma mulher. Acho que talvez essa sua diarréia mental pode lhe acabar causando mais traumas pra essa vidinha monótona e nerd que você leva…

@Guto

Como Jigsaw poderia saber que o ex-policial doidão iria na casa do Dr. Gordon e acabaria salvando sua mulher e filha?
Pelo que eu saiba não foi dito nada disso no filme não.
Uma coisa é o que aconteceu, mas poderia ter acontecido de outra forma, ou seja, você tem que pensar em todas as possibilidades e Jigsaw pensou que Dr. Gordon poderia ganhar o jogo e assim as garotas seriam soltas, mas caso ele perdesse na certa elas morreriam. A salvação delas foi que alguém, no caso o ex-policial, interviu no jogo.

30 de Outubro de 2007 às 16h03
  Guto

Jigsaw SEMPRE calculou TODOS os riscos de seus jogos. Sempre colocou todas as peças nos lugares certos, na hora certa.

É o que os filmes transmitem, é o que eu acredito.

30 de Outubro de 2007 às 16h19
  O Crítico

Tá certo que é um filme e que o que aconteceu não pode ser mudado, mas da mesma forma que aquilo aconteceu poderia ter sido diferente e ele é SIM um assassino. Não sei porque você insiste em dizer que não é, na própria sinopse do filme diz isso.

JOGOS MORTAIS
“Jigsaw é um assassino que possui uma marca registrada: ele deixa em suas vítimas uma cicatriz em forma de quebra-cabeças…”

JOGOS MORTAIS 2
“Jigsaw, o assassino dos enigmas, tranca um grupo de vítimas em um local fechado, de forma que elas sejam obrigadas a matar uns dos outros para sobreviver…”

JOGOS MORTAIS 3
“O assassino Jigsaw (Tobin Bell), que tem agora a ajuda de sua assistente Amanda (Shawnee Smith), consegue escapar da polícia e mais uma vez desapareceu…”

JOGOS MORTAIS 4
“A origem da maldade de Jigsaw é revelada, expondo as verdadeiras intenções do mestre dos marionetes e o plano macabro para suas vítimas do passado, do presente e do futuro…”

30 de Outubro de 2007 às 18h16
  Guto

Tá. Você REALMENTE quer dizer que a sua teoria está certa porque a sinopse do filme diz o mesmo?

É a mesma coisa que concordar com “Uma loucura do barulho” e afins pra designar filmes que não tem nada disso no título.

Eu insisto em dizer que ele não é um assassino porque ele nunca matou ninguém. Simples assim.

30 de Outubro de 2007 às 20h43
  General Lee

@ O Crítico

Amolar caras chatos como você não faz de mim um perturbado, talvez eu seria se ficasse enxendo qualquer um a toa

Quanto a punhetinha é vc que deve ser viciado nisso pq eu definitivamente não sei o q punheta tem a ver com isso tudo. O resto eu nem discuto pq vc nem me conhece pra dar palpite de como é minha vida portanto se F***

E depois desse seu último comentário eu tirei qualquer duvida q vc era um idiota, Usar sinopse de filme pra justificar o q vc falou ??? SINOPSE ?! coitado…

30 de Outubro de 2007 às 23h04
  Fred

gente, o cara é um psicopata. fato. O hannibal é um psicopata mais legal que ele. fato. =P
o que eu vim dizer é simples: esse cara tava condenado em qualquer tribunal de qualquer país, levando-se em conta conceitos de direito penal de hoje, de mil anos atrás, e provavalmente de mil anos à frente. Se ele é assassino, maluco ou o salvador reencarnado, whatever, ele comete sim atrocidades contra pessoas. E ele não teria permissão para fazer isso em nenhum sistema de governo e estado que já passou a humanidade…ele não é rei, não é sábio, não é juiz, não é deus, não é porra nenhuma, o cara é o loser do caralho, desses bem traumatizados na infância. A minha teoria é simples (e ninguém aqui apresentou algo além de teorias…): é um desses casos que o cara quer cometer atrocidades mas inventa desculpa pra enganar a si mesmo e achar que está enganando mais alguém…

31 de Outubro de 2007 às 9h53
  O Crítico

@Guto

A sinopse do filme foi apenas mais um dos argumentos onde prova que Jigsaw é um assassino, fora os outros fatos que citei ai em cima. Tá mais do que na cara algo que somente vocês não querem ver, Jigsaw É um assassino e isso não vai mudar só porque vocês querem.

