Quinta-feira, 10 de Maio de 2007 | Atualizado em 01.01.08 às 19h46

Homem-Aranha 3


Frustrante!

Renan Martins Frade

É melhor falar logo no começo. Homem-Aranha 3 é fraco, com uma edição ruim e péssima direção. Podem atirar os tomates agora.

Já xingaram? Vamos aos fatos. Homem-Aranha 3 tem o intuito de ser o último filme da primeira trilogia do Amigão da Vizinhança, fechando alguns conflitos e deixando outros abertos para futuros filmes. O longa metragem também seria responsável por introduzir o vilão Venom, campeão de vendas nos quadrinhos nos anos 90. Mas, o que se vê, é uma junção de cenas sem ligação e um enredo interessante pouco explorado

Não entendeu? Veja o filme e analise. Ou, se já viu, recapitule. Há inúmeras partes mal explicadas, como a chegada do simbionte a Terra. O roteiro não dá a entender o porque do meteoro com o alienígena caiu perto de Peter Parker (Tobey Maguire), nem porque foi atrás dele até em casa. Também faltam pontos de conexão entre as cenas, que mudam drasticamente sem qualquer transição e deixam o espectador perdido por algum tempo.

O espectador também fica sem entender o motivo do surgimento de Venom. A união de Eddie Brock com o simbionte alienígena fica mal explicada, parecendo mais uma união fortemente improvável de elementos. E, para completar, um erro que é fatal: o vilão fala no singular. Muitos vão julgar que tanto faz Venom falar “eu” ou “nós”, mas o fato dele falar sempre na primeira pessoa do plural faz parte da psique do personagem e é explicada pelo fato do vilão ser, na verdade, a junção de dois seres. É como se o personagem fosse retratado apenas pela metade no filme.

Outro ponto polêmico é o fato do roteiro ter retocado mais uma vez a origem do Homem-Aranha. Depois de dois filmes é muito complicado recontar elementos da origem do personagem sem parecer forçado. Era melhor dar uma outra motivação para o embate entre o Escalador de Paredes e o Homem-Areia e deixar a morte do Tio Ben pra lá…

Já a direção, bom… Sam Raimi parecia mais estar dirigindo uma continuação de Uma Noite Alucinante do que um filme do Homem-Aranha, já que dá a impressão de estarmos vendo um filme de terror trash. Pode parecer forte afirmar isto, principalmente por todo o dinheiro investido no longa, transformando-o no mais caro da história do cinema. É claro que os efeitos especiais são ótimos, principalmente na cena do surgimento do Homem-Areia.

É claro também que nem tudo é ruim. A atuação de J .K. Simmons como J. Jonah Jameson é mais uma vez ótima e nos dá as melhores cenas cômicas de todo o filme. Topher Grace também da vida a Eddie Brock de uma forma extremamente convincente e nos faz até esquecer do fato do personagem não ser um maníaco por musculação, o que realmente acaba não fazendo falta no longa metragem.

Já Gwen Stacy (Bryce Dallas Howard) é muito pouco aproveitada e chega a sumir em boa parte do filme. A personagem só possui mais importância na fase do uniforme negro de Peter Parker, que é bem forçada. Poderia ter passado o filme inteiro sem aparecer que não faria falta, infelizmente.

Mas é melhor parar por aqui… Apesar de todos os defeitos, Homem-Aranha 3 está atraindo milhões de pessoas ao cinema e batendo todos os recordes. O público tem gostado, já que é um filme dinâmico, com um personagem carismático, com ótimos efeitos especiais e pertencente a uma série de filmes de sucesso. Só fica aquele gostinho de poderia ser melhor, muito melhor.

É realmente uma pena.

Comentários
Já são 102 sobre esse post -- até agora

  WidowMaker

Infelizmente depois que assisti o Spider…

Me Decepcionei..!!! E o pq v falou ai…..!

10 de Maio de 2007 às 17h37
  WAYNE

Realmente é uma pena que se desperdiçe um personagem tão enigmático como o Venon….até parece que ele entrou apenas pra encher linguiça…sinceramente…poderia ter sido melhor aproveitado…mas no geral….nota 7,0 pro filme como um todo…

Batman the dark knigth será melhor…pode escrever isso aí amigo Ren4n e Borbs….

10 de Maio de 2007 às 17h51
  vagner

Ainda bem que alguém condorda comigo! Eu já estava pensando que minha expectativa tinha ultrapassado todos os limites! O terceiro filme é confuso por tentar contar várias histórias ao mesmo tempo. Sem um foco acho que o diretor acabou se perdendo e não privilegiou nenhuma delas. É uma pena… espero que no futuro ele não cometa o mesmo erro e enterre o Spiderman de vez! Que venha o quarto e que seja muuuuito rulez!

10 de Maio de 2007 às 17h55
  Rodrigo P. Ghedin

Essa comparação com “Uma Noite Alucinante” foi a primeira coisa que me veio à cabeça quando saí do cinema :P.

O filme é tão merda que deu até pra sentir o desânimo do Ren4n ao escrever essa crítica…

[]’s!

10 de Maio de 2007 às 17h57
  {Yusuke}

a pior coisa foi mesmo o Venon parecia que ninguem conhecia o personagematé porque o simbionte soh se junta ao Eddie por se sentir rejeitado pelo Parker depois de dar tudo pra ele (poder, mulher e um emprego) o filme em si é até bonzinho mais erra muito em partes importantes e Gwen Stacy como a outra foi foda…

10 de Maio de 2007 às 18h00
  AG

Isso sem citar as EXTENSAS ceninhas melodramáticas e de “eu te perdôo”, “você é meu melhor amigo”, “eu te amo”, e etc e etc e tal, e o Peter Parker pagando de carinha nervosinho…ridículo. Curti EXTREMAMENTE o 1 e o 2, e achei simplesmente HORRÍVEL esse 3.

10 de Maio de 2007 às 18h18
  Serafah

Finalmente alguem da “crítica” que critica o filme.

Temos que fazer um enorme protesto. Não podemos deixar os produtores do spider sairem impunes desta maneira.

ELES ESTRAGARAM A TRIOLOGIA!!!!!!

10 de Maio de 2007 às 18h20
  Fábio

É, eu também fiquei a ver navios, esperava muito mais de filme, foi legal, mas nada mais q isso…
Não me empolguei tanto com o filme, assim como em 300, quando vibrava a cada cena…
Realmente ficou como uma historia mal contada e empurrada…

10 de Maio de 2007 às 18h57
  Birimbeto

Gostei do filme, mas assino embaixo da crítica do Ren4n. 300 ainda é o filme do ano, e não sei se ainda vai aparecer algum pra fazer frente daqui pro fim do ano (talvez Piratas 3…).

10 de Maio de 2007 às 19h17
  Ren4n

Olha o pessoal concordando comigo, fiquei surpreso.
Ah, desculpem pela demora, já que eu vi o filme na sexta. Tive alguns problemas esta semana e acabei demorando para escrever.

10 de Maio de 2007 às 19h24
  Prometeu

Resumidamente.
Avi comprou Raimi pra fazer essa porcaria e o diretor limpou a bunda com o roteiro.
Deve estar rindo a toa numa hora dessas.
Ainda estou esperando pra ver Homem Aranha 3.
Esse que passou foi HEMO Aranha.

10 de Maio de 2007 às 19h25
  Rafael Rautha

Não posso concordar mais. Olme me decepicionou muito, principalmente se comparado aos anteriores, a história dos três filmes é a mesma, tudo começa bem, surge o vilão, este ataca o herói aranha primeiro no coração e depois parte para o físico, e na qual, como sempre, tem que ter Mary Jane em perigo, e no final o vilão morre e acaba tudo na maior armonia. Está na hora de mudar essa melodramartugia que se repete em TODOS ou QUASE TODOS os filmes de super-heróis.Não gostei de Homem-Aranha 3 e pronto.

10 de Maio de 2007 às 19h27
  gustavo

Concordo com vc Renan. O filme é muito confuso. Pessoas como eu, que não lêem os quadrinhos não entenderam porra nenhuma =/ [[Cuidado spoils]]
Eu acabei achando as cenas forçadas demais… sei lá… o cara ta fugindo da policia e bem na hora ta rolando um teste nuclear… ou o peter ta passeando lah bem na hora cai o meteoro com o simbiote e vai atras dele o_O muito estranho ou as cenas iniciais, tudo lah de boa e de repente aparece o harry jah duende sei la oq sem mais nem menos o_O
faltou ritmo no filme. As cenas são jogadas na sua cara muito rápido… faltou digamos, algo pra explicar entre uma cena e outra…
Fora algumas cenas completamente desnecessárias (peter parker pós simbione Emuxo ¬¬)
etc etc

10 de Maio de 2007 às 19h41
  Bataja

AInda nãoi fui ver o filme…
mas pelo que entendi, fizeram com o Venon o mesmo que foi feito do Bane em Batman 4 lá???
O maior vilão (sim, o Coringa não fez pro Batman nem 1-% do que o Bane conseguiu - apesar de todo o “carisma e doidera” do Coringa) transformado em cocô, só pra encher história…
E eu que achava que no desenho da década de 90 já tinham zuado a origem do Venon…

10 de Maio de 2007 às 19h50
  Tefo

eu adorei o filme
mas
esperava mais ;]

10 de Maio de 2007 às 20h23
  Victor Mattos

Eu AMEI o filme , mas a Gwen merecia mais!

10 de Maio de 2007 às 20h26
  John

Concordo plenamente com o Tefo. Também adorei mas esperava mais ( assim como esperava maior participação do Venom )

10 de Maio de 2007 às 20h54
  reck

falou tudo, mano…

Vo começar dar mas respeitos às coisas que o REN4N escreve

Concordo com tuuuudo o que vc falow!!!! escreve muito bem!

10 de Maio de 2007 às 21h00
  Bart 182

Fala Ren4n!

Eu gostei do filme.

Concordo com a sua critica e com a do Borbs…

eu saí realmente empolgado dos cinemas… realmente… Eu tb acho, que como todos os outros filmes, esse tb tem falhas, mas na minha concepção não chegam a comprometer… já para algumas pessoas, chegou. Deste terceiro filme, a única certeza é que, ele é o unico que deixou a crítica dividida. E mesmo assim, esta caminhando para ser a maior renda da historia dos cinemas.

Eu achei tb, assim como vc, a maneira como o simbionte cai na terra e simplesmente segue peter, meio jogado. Eu tb num curti muito o fato do eddie namorar a gwen, e tb num entendi lhufas pq a gwen tava no funeral do harry com o pai dela no final… mas, esses detalhes pra mim, ainda tem chance de ter mais profundidade adiante, pois pra mim, não chega a comprometer… Na minha opinião, o HA 3 é o melhor da série, mas ainda, o melhor roteiro vai para o HA 1, que foi o pioneiro, e ninguem sabia o que esperar…
Gostei muito da sua critica, que abrangiu detalhes do ponto de vista, e de fã, e não detalhes futeis, como o cabelo, o design do uniforme negro, ou até o fato dos detritos dos predios simplesmente cairem na rua e não machucar ninguem… afinal, isso acontece nos 3 filmes. Vi por aí tb criticas ao Tobey Maguire, que na minha opinião injustas, ja que, ele se mostrou extremamente confortavel com o papel, e tem a melhor atuação dos 3 filmes.
Eu não me senti perdido ou desnorteado com a junção das cenas em momento algum, pois senti a conexão entre as cenas, e dava para sentir que iria levar a algum lugar. Outra coisa que vi alguns fãs-recentes do gibi do Amigão da Vizinhança reclamando é justamente o fato do Peter não ser tão nerd nos gibis… mas não veem que no inicio da sua “carreira” ele era um babaca, fato que foi muito bem retratado nas 3 historias. Tb gostei do Ator Topher Grace, que deu vida ao personagem, e dou graças a Deus por não terem escolhido um cara bombadão.. perderia o sentido, sei lá.

Ah… uma pergunta… é impressão minha, ou no primeiro filme da seria do HA, no momento em que o Peter chega pela primeira vez no Clarim pedindo emprego, o J.J.Jameson diz algo como “é, precisamos de um novo fotografo, já que acabei de demitir brock” … alguem mais reparou nesse detalhe?
bom…
abraço..

aahh… agora, com relação aos comentários de Dark Knight… tomara que seja um bom filme, mas com Heath Ledger no papel de Coringa, já broxa… ele maquiado tá parecendo mais um malabarista do circo de Soleil do que um palhaço assassino. Preferiria o Adrien Brody, ou o Sean Penn..

10 de Maio de 2007 às 21h22
  Sombrero

realmente eh uma pena oq fizerem com esse filme
mto bom o review, tbm achei uma bosta o filme
porra Arad, tremendo fila da puta, eu adoro o Venom, mas se fosse pra botar ele desse jeito no filme, era melhor nem ter botado, e o pior, jah matou o venom no final
ou seja, nos proximos ele nem aparece, no maximo, o Carnage. Mas pra mim o pior do filme são as cenas do peter emo
PORRA
são mto ridiculas, constrangedoras e totalmente desnecessarias
fizeram mal uso da Gwen tbm, e principalmente, desde quando o povo de Nova York ama o homem aranha?
uma pena =/