@General Lee

Acho que o Senhor deveria voltar pras aulinhas de interpretação de texto, como disse acima as sinopses dos filmes são apenas pra mostrar que os próprios produtores do filme afirmam, Jigsaw é assassino, e não apenas pra prova algo que esta na cara.

Tá ai mais uma prova que você é perturbado, perde as estribeiras e solta logo um palavrão, hahahahaha!
É um descontrolado e desqualificado mesmo. Olha meu velho por que você não vai escrever uns textos pra Desciclopédia, heim? Lá você pode escrever besteiras à vontade sem ninguém te zuar, pode até ser terapêutico e você aliviar essa sua tensão sexual, que esta te deixando tão “estressadinho”.

31 de Outubro de 2007 às 18h12
  O Professor

Esse Guto é muito suspeito para criticar filme. Cada filme bosta que já vi ele dando nota alta, já até me faz broxar antes mesmo de comecar ( o cedilha não está configurado no meu teclado ) a lêr as análises dele.

31 de Outubro de 2007 às 18h27
  O Professor

Ah, e levando a sério a teoria do Guto do Jigsaw não ser um Assasino, acho que vale a pena comprar umas Minas do exército Cubano e trazer para o Brasil, ai vou plantar elas pela rua e esperar alguem passar por cima e depois ve-las explodir. Vai ser massa, afinal elas que se mataram já que pisaram em cima da mina, não forcei ninguem a nada.

31 de Outubro de 2007 às 18h31
  Kanga

Eu IA parar de comentar sobre esse filme, mas depois de ver a defesa tao nervosa do guto , fiquei muito interessado como uma pessoa fala num site que milhares de pessoas acessam todo dia, que um psicopata tem direito de matar. Guto, eu nao tenho nada a ver com sua vida e vc nao paga conta nenhuma minha, portanto nao me deve nada e nem eu a vc. Dados os termos eu volto a perguntar: Com que direito um cara(engenheiro, velho sabio, precog shit ou whatever vc queira chama-lo) pode, depois de tentar suicidio, recusar a ajuda da mulher que teve um FILHO DELE por sete meses antes da tragédia e que inclusive chegou a ameaca-la, tem de colocar pessoas em situações que muito provavelmente seriam feridas e/ou mortas? Sério mesmo cara, eu até consigo sentir um pouco de afeto pelo cara quando ele fala que um estuprador tem q morrer e que um cara que atropela uma crianca e vaza deve ser punido severamente, mas se vc for seguir esse caminho de banalizacao da vida e da morte aonde vc quer chegar? Todo mundo é a favor da pena de morte até que sejam acusados injustamente como ja aconteceu nos EUA, q condenados eram absolvidos em cima da hora. Pode parecer que to viajando muito mas esse é o ponto da discussão desde o início: Ele tem direito? Como ele pode ter certeza de que os “calculos” dele dariam certo? Lembre-se que ele falhou por mais de uma vez ao deixar a pupila Amanda matar a esmo sem deixar escapatória para os “vilões”. Da pra confiar num velho desses? Ele gosta de apontar dedos acusadores pra pessoas que “nao valorizam a vida” e ele mesmo não a valoriza botando essas pessoas em condicoes de morte “quase” certa. Volte pro primeiro filme e comece a contar quantas pessoas conseguiram escapar das tramóias dele. Ele escolhia a dedo um grupo de incompetentes? Depois de responder essa pergunta me diga: Pra que TORTURAR essas pessoas sabendo q elas nao vao conseguir escapar? Que tipo de modelo é esse que VOCE acha legal Guto? Esse filme só me mostra mais um caso de um psicopata que por meio de um escapismo sujo e barato, busca acabar com sua impotencia perante os desafios que a vida DELE impoe. Sinceramente, esse vilao so pode ser visto com olhares de pena ja que nem ele nem ninguem pode, em pleno juizo ameacar a vida de outras pessoas, uma vez q ELE nao é mais que NINGUEM ali.