10 de Maio de 2007 às 21h34
  Peroxido

Eu gostei do filme, mas é interessante compararmos os pontos de vista, já que apesar da opinião diferente, assistimos o mesmo filme. Quanto à edição de cenas sem ligação, podemos relembrar de diversos filmes que trazem um tema como ponto de conexão entre as histórias, e não necessariamente a narrativa. Traffic, 4 Rooms e Sin City são alguns. A idéia de contar histórias diferentes dentro de um mesmo tema já existe e é uma boa possibilidade para a introdução de muitos personagens novos. Pensando que temos um tempo de mais ou menos duas horas e meia para contar a história, a presença de 4 focos parece razoável, caso o enredo permita (Harry, MJ, Sandman, Venom).
Quando você comenta sobre o fim de uma trilogia, e pontos em aberto para uma próxima “série” de filmes, vemos vários pontos no filme se fechando, e alguns sendo criados. Alguns inclusive que você mesmo comentou, como: o que é o simbionte, de onde veio, porque se interessou pelo Peter Parker (talvez isso sirva como foco para um próximo filme).
Eu leio muito pouco de histórias em quadrinhos, então não sei se o que você comentou sobre o Venom falar na primeira pessoa do plural acontecia nas HQs, mas acho que pode haver uma explicação razoável para que ele continue falando no singular. Algo como apesar da influência do Simbionte, o Brock Jr. falaria por ele mesmo, por isso o singular. Quanto a retocar a origem do homem-aranha, pelo que li da sua matéria sobre os quadrinhos, foi mais ou menos assim que aconteceu por lá. E achei interessante ele ter que lidar com os sentimentos de ter descarregado a sua raiva e matado alguém que não era culpado pela morte. E caso isto fosse alterado, não teríamos uma relação tão forte entre o Homem-Areia e o Homem-Aranha, impossibilitando diversas cenas muito boas no filme.
Quanto a atuação do JK Simmons, do Topher Grace, a introdução da Gwen “Stephany” eu concordo com a sua visão, mas acho que muito desse nosso sentimento de frustração é por causa da nossa ansiedade e vontade de ver mais e mais. Quando acabamos por ver pouco do que gostamos, ficamos decepcionados.

10 de Maio de 2007 às 21h54
  gbz

O meu maior problema foi minha expectativa. Não achei o filme ruim, porém podia ser muito bom… Não precisava botar tantos personagens.

Mas que venha o 4 com o Lagarto e o Kraven. Sem carnificina…

10 de Maio de 2007 às 22h42
  Gin Guilt

Ren4an,eu vi o filme muito mal mesmo,com o cinema todo berrando,então a impressão que eu tive do filme foi algo muito cru mesmo,por isso pretendo ir novamente semana que vem e ter uma opinião sólida.Mas mesmo assim,fiquei com a impressão de que faltou algo mesmo.No entanto,a unica coisa que concordei com você no texto foi o Venom falando de si mesmo na terceira pessoa.Cara,além dele falar de si mesmo na mesma pessoa,provando que são 2 seres em um corpo,aquilo provava que,mesmo com Eddie e Venom terem tanto em comum,dividirem os mesmos ideias,o mesmo ódio pelo Aranha,o mesmo corpo,eles não se fundem totalmente,até por que Eddie quer matar o Aranha e o Simbionte quer o Aranha como hospedeiro.Então,a parte psicológica do ser se dividiu ao meio,e é algo 50% Venom e 50% Eddie,o que deixa o personagem muito mais insano e bem construído.Ja no filme,Venom é Eddie Brock com o simbionte.Só.Decepcionante,mesmo.

10 de Maio de 2007 às 23h07
  Gin Guilt

Bart 182

Na verdade,Robbie fala ”Vejam as fotos do Aranha,que droga,Eddie tem tentado conseguir fotos melhores à uma semana e nada!”,ou quase isso.Realmente foi um furo Eddie ser ”o cara novo”.Sobre ele namorar Gwen,eu achei mais legal,mais um motivo pro Venom/Eddie odiar o Aranha.A unica coisa que foi um saco foi a Gwen beijando o Aranha e o Eddie nem reagindo…ou ele reagiu e eu não vi,por que tava mandando alguém parar de pular no cinema.Semana que vem eu descubro se reagiu ou não.

Sobre a origem de Venom,foi muito ruim mesmo ele ter caido no pé de Peter.Na série animada,o Aranha evitava um foguete de se esmagar numa ponte ou algo assim,e dentro do foguete tinha o simbionte.Muito mais óbvio,e também geraria uma sequencia ótima no cinema.Ou,melhor ainda,a origem do Venom Ultimate,aonde cientistas desenvolvem o traje denominado ”Projeto Venom”.Qualé,Aranha é um herói urbano,pra que colocar coisas intergalácticas no meio?

Quanto à Topher Grace..ótimo Eddie Brock,péssimo Venom.Ou,será que foi culpa do roteiro??

10 de Maio de 2007 às 23h13
  Gin Guilt

Nenhuma sequencia do Venom aparecendo como Eddie na casa da Tia May,se fazendo de bonzinho,nada.Nada de ”We Are Venom”.O vilão mais perigoso do Aranha precisou de ajuda do Homem Areia pra dar trabalho,e ainda perdeu.Ok,agora alguém poste pra eu poder postar denovo =D

10 de Maio de 2007 às 23h17
  Ova

Mandou bem Renan!
Falou pouco, mas falou bonito.

10 de Maio de 2007 às 23h19
  Vinicio

Po Lixo de filme EMo-Aranha, akela parte da dança doeu os ovo

e 300 me decepciono tambem, mas ainda é um bom filme, melhor filme do ano é o .45 até agora.

10 de Maio de 2007 às 23h29
  Mayara

Acho que eu como todos,estavamos esperando por um tremendo filme diante de tanta divulgação da imprensa,espalhafatosos 258 milhões de orçamento;porém eu diria que bem gastos no que se diz respeito à arte e efeitos especiais,porém o roteiro decepciona,com falhas inúmeras e imensas,coisas acontecem do nada,são completamente mal explicadas,mal resolvidas devido a grande quantidade de vilões.E me pergunto o porque retomar a morte do Tio Ben?A história já estava tão bem resolvida é duvidar da inteligencia das pessoas refazer aquela cena da morte dele,outra coisa inadimissivel é aquele meteoro que cai do nada exatamente do lado de peter paker….alguém explica porque?Sami Raimi?hauhauahua…..e o simbionte pega uma caroninha na moto ainda…. quem entende de quadrinhos saiu revoltado com tantas mudanças e tantas falhas,quem não entende talvez sinta-se admirado com a estética do filme e o ritmo,que é uma das poucas coisas boas do filme.Simplesmente ridiculo e dispensável peter paker emo,sem contar na atuação fraquissima de mary jane.Também no que se diz em batalhas,fico com a primeira,homem aranha x duende verde,é bem mais emocionante do que a luta com o tão esperado venon,o filme chama-se homem aranha 3,porém fomos todos para ver a tala criatura.Edição esquisita corte sequissimos,continuidade duvidosa,sinceramente com 258 milhões era pra ser um mega filme,cinema é um trabalho em equipe,roteiro falho,direção falha,resumindo o conjunto falha.

10 de Maio de 2007 às 23h31
  PC

É mesmo… agora eu consegui expressar uma coisa que tinha me incomodado: pra nós que trazemos uma bagagem de leitura dos quadrinhos, nós sabemos o porque do simbionte escolher o Eddie e coisa e tal, sabemos do peso que o vilão tem… mas não creio que essas razões ou a força do Venom tenham sido mostradas com tanta intensidade para o público normal do cinema, ficou assim meio corrido como outras coisas também. A solução do Aranha evitando a queda do foguete para introduzir o simbionte, lembrada acima, seria mais interessante mesmo… e na hora do filme eu nem me lembrei do lance do “Nós somos Venom”, mas além da ausência da língua esse foi outro furo no personagem. Colocava só a história do simbionte e do Venom, como único vilão, com a crise de relação com a MJ perpassando os eventos, que já estaria muito bom. Deixava o Harry pra depois, sei lá… espero que haja um quarto filme, mas que ele se redima dos erros do terceiro. Se continuar assim, é capaz do enredo do próximo filme mostrar o casamento de Peter e MJ, a saga do Clone, a doença da Tia May e ainda por cima colocarem o Sexteto Sinistro como vilões!!

11 de Maio de 2007 às 0h03
  Carlão

Ainda não vi o filme, provavelmente veja hoje (Sexta dia 11/05).Mas já não estava muito empolgado pra ver o aranha…Acho que foi feito um carnaval enorme pra esse filme e não acho que seja tudo isso.

11 de Maio de 2007 às 1h33
  Marcos

Boua, Ren4n, perfeita a sua crítica. Vou aproveitar p/ falar de mais alguns absurdos no filme:

1 - Cai um meteoro do lado do Peter e ele não ouve porra nenhuma!!! Cês tem noção do barulho e do estrago que faz um meteoro daquele tamanho???

2 - O Dr. Connors só de ver a gosminha preta diz que ela é um simbionte e que é do tipo difícil de se livrar!!! Como ele chegou nessa conclusão??? o.0

3 - O beijo do Aranha na Gwen não teve a menor motivação! Surgiu do nada!!! E ele fez isso em público, sabendo que a M.J. iria saber!!! Simplesmente não teve sentido! o.0

4 - O Homem-Areia controla o vento e voa… Sim, ele voa. É mexer demais na história… =|

5 - O Simbionte não fica no corpo do Peter, fica no uniforme! Aliás, por várias vezes eu lembrei do filme do Máscara, era como se usar o uniforme fosse usar a máscara.

6 - Tem mais, muito mais, mas termino falando do cabelo emo ridículo que fizeram o Peter usar.

Cara, não sei como o Borbs gostou desse lixo. Transformes podem ter lábios, dentes, língua e o que for, mas vão dar de 10 a 0 nesse filme do Aranha.
Porra, é tão fácil fazer um filme bom do Aranha, segue a merda da história e pronto.

11 de Maio de 2007 às 1h47
  Yuri

Fraquíssimo o filme. Engraçado que algo que custou mais de 250mi de dólares e não tinha ninguém pra ler o roteiro e falar que aquilo estava ridículo? Tem muitos furos…não dá pra lembrar de todos. Mas…
1.Que diabo foi aquele beijo na Gwen Stacy com a MJ na frente dele? eheh..pensei que ele já tava com o Venom, mas nem isso…e o PParker ainda não entendeu a frustração da MJ.
2.Depois a MJ beija o Harry, e 1min depois, este tem uma lembrança e já está lá esgüelando a mesma MJ e sem máscara. O cara monta um plano pro Parker, e no fim de tudo dá aquela risadinha revelando que já tinha recuperado a memória…
3.PParker ficou fodão com aquela franja? Putz…e ainda completa com a performance dentro do bar, tocando piano, dançando…pqp
4.A Aliança com o Duende Verde foi demais…
5.Ótima sacada essa do uso do “eu” no lugar do “nós”. Além de ter sido aproveitado só no final do filme, em todas as cenas a cara do Venom era substituída pelo ator falando…putz.
Pontos positivos: gostei mto do Areia e do Jameson, e dos efeitos em si, mas é muito pouco pra um filme desse porte.

11 de Maio de 2007 às 1h50
  John Granddson

acho que vc pegou um pouco pesado. o filme é bom sim, peca pelo excesso de “comédia” e pelo homem aranha emo.

e 300 é, de fato, melhor.

11 de Maio de 2007 às 1h53
  Vitor Guerra

Galera, q triste foi assistir esse filme…

Além de tudo que falaram aí em cima fica mais um ponto:

O FILME TEM MAIS CLICHÊS QUE O OCEANO TEM DE ÁGUA!

11 de Maio de 2007 às 3h18
  Vitor Guerra

Galera, q triste foi assistir esse filme…

Além de tudo que falaram aí em cima fica mais um ponto:

O FILME TEM MAIS CLICHÊS QUE O OCEANO TEM DE ÁGUA!

Pra citar o pior de todo o filme, na minha opinião: O Aranha vem salvar o dia e faz uma pausa estratégica em frente à bandeira americana (q está tremulando, oq é um clichê por si só) enquanto a multidão bate palma e acena para o herói…

Q tristeza. É como disse minha esposa, essa mania de trilogia é q mata…

11 de Maio de 2007 às 3h20
  Charuto

O fato do ‘nós somos venom’ não ser usado é ate explicavél. Já que começou a falar nós num estado mais avçado, em que a simbionte já estava totalmente ligada no seu hospedeiro, compartilhando até a mente.

Ainda não vi o filme, mas pelo que li aqui e pelo que falam estou com medo de ver.

11 de Maio de 2007 às 8h08
  Marco

Realmente, o filme “se arrasta”.
Mas faltou mencionar um grande ponto positivo, que foi o duelo final. Ele consegue “salvar” o filme, mesmo que ainda não o traga para o nível dos dois primeiros.

11 de Maio de 2007 às 8h14
  André dos Brincos

Sobre i simbiote cair perto d parker,foi apenas uma coincidencia caro ren4n,e sobre o fato dele ter seguido parker até em ksa , foi simplesmente por ele ser um serr hospedeiro,precisando de alguem p sobreviver…logo ele estava esperando o melhor momento p se aproveitar disso

=]

soh p lembrar..achei o melhor da trilogia..de longe o mais empolgante,engraçado,romantico e dramático de todos =D está a frente do seu tempo =]

11 de Maio de 2007 às 8h56
  Jefferson

Sai meio frustrado do filme…o Dr. Octopus me impressionou muito mais que os 3 vilões juntos. O ator do Homem Areia sem duvida eh o melhor dos vilões deste terceiro filme. Podiam te-lo aproveitado mais, com lutas no estilo “Reed Richards” , além da parte dramática com a filha dele, que foi ótima. Na revista ele foge da prisão, que eh numa ilha, e vai parar em outra ilha onde estão havendo testes nucleares…depois eh que ele vai pra Manhatan. Poderiam ter feito algo neste sentido. E vcs notaram que Dr. Connors fala: “Eu não sou Bilogo, sou Físico.” Poxa, se ele não eh biólogo, como ele vai criar a Droga que o transformará em Lagarto!?

11 de Maio de 2007 às 9h11
  Cash

Sem dúvida, o valor de entretenimento de HA 3 é grande, mas como Filme (sim, com ao menos o F maiúsculo), está aquém de muito filme B que eu já vi…

11 de Maio de 2007 às 9h59
  Cenourão

Boa critica, o filme é fraco, mas chega a valer o ingresso. Só não me conformo com o gritinho do venom, parece aqueles etezinhos do metal slug morrendo.

11 de Maio de 2007 às 10h19
  DJ Jefferson

Até que enfim alguém se levantou e falou a verdade sobre o filme.
Fraquissímo, confuso, parece que fizeram um filme de 5 horas e depois sairam cortando pra ficar menor, eu sou fã do homem-aranha, acompanho sua revista desde da época da Gwen, Gata Negra e depois a MJ, quando fiquei sabendo que iria colocar a Gwen no filme, me empolguei, mas o que fizeram com ela foi ridiculo e uma total decepção.

Valeu REN4N.