31 de Outubro de 2007 às 23h45
  General Lee

@ O Critíco

Sinopse não prova nada, o kra q escreveu põe o q ele acha, a unica coisa q vc fez foi mostrar que o cara concorda com vc, UM cara! E mesmo que a maioria concorde não prova nada.

Vc fica desviando o assunto com punheta e mandando aliviar tensão sexual sendo que vc é o doente. Vc mesmo no comentário acima disse

”Bem, que eu deveria ter ido ao Cine Sex, 15 filmes por R$ 1,00 e em cabines individuais.”

e ainda por cima diz que EU sou o punheteiro, vc que eh e ainda por cima deve ter frustrações sexuais pra recorrer a isso

1 de Novembro de 2007 às 6h31
  Guto

@Kanga

Se o jogador não consegue escapar da armadilha, bem… o problema é dele. Os erros da Amanda foram DELA e não do Jigsaw. Portanto, pra mim, ele continua “intacto”.

Quanto ao que lhe dá direito de fazer ou deixar de fazer tudo o que ele faz, bem… é mais simples do que parece. Olhe o mundo a sua volta e veja quanta coisa errada tanta gente faz. Você procura justiça pelos meios convencionais, não encontra. Pede ajuda, não consegue. E aí, sobra pra quem o pato?

Continuarei repetindo quantas vezes for necessário: a justiça que Jigsaw faz, mesmo não tendo sentido na sociedade atual, passada ou qualquer coisa, PRA MIM, é verdadeira. Gostaria de verdade que houvesse um Jigsaw aqui no Brasil, de verdade.

Vai saber como as coisas funcionariam…

1 de Novembro de 2007 às 10h41
  Fernando Santos

Duas dúvidas:
Jigsaw “puniu” Amanda, porque as vítimas não podiam sair de suas armadilhas. Pq Hoffman não foi punido também? Já que le ajudou Amanda?
Em Jogos I, o cara da banheira jamais sairia da armadilha pois a chave escorreu pelo ralo, não faz sentido então ele ter “punido” Amanda.
Ainda em JM I: Como Jigsaw dava choque nos caras se em uma mão ele tinha um gravador e na outra um revólver?
Sem contar que ele realmente estava inconsciente…

1 de Novembro de 2007 às 13h25
  JigSaw

Fenando Santos:

A unica opção que Adam, o cara do Saw 1 tinha e era serrar o pé. A mesma opção que Gordon, o médico. JigSaw ficou sem o gravador na mão porque Adam, pegou, esqueceu, depois a luz foi apagada. Derrrrrrr. Amanda não dava chace para suas vitimas. Elas jogovam o jogo dela, mas quando elas ganhavam, mesmo assim perdiam. Este foi o caso da Kery. Hoffman é otra vitima; coitado. É uma questão de tempo pra isso ser revelado

1 de Novembro de 2007 às 14h00
  O Crítico

@General Lee

Como disse anteriormente acho que você tá precisando voltar pras aulinhas de interpretação de texto, pois no comentário do “Cine Sexy” quis usar o sarcasmo para dar a entender que o filme era tão ruim que não deveria ter gasto meu dinheiro indo ao cinema assisti-lo e que até os filmes do Cine Sexy, que no caso são 15 por R$ 1,00, seriam mais bem bolados do que Jogos Mortais 4.

Entendeu ou quer que eu desenhe?

Aliás o Sr. sabe o que significa sarcasmo?

Hum… caso saiba não é o que demonstra através de seus comentários fétidos.

Se antes tinha até certas dúvidas da sua sanidade mental, agora tenho certeza que você não é normal. Digo e repito você deveria escrever as suas baboseiras na Desciclopedia, pois pelo menos lá não seria tão zuado.

Se os vários argumentos expostos aqui não provam que Jigsaw é um assassino então me diga o que prova que ele não é?