11 de Maio de 2007 às 10h35
  007

OTIMA CRITICA,FINALMENTE ALGUM CRITICO(!!!!) PENSOU QUE NEM EU!
PRA MIM POR ENQUANTO E A BOMBA DO ANO,SO NAO TAO DIZENDO ISSO PQ TA ARRECADANDO MILHOES,MAS ISSO E. O MELHOR DO ANO PRA NOS DO BR AINDA E 300 E ROCKY BALBOA.

11 de Maio de 2007 às 11h05
  alien8

hahahaha
pela sua critica renam da pra perceber q vc eh um grande leitor do HA e TA
eu tb fui….

mas temos q aceitas as diferenças
o cinema e os gibis sao coisas diferentes
o nascimento do venom eh uma trilogia no gibi

11 de Maio de 2007 às 11h09
  Glauber(GhostK)

Ren4n descordo de vc… não tem oq explicar sobre o meteorito cair, caiu e ponto o_0, pq ele foi atras do aranha, pq era o aonde um corpo emanava calor. A edição ta legal ( Se fosse contar como o aranha conseguiu o “simbionte” e como o eddie pegou para si, vc conhece + de quadrinhos q eu, sabe q ele conseguiu em um universo paralelo.. e o eddie pegou sem querer “esse uniforme”… sei la, gostei do filme.. e ja assisti 2x :) e a gwen stacy é muito froxo, poderia ter participado mais :)

11 de Maio de 2007 às 12h19
  Mac_Super_Size

Finalmente alguém desse site ASSAZ, dizendo a verdade deste filme que eu acredito estar faturando milhões, apenas por ser o 3º, fim de uma trilogia e não por ser um ótimo filme.

Concordo com tudo em sua crítica.
E gostaria de acrescentar mais alguns comentários justamente para ler depois outras opniões e saber se concordam comigo.

Acho que se tivessem divido a p… do filme em dois, o filme teria sido completamente perfeito.

Justificativas.
O venom é um vilão-herói, digo isso, porque pra mim ele não é um vilão daqueles que te faz sentir raiva dele e querer que ele seja preso, morto, acabado, humilhado. Primeiro porque ele não é um ladrão, assassino ou marginal. Ele é um cara que odeia o spider-man e lógico o peter parker. Ele só quer saber de dar porrada no peter. Ele é aquele vilão que faz a gente gostar por demonstrar força, agressividade deixando o nosso lado revoltado pra fora, e é isso que é legal dele. É aquele vilão que faz a gente querer ser igual pelo fato dele ser simplesmente foda, mais não por fazer coisas erradas, mais sim por bater muito, ser nervoso, fazendo a gente esquecer que nem sempre precisamos ser bonzinhos e como seria se a gente fosse igual ele, e dar porrada em muitas pessoas que odiamos, mais é claro que não fazemos porque seria errado. Mais com ele não é assim, ele bate e pronto.
Outra coisa que me deixou nervoso é que surgiu vários boatos sobre um 4 ou quem sabe uma nova trilogia.
Eu penso “caramba já que pensaram nisso porque não deixaram o filme ser somente do homem areia e duende (skatista) macabro como de ínicio e deixar uma nova trilogia para o venom com carnificina já que rende história pra caramba em vez de colocar o venom para fazer uma pontinha no filme”.
Com essa inserção de vários personagens não era de se esperar que o roteiro do filme fosse fraco. É um filme que se você for assistir todo empolgado, você volta triste. Porque não da para enxergar com um olhar calmo e apurado, pequenos detalhes que tentam explicar milhões de fatos que levam a gente entender a criação e motivação de cada personagem.
Por exemplo a cena onde o spider-man (com uniforme preto) quebra a camera do Eddie e xinga ele, o cara ficou puto com o homem aranha depois só por causa disso e já pensa na hora tirar fotos do banco para criar um montagem e ferrar com o herói da cidade o_O.

Bom já me extendi demais afinal isso era para ser só um comentário, mais quando li sua crítica achei um lugar onde pudesse desabafar e também dizer a todos que não gostei do filme, achei ele corrido e fraco. Entendam que isso é em relação a história dos personagens e roteiro. Outra parte, a de efeitos especiais e caracterização dos personagens como a roupa preta por exemplo e o próprio venom, achei que ficou perfeito e não poderia ter sido melhor, só que quando faço esses elogios logo vem aquele “mas…” onde indica que já vem uma crítica negativa e é impossível não emprestar suas últimas palavras.

PODERIA TER SIDO MELHOR.

11 de Maio de 2007 às 12h50
  Fabio Lody

Concordo com muita coisa dita aqui.

Achei forçado o lance do meteoro cair exatamente onde ele estava. se prender a ele ( e a mary jane? )

Relembrar o passado do tio ben… ah para com isso. Um puta filme longo e que pra mim da aquela ideia de que ficou faltando algo…

e a fase dele “emo” ai é muito pior

bom enfim, eu esperava mais.

ah sim..os efeitos..sao otimos

11 de Maio de 2007 às 12h53
  Verme

esqueci de ressaltar mais ainda que a ‘emice’ do Peter me deu nauseas…

11 de Maio de 2007 às 13h41
  Casica

Falou tudo.
O filme é fraco, o roteiro deixou a desejar.
Muitas cenas ficaram forçadas.
Coisas já bem resolvidas (tio Ben), foram remexidas.
Coincidências demais, e explicações de menos.
E muito melodrama no meio do filme.
Porém ainda é um filme que diverte.
Nota 7.
E como foi dito, poderia ser melhor.

11 de Maio de 2007 às 13h44
  guero sin fé

os efeitos são foda. o parker emo ficou muito legal, mas ele tocando piano e sapateando não. O venon ficou uma bosta, fraquinho e sem os dentes horrendos que o mcfarlaine colocou nele.. parece mais o venon de ouros desenhistas, mais “real”.. sem graça…

o aranha beija a gwen pq ele se achava e queria uma foto legal dele.. o fato de nao entender a frustração da mj é pq homem algum nota isso num mulher ué ;D

tipo ele beijou por marketing.. e acha isso normal , afinal ela nao é ninguem de especial.. vai explicar isso pra tua mina? claroi que ela nao vai pensar da mesma forma.

duende verde jr. ficou uma mmerda total e completa. podia nem ter, na boa…

aranha 3 só pelas cenas do areia

e pronto ;D

11 de Maio de 2007 às 13h49
  Estefano Souza

Entre a crítica do Renan e a do Borbs, fico com a Renan, uma vez que sou fã dos quadrinhos do Aranha e não gostei de certas coisas do filme. Uma delas foi justamente a troca do “nós” por “eu” pelo Venon, o que comentei com alguns amigos que foram ver o filme comigo depois da sessão.
Além disso, que comportamento forçado do Parker com o simbionte, além de ser meio que preconceituoso. e o Duende… sem comentários.
Umas das únicas coisas que se salvam no filme é realmente o Jameson, que está simplesmente sensacional.
Acho que, nesse filme, aconteceu a mesma coisa que com X-Men 3: se você não conhece a história dos quadrinhos, é um filme legal (as cenas de ação são excelentes); mas, caso contrário,… Deixou a desejar. Me empolguei mais com os dois primeiros.

11 de Maio de 2007 às 13h52
  Filipe

era pra esse filme ser o mais “dark” do HA mas acabou sendo o que tem mais cenas “engraçadinhas”

11 de Maio de 2007 às 13h54
  Verme

outra coisa que eu havia esquecido
hehe

uma cena fúnebre??? Homem Aranha correndo com a bandeira dos EUA ao fundo???

que merda de enlatado americano…

11 de Maio de 2007 às 13h55
  Verme

Bem, bem…

A crítica está ótima…
Eu apenas pretendo acrescentar algumas opiniões próprias…

Esse é um clássico filme de seção da tarde, em que muita coisa ficou horrível, creio eu, que pela busca de eliminar a censura… ou seja: queriam um filme de classificação livre, fizeram uma bosta (claro que isso não é desculpa pra ser ruim, mas é o primeiro passo).

Vamos a alguns pontos.

Com certeza o fato de o meteoro cair perto do Peter é estranho, mas torna-se simples de explicar quando se fala que ele vai atrás do ser mais poderoso que ele encontrar (ao contrário do que disseram aí em cima de que ele foi atrás do aranha pq era um ser que emanava calor… ele não seguiu a MJ, foi atrás do Peter pelo poder que ele sente…).
Outro ponto quando ao simbionte é o fato de que é falado (Connors) que aquilo é um simbionte que se liga ao hospedeiro e não solta com facilidade, e no entanto Peter o trata apenas como um uniforme, sem usar as vantagens que o Brock usa desde o momento em que se liga ao simbionte. Nesse aspecto tb temos o fato de que o simbionte é, literalmente, uma roupa, já que o Peter usa roupas por cima dele pra escondê-lo e mesmo o Brock, quando o aranha consegue separa-lo do simbionte com um puxão, está vestido completamente vestido (estranho não??)… ta certo que o cara não podia aparecer pelado… massssssss….
Engraçado tb, que para quem leu as revistas “Guerras Secretas” lembra que o sentido do aranha só não funciona com o simbionte depois de ter tido contato com ele, então, obviamente, quando o meteoro caiu o sentido de aranha teria tilitado, e apenas depois de ter o primeiro contato é que seria bloqueado o sentido de aranha… Sentido de aranha que parece não existir em parte alguma do filme (com exceção à abóbora que deforma o Harry), pois dentro da sala de aula o Peter leva umas boladas de papel na cabeça e parece não saber nem de onde veio, o duende pega-o completamente desprevenido em sua ‘motoneta’ e outras coisinhas a mais…
O Venom não tem língua??? Ele é um só??? O Eddie cria presas de vampiro??? Em momento algum o simbionte tenta voltar pro Peter? O simbionte tb só quer matar o Aranha??? O simbionte é gay (transforma o Peter em um emo) e músico dançarino???
Vale lembrar, tb, que o simbionte controlava as ações do aranha (nas revistas) quando o mesmo estava dormindo, e não o tornava completamente mal.. no máximo mais violento…
Além da falta de “Nós” no Venom, sentimos tb a falta daquela psicose dele em “inocentes não devem sofrer…” e nem os apelos “familiares” que o Brock usa… vale lembrar tb que o Eddie era completamente corrupto, mas não era mal…
A atuação como “Eddie Brock” foi realmente muito boa… mas o venom… agora eu descobri pq eles esconderam tanto o personagem antes do lançamento do filme… afinal, o filme precisaria pelo menos render o que eles gastaram…

Admiro a vivacidade em colocar um personagem com inteligência no venom, tirando o arquétipo de “matar, pilhar, destruir” que ficaria se colocassem um personagem forte… mas daí a associar o Venom com outro vilão é meio angustiante, pois o que Venom sempre queria é uma luta “justa” entre os dois, e, diga-se de passagem, o vilão tb nunca gostou muito dos outros vilões.

Há, ia esquecendo… pode até haver continuação com o venom, já que quando ele é “morto” não some apenas o simbionte (como deveria acontecer) o corpo do Brock simplesmente desaparece com uma bomba semelhante a que ‘apenas’ deformou o Harry.. seria um gancho ou um erro fatal??? Nem resíduo? Nem sangue? “OK, we have patience…”

Quanto ao areia???
Bem… o personagem mais bem caracterizado do filme, colocaram até profundidade na personagem… mas pecaram ao querer forçar a entrada dele na trama como um todo… RIDÍCULO. Conseguiram estragar a origem do aranha, que sempre foi a mesma, em qualquer lugar…
Só encontrei dois erros fatais na construção do personagem: ELE VOA (inadmissível) e ele vive como um monstro estilo king kong???
O fato da transformação dele erra apenas que um laboratório daquele tipo desprezar uma alteração significativa como aquela é meio apelativo tb, assim como deixar um aparato daquele aberto e sem proteção (???)… é, fazer o que né???

O duende?
Esse é um caso à parte… eles quiseram fazer um surfista prateado tecnológico e verde ou é impressão minha???
Assim.. gostei muitíssimo do novo visual que ele ganhou, os aparatos e tal…
Não foi um erro o que fizeram, apenas mudaram a história, e como o borbs havia dito, só não agradou quem é fissurado nos gibis…
No quesito Harry, pecaram apenas na falta de continuidade lógica com a personagem e a falta de um herdeiro pra continuar o legado da família… só isso..
:D

A família Stacy não teve o destaque merecido… a Gwen não passa de “a outra” ou “o motivo”… é apenas uma aluna estudiosa e muito linda… nada mais…
Poxa, poderiam ter dado um certo destaque a mais para ela, o mesmo que poderiam fazer com a Betty Brant (que seria a primeira namorada do Peter).

MJ é aquela atriz com problemas que passa por uma crise existencial pelo fracasso em crítica… parece com uma fase dos gibis, em que ela sofre por problemas familiares.. ficou até legal… mas a personagem não ficou bem interpretada… ficou aquele gostinho de “quero mais” com a interpretação… ela trair o Peter com o Harry foi meio forçante, ao contrário dela ser usada pelo mesmo, que foi uma ótima sacada (e adaptação).

Com relação aos efeitos especiais, ficou realmente muito bom, agradável aos olhos…
Mas não gostei do venom, nem os efeitos (minto, gostei do “uniforme”, do desing mesmo)…

Outra coisa é quanto ao Dr. Connors.. realmente ficaria complicado colocar o Reed pra dar o diagnóstico do simbionte (e fora do contexto na adaptação), mas ele consegue avaliar apenas olhando??? E quanto ao fato dele ser Físico e não biólogo.. bem, na realidade ele é Biofísico, por isso conseguiu construir aquele Recombinador Neogênico (ou seria Recoginador, hehe), que transforma ele em Lagarto (e que no desenho foi o mesmo método usado pra criar o Escorpião)…

No mais, não gostei do roteiro… mas o filme é até bom.. não para mim, já que sou aficcionado pelos gibis do Aranha e gosto de filmes mais sérios (mesmo gostando muito do teor comédia do JJ no filme)…

Bem.. é isso

:D

Vlw pela paciência de ler sobre esse filme de seção da tarde, e gostaria de elogiar a crítica do nosso amigo Ren4n…
Ficou muito boa…

11 de Maio de 2007 às 13h57
  Paulo

Eu adorei Homem Aranha 3. Pra mim foi o filme mais ‘HQ’ de todos. Com direito a ação, humor, drama e até situações exageradas que tanto acontecem no universo dos super-heróis.