1 de Novembro de 2007 às 16h30
  Kanga

Se o jogador não consegue escapar da armadilha, bem… o problema é dele.

Então não é um jogo, é uma execução. A hiprocrisia começa aí.

Os erros da Amanda foram DELA e não do Jigsaw. Portanto, pra mim, ele continua “intacto”.

Se um pai larga na mão do filho uma arma carregada e engatilhada, e ele mata o irmãozinho dele, o pai tb está “intacto”? Ele deixou que ela fizesse aquilo para as pessoas, provendo os meios, então se rolou cagada, ele tb é responsável.

Quanto ao que lhe dá direito de fazer ou deixar de fazer tudo o que ele faz, bem… é mais simples do que parece. Olhe o mundo a sua volta e veja quanta coisa errada tanta gente faz. Você procura justiça pelos meios convencionais, não encontra. Pede ajuda, não consegue. E aí, sobra pra quem o pato?

Ok…vc combate injustiça com mais injustiça e covardia? O mundo tá uma merda sim, mas isso não te dá o direito de pirar e sair matando(já deixando claro que se as armadilhas nao tem saída, é homicídio) quem você não gosta. Se você discorda, imagine se algum dia um cara te pega fazendo algo que ele considere errado (não vem dizer q vc nunca fez/faz nada errado) e resolve TE punir. Vai se sentir honrado em conhecer um psicopata?

Continuarei repetindo quantas vezes for necessário: a justiça que Jigsaw faz, mesmo não tendo sentido na sociedade atual, passada ou qualquer coisa, PRA MIM, é verdadeira. Gostaria de verdade que houvesse um Jigsaw aqui no Brasil, de verdade.

Repetir não torna verdade, se fosse já teria realizado todos meus sonhos. Bem meu caro, eu mostrei de várias maneiras como seu vilão preferido é psicótico e covarde, agora vai da sua cabeça reconhecer que na verdade os métodos dele não são cabíveis em lugar nenhum do mundo. Na boa mano, eu nao tenho nada contra vc, só acho meio sinistro apoiar um cara desses. O Brasil tá cheio de merda (e olha q eu moro no meio da merda a uma caminhada das torres gemeas brancas lol). Um dia desses pensei em algo muito pior do que a dor física que poderíamos causar aos nossos queridos corruptos. Imagine confiscar a cidadania deles e negar todos os direitos concedidos, além disso, pagar um funcionário do governo para acompanhar o condenado pelas ruas do país, verificando que ele nao receba esmola nem comida. Tudo que ele fosse tirar seria tirado do lixo e avaliado (se for dinheiro é confiscado pelo fiscal :D) Imagine que maravilha, ver pessoas como o Renan catando lixo do lado do seu prédio e saber q ele nao tem direito a hospital, seguranca(lol), condicoes minimas de vida, etc. O povo seria o grande fiscal dessa linda punicao pois se o funcionário do governo pensasse em se corromper seria denunciado no ato. Evitamos a lotação de presídios, inventamos uma punição severa e eficaz e futuros corruptos pensariam muito mais antes de cometerem suas safadezas. Punir é uma arte e não cabe nas mãos de qualquer açougueiro, pois ferir a mente dói muito mais.

2 de Novembro de 2007 às 14h34
  Guto

@Kanga

“Então não é um jogo, é uma execução. A hiprocrisia começa aí.

Seria se não houvesse um meio de sair de lá. Como ele EXISTE, não é uma execução.

Se um pai larga na mão do filho uma arma carregada e engatilhada, e ele mata o irmãozinho dele, o pai tb está “intacto”? Ele deixou que ela fizesse aquilo para as pessoas, provendo os meios, então se rolou cagada, ele tb é responsável.

Largar na mão é uma coisa. Ter o objeto em casa, num local de difícil acesso, mas que foi encontrado e esse tipo de coisa acontecer é outra história completamente diferente. Você analisa só a situação, mas não vê o caso como um todo: O QUE levou o pai a ter uma arma em casa? Por que alguém teria algo assim tão próximo a duas crianças?

Ok…vc combate injustiça com mais injustiça e covardia? O mundo tá uma merda sim, mas isso não te dá o direito de pirar e sair matando(já deixando claro que se as armadilhas nao tem saída, é homicídio) quem você não gosta. Se você discorda, imagine se algum dia um cara te pega fazendo algo que ele considere errado (não vem dizer q vc nunca fez/faz nada errado) e resolve TE punir. Vai se sentir honrado em conhecer um psicopata?

Mais uma vez, você diz que Jigsaw coloca em seus jogos “aqueles de quem ele não gosta” e IGNORA completamente TUDO o que eles fizeram para estar lá. “Ele considere errado”; quer dizer que você não o faz? Você é conivente com as ações das supostas “vítimas”? EU não sou e nada do que você fale vai ME fazer mudar de opinião.

“Todo o resto do texto”

Todos têm direito a uma opinião, Kanga. Você fez um discursinho bem bonitinho acerca de uma punição que considera mais severa, mas que EU achei ridícula. Você fala em “confiscar a cidadania”. A maioria da população sequer a teve, algum dia… mas tudo bem, essa é a SUA opinião.

Você se preocupa comigo, ao dizer que acha “sinistro” eu concordar com as atitudes de Jigsaw, mas… usa frases como “linda punição” e “punir é uma arte”. Dependendo de quem ouvir essas palavras vindas de você, podem te considerar tão “psicótico” quanto aquele que você chama de vilão. EU não o farei.

Não há UM corrupto nos seus presídios lotados. Portanto, EU continuo acreditando em tudo que disse acima. Faça o que você acredita ser o certo com um dos “seus jogadores” e alguém achará um meio de escapar. Se eles o fazem com o atual sistema de “justiça”, também o fariam com o seu.

No caso dos jogos de Jigsaw, tenho certeza de que, pelo menos, algo ficaria BEM claro para os outros: não há escapatória FÁCIL.

3 de Novembro de 2007 às 10h04
  Kanga

nao me lembro quem falava isso no site mas…PÀCÁBÁ! Você deixou claro que voce é meio doente :D, mas nao precisa se ofender nem fazer cara de emo. Você claramente nao tem um senso de justiça e vive num mundo de fantasia (acho q vc deve ter lido muita revistinha tipo Justiceiro) e acha que se uma pessoa comete crimes contra a sociedade, cabe a psicopatas e fãs tipo você decidir a punição. Me faz rir a idéia de pessoas como vc com o mínimo de poder nas maos governando com uma mentalidade tao distorcida quanto de outros ditadores sanguinários.

Maaas, vou continuar minha tese pra provar q realmente é doente:

“Seria se não houvesse um meio de sair de lá. Como ele EXISTE, não é uma execução. ”

No segundo filme fica claro que não havia solucao para as armadilhas, portanto é homicídio.

“Largar na mão é uma coisa. Ter o objeto em casa, num local de difícil acesso, mas que foi encontrado e esse tipo de coisa acontecer é outra história completamente diferente. Você analisa só a situação, mas não vê o caso como um todo: O QUE levou o pai a ter uma arma em casa? Por que alguém teria algo assim tão próximo a duas crianças?”

“Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?” Vamos deixar de ser tao redudantes? Não interessa avaliar se o pai tinha motivos pra ter uma arma em casa, o que importa é que ele foi NEGLIGENTE E IRRESPONSAVEL ao deixar chegar nas maos erradas, sendo portanto CULPADO por qualquer resultado. Vai pregar essa sua linha de argumentacao pra um juri ou mesmo pra sua trupe aí do site pra ver se ninguem vai rir da sua cara.

Mais uma vez, você diz que Jigsaw coloca em seus jogos “aqueles de quem ele não gosta” e IGNORA completamente TUDO o que eles fizeram para estar lá. “Ele considere errado”; quer dizer que você não o faz? Você é conivente com as ações das supostas “vítimas”? EU não sou e nada do que você fale vai ME fazer mudar de opinião.

Ser irredutível deve ser uma característica e tanto pra alguem que escreve colunas heim?
Eu nao ignoro os crimes dos caras, mas se voce acredita que a lei do talião deve ser usada ao pé da letra, sugiro q mude de país, tipo algum fundamentalista/extremista.
Porque no resto do mundo a justiça, por mais podre que pareça (e eu acho nojenta) é a unica ferramenta que impede que pessoas com sua cabeça se sintam no direito de sair punindo(viu miguxo, nao falei matar. Nao xola :D) criminosos com esses métodos sádicos.

“Todo o resto do texto”

Nao esperei que vc entedesse a analogia. Pode cuspir seu veneninho barato q isso nao me afeta.

Voce vive num mundo que não existe, talvez devesse parar de ver tantos filmes e perceber que a vida real nao é isso que voce pensa, felizmente. :D

5 de Novembro de 2007 às 14h10
  Guto

Você diz que eu não tenho senso de justiça só porque não concordo com você? O meu senso é diferente do seu, ué. É tão difícil assim pra você entender isso?

Todas as armadilhas do segundo filme TINHAM saídas SIM. Recomendo assisti-lo novamente.

Se pra você não interessa analisar o motivo de alguém achar que precisa ter uma arma em casa, não sou eu quem está vivendo em um mundinho de fantasia… teu argumento só comprova que você só analisa a CONCLUSÃO do fato, não tudo que o fez chegar até ali.

Mais uma vez, eu vou repetir aqui: eu não precisei ofender pessoalmente a nenhum dos leitores que aqui comentaram. Infelizmente, quando alguns de vocês viram que eu não concordo com as SUAS opiniões, fizeram o contrário.

Se a gente aqui dependesse dos comentários de vocês pra continuar nosso trabalho, podem ter certeza de que o Judão não seria o que é. Quem sabe se ainda estaríamos no ar…?

Se você acha que eu não entendi o que você disse, tudo bem. Afinal, é costume nosso superestimar nossos leitores… porque achar que vocês mesmos não começariam a fazê-lo? Nada mais normal. =D

O espaço continua e sempre continuará aberto para quem quiser colocar as suas opiniões por aqui. Isso, claro, se o mesmo estiver disposto a ouvir opiniões contrárias e seguir as regras. Senão, que vá fazer alguma coisa pra melhorar o mundo ao seu redor… eu estou fazendo a minha parte.

5 de Novembro de 2007 às 15h50
  Kanga

Vamos ver como vc se sai um dia que a vida ou alguem te botar em uma armadilha menos mortal, então veremos se vc vai gostar tanto desse método.

Nuff said.

T+

5 de Novembro de 2007 às 16h02
  Guto

Se algum dia eu fizer algo que me faça merecer participar de um jogo, o farei com prazer… e gostaria sinceramente que todos pensassem da mesma maneira.

7 de Novembro de 2007 às 21h50
Deixe o seu comentário!
Mas, por favor, que seja útil! =D

ANTES DE POSTAR, LEIA COM ATENÇÃO!
Comentários que contenham palavrões gratuitos ou desnecessários, ofensas, textos totalmente em caixa-alta, miguxês e/ou comentários que não tenham relação com o assunto tratado no post (off-topic) podem ser deletados sem nenhum aviso e o autor proibido de postar outros comentários. Bom-senso e educação às vezes fazem bem.

Lembre-se: este não é um espaço democrático, com liberdade total de expressão. É apenas um espaço para que se discuta sobre o assunto tratado no post -- não sobre o site em geral, quem, onde, quando, por que escreveu e etcetera. Quer falar alguma outra coisa, tem alguma dúvida? Leia o nosso FAQ ou mande um e-mail e não atrapalhe a galera! =]

Os campos com * são obrigatórios, mas seu e-mail não será mostrado, pode ficar tranqüilo.

Se quiser um avatar, click aqui!

Nome
*

E-Mail
*

Site, blog, whatever

Comentário

Televisão FAQ Tchananã Livros & HQs Cinema Música PoOOoOooODCAST! Games Judão BLOGS!

E-Mail Publicidade Quem somos

uv