Finalmente vemos o Amigão da Vizinhança cheio de tiradas cômicas (destaque para a primeira luta com o Flint Marko) =D

A única coisa que odiei foi ter mexido no passado do Tio Ben =/

De qualquer forma, o filme não vale apenas o ingresso, como vale assistir 2 vezes no cinema ;-)

PS: Sobre a cena da bandeira americana, isso já tinha no primeiro filme e ninguém reclamava…

11 de Maio de 2007 às 14h01
  Verme

Realmente tinha..

mas nesse foi mais decarado..
puts..
hehehe

vlw

11 de Maio de 2007 às 14h05
  Alison Cordeiro

O filme não foi feito apenas para os fãs de quadrinhos. Muitos dos detalhes reclamados ficam claros apenas para os leitores de HA (e posso dizer com conhecimento de causa, pois leio as aventuras do Aracnídeo desde os tempos da Editora Ebal) e a idéia é abrangir o maior público possível, BASEADO nas referências dos quadrinhos.

Algumas explicações são simplistas em função desse público abrangente. Quem conhece o Venom tem o direito de se indignar com a gratuidade do seu surgimento, mas quem jamais ouviu falar dele se contenta com o que ocorreu no filme. Todos teríamos inúmeras sugestões que tornariam o filme ainda mais coeso (uma simples: pq ao invés de levar o simbionte ao Dr. Connors, Peter não levaria a Reed Richards, num crossover com o líder do Quarteto?) mas o resultado final ainda é excelente e traz a magnitude que o Aranha merece.

O filme é excelente, desde que visto como um filme projetado para colocar nas telas o sonho de todo fã de super-heróis: vê-los em carne e osso (e muitos efeitos especiais) no cinema. Isso, por si só, já basta.

Minha única ressalva é o fato de a todo momento o Aranha tirar sua máscara em ação… alguém imagina o Batman fazendo isso? Quando o Homem-Aranha está lutando, ou se balançando nos prédios, é o Homem-Aranha que quero ver, não a cara do Peter. Isso atrapalha um pouco, mas não tira o brilho do filme. Homem-Aranha 3 fecha um capítulo da vida do Amigão da Vizinhança e arrebanha mais uma legião de fãs para o herói.

Homem-Aranha 3 é excelente!

11 de Maio de 2007 às 14h09
  Paulo

Verme, a bomba usada no simbiote devia ser de desintregação, vide o esqueleto do Eddie que aparece por 1 segundo… (No 1° filme, o Duende usa bombas de desintregação para matar os caras da Oscorp)

E sobre a bomba que deformou Harry, não vejo problemas. Ele estava com super-poderes gerados pelo soro. O cara apanha direto no filme e não quebra os ossos… a bomba que explodiu na fuça dele apenas deformou a pele do rosto (e talvez uma parte do corpo).

11 de Maio de 2007 às 14h22
  Verme

Paulo, pensei nessa possibilidade tb…
principalmente o lance do “poder de cura” do duende, devido ao soro…
mas observe que o “novo duende” naõ usa essa bombas, nem mesmo contra o monstro areia…
seria estranho..
outro ponto é a amplitude da bomba… não sei qual a área de cobertura, então só posso estranhar…

certo que poderia ser uma explicação e uma possibilidade…
mas ainda assim… estranho, nao???

mas vlw

11 de Maio de 2007 às 14h29
  A@A

Discordo da crítica, mas não reprovo.

Cada um tem um opinião, e independente de gostar ou não dela, devemos respeitar. Respeito todos os redatores do Judão, mas concordo com a crítica do “Borbs”. O curioso é que, ao conversar com meus amigos sobre esse filme, a galera também se dividiu:

Uma metade disse que o filme é o melhor dos três, e é de longe o melhor filme de heroi. A outra metade detestou, achou fraquissimo, com roteiro pobre e cenas de ação confusas.

As reações tem sido bem 8 ou 80, hehe, isso é fato.

Mas deixo registrado: Me diverti DEMAIS vendo Homem-Aranha 3, e isso já valeu o ingresso! Bem, essa é a minha humilde opinião…

11 de Maio de 2007 às 14h48
  whoever

achei o filme até legal, naum sou um fã do aranha

mas os cortes de cenas foi um lixo msm, mudava do nada de uma cena pra otra
o filme tb eh meio cansativo, nu final eu já tava puto de estar dentro do cinema ainda
asekpaoskepoasesaese

mas no geral achei um bom filme, com efeitos completamente fodas

agora
A GWEN STACY TINHA Q APARECER MAIS COM CERTEZA
poora, ela eh linda na moral

11 de Maio de 2007 às 15h21
  Paulo

Pra mim o filme foi ridiculo!
na parte que ele vira “emo” e fica dançando em cima do piano fazendo o caralho a quatro!
ele andando parecendo uma bixa!
fico patética!
eu quase sai do cinema porque não tava aguentando mais!
todo mundo sabe que quando o Peter vira o “Aranha-Negra” ele fica charmoso e “sensual” e não dark!
e o venon fico massa!
mas coloca ele por 5 minutos no filme é a maior burrice da história!

11 de Maio de 2007 às 15h57
  Junior

Concordo em muitas partes, quase em tudo. HA 3 acabou ficando bobo

11 de Maio de 2007 às 18h49
  Sandro Mauro

Realmente o filme peca no roteiro em esqueçer quase por completo o segundo filme, principalmente pelo fato de JJ não odiar MJ por ter deixado seu filho no altar. Seria bem legal que ele tivesse colocado Eddie Brock para investigar Peter e MJ , seria motivo de sobra para uma evetual apatia entre os dois.
Bem, o 4 está em congitação e teremos novamente David Koepp como um dos roteristas. Quem sabe dessa vez não teremos um digno filme do Aranha.

11 de Maio de 2007 às 19h17
  Marcelo

Realmente concordo muito com essa crítica me decepcionei com o filme pois sou um grande admirador do homem aranha e dos quadrinhos

11 de Maio de 2007 às 23h52
  Gargamel

Não concordo com a crítica! O filme é excelente e sem defeitos:

- Sobre o roteiro do filme esta muito melhor do que o HA1 e HA3 pois existem 3 vilões fantásticos e muita ação e efeitos especial de cair o queixo;
- Do meteoro cair no perto do Peter Parker é porque o Venon já sabia que ele era o aranha e com isso queria possuí-lo;
- Sobre o sentido aranha ter sumido na hora da motocicleta, acontece que o Peter estava de costas e ele estava pensando no casamento da MJ;
- Dele ter beijado a Gwen é porque ele queria uma foto legal para o jornal e ele era o Aranha e não o Peter ( a MJ iria entender facilmente!);
- De mudarem a morte do Tio Ben é porque na verdade quem matou o velho foi o Dr. Ock…. isso será mostrado no Homem Aranha 4 na qual o Dr. Ock volta do passado (no final do 2 filme ele não morreu, e sim foi transportado para o futuro para ficar mais forte);
- Do Hanrry perder a memoria para depois se vingar do Aranha e depois da revelação bombastica do mordomo e virar amigo do aranha… isso é um artificio usado no cinema usado pela primeira vez pelo mestre Hitchkock para dar mais enfase ao vilão;
- Do Peter ter franja preta e lápis preto no olho é por que o ser alienigena se alimenta do lado masculino da pessoa… assim a pessoa perde o lado masculino ficando mais afeminada, dançarina e alegre e com vontade de bater em mulher;
- Do Venon não ter linguão e “piar”… é por que nas HQs o Venon é um ser “piante” que tem o som de “piu” que se assemolha ao passarinho terrestre que “pia” quando esta com fominha e com isso não tem linguão pq acabou a verba dos efeitos especiais;
- Do guindaste que some é porque o pessoal arrumou ele depois que o Aranha salvou a Gwen;
- Do aranha perdoar o Sandman é pq o vagabundo é um bandido com coração e a filhinha dele esta doente e assim o meliante pode roubar e matar sem problema nenhum… é o estupra mas não mata!
- Do filme ter sido sucesso em bibleteria… essa eu não sei!…

12 de Maio de 2007 às 0h04
  PV

AE Ren4n!!!

Falou o que muita gente tava pensando. Muito legal do site colocar duas críticas diferentes.

Num vou falar do que não gostei pq a maior parte das coisas já citaram aí, mas vou falar uma, uma das q mais me incomodaram: Why the fuck o Eddie ficava aparecendo toda hora enquanto ele tava com o simbionte? Se todo mundo queria era ver o Venom, pq a fuça do fotógrafo lá com os dentes bizarros pululava direto na tela? Deixa a cara lambona! Velho, q raiva. Me lembrou da raiva que eu fiquei quando vi o filme do Spawn, onde ele usa a capa uma vez só, e de resto fica com aquele roupa ridícula (quando num fica sem máscara tb).

Fora que além de tudo isso, acho a versão clássica (McFarlane) do Venom muito mais legal. Mais bombado e com a aranhona branca em destaque no torso….fora q o Venom ao invés de soltar teia soltar gosminha preta foi foda….

Ah, sei lá, mto ruim.

12 de Maio de 2007 às 1h27
  Ferde

“Emo” Aranha foi de fuder, muito ruim e totalmente sem sentido. Desde quanto Peter toca piano ?? O que era ele andando e encarando a mulherada, apontando pros lados … E aquela franjinha ? Nessa os caras perderam a mão.

E MJ muuito ruim tbém, chata ao extremo, sem sal, péssima, sofrível !

Enquanto eu tava no Cine assistindo me lembrei na hora do fime do Hulk, que foi a mesma coisa: aquela expectativa antes e “na hora do vamos ver” um filme ruim, com melodramas muito extensos e entediantes (Eu te amo, eu te odeio, eu sou seu melhor amigo, eu sou bosta). Sinceramente, não via a hora de acabar o filme, tava com o saco na lua de tanta enrolação.

De fato uma pena, um infeliz desfecho da trilogia.

12 de Maio de 2007 às 9h04
  Rafael

cara…
eu sai do cinema com uma impressão que já tinha visto aquilo antes…
sei lá…
em algum outro filme…
e realmente a gente fica meio perdido
tá no meio de uma história aí muda pra outra completamente diferente e por aí vai…
o filme é perfeito cara…
mas o pessoal podia dar é uma melhorada no roteiro que ficou muito ruim
nota: 8

12 de Maio de 2007 às 15h03
  Vin Not Diesel

Eu concordo com todos os aspectos mencionados e analisados na crítica aí. E apontaria até mais defeitos. O filme não é COMPLETO lixo, mas também não vale o tempo e o dinheiro gastos no cinema. Esperem o dvd e então assistam se ainda estiverem curiosos.

12 de Maio de 2007 às 16h40
  Sabat

Concordo com isso e adiciono mais uma coisa. Eu não tenho o costume de ler HQs por isso nao sei a história “real” do homem-areia, mas eu achei mto tosco ele ser um tipo de Garra + a mumia, e ainda ser imortal ( nao morre nem com fogo nem com agua) e ainda VOA, alguem pode falar que areia voa com o vento e tal, mas porra, ele voa pra onde quer… entao ele é o homem-areia com a habilidade de controlar o vento?

12 de Maio de 2007 às 18h31
  r.

concordo em 100000%
filme mto, MTO DECEPCIONANTE mesmo… melhor definição, impossível…
sério, a impressão q deu foi q o sam raimi (& cia) simplesmente fikaram sem paciencia de elaborar melhor os detalhes do filme… fizaram a “moda kralho” mesmo =/
naum sei se as pessoas curtem o anime saint seiya (cdz), mas fazendo uma péssima analogia, é como se o 1° homem-aranha estivesse para a série clássica, o 2° para a fase de Hades e o 3° para a fase Inferno, deu pra entender?

12 de Maio de 2007 às 18h46
  Marcelo

e outra qual é o vilao do proximo filme?
nao era a gwen que morria pelas maos do duende?
putz muita coisa mal contada
ja que querem fazer mais filmes alguem tem ideia de como pode ser?

misturaram muita coisa num filme so pra acabar d evez com a saga ¬¬
mas mesmo assim eh legal ver homem aranha e tal. mas né!

12 de Maio de 2007 às 19h43
  Squall Leonhart

…Nada como uma crítica feita por quem REALMENTE entende do assunto!!

Mandou bem, Ren4n, esse Emo aranha cagou em uma das melhores trilogiasde todos os tempos…

O tio Raimi deve ter comido cocô antes de fazer essa zona toda na história de um personagem que ele “supostamente” ama…

Lamentável, mas real…

Como eu disse no outro post que ALGUÉM AÍ DO JUDÃO não aceitou colocar no ar, só o que valeu mesmo, foi a caneca do aranha, promoção de uma respeitada rede de cinemas… Muito irada!!

De resto… Peter emo, dançando feito bicha, coincidências horríveis, roteiro picotado + vilões demais e muita história pra pouco tempo = merda de filme!!

Decepção do ano!!

Que venha Fantastic Four, pois até agora o melhor filme inspirado em HQ do ano ainda é o fodáximo 300!!

12 de Maio de 2007 às 19h58
  Lian

Hheuaheaue, quase q eu não tenho o q falar depois de tanto q neguim meteu o pau.

Mas d fato, estava esperando uma crítica assim do Judão, geralmente eu posso confiar em no mínimo 90% das críticas q eu leio aki sobre filmes, mas dessa vez o Borbs falou merda… eaheuae Parabéns Ren4an…

Puta filme horrível do karalho, parece q eles ligaram o foda-se pra toda a coerência coisas do tipo “nha, a gente num tem a agradar kem sabe da história não, vamos agradas as crianças…”

foi algo desse tipo.. pra mim o filme foi um monte de efeitos especiais bem-feitíssimos (isso é inegável, o Homem-Aranha ficou perfeito d+) sem a menor concatenação, pura exibição d como os caras sabem utilizar software 3d e engines de física…

Muito a palha a Gwen aparecer em 5 ceninhas d 3 minutos.. hehe muito gata, linda e maravilhosa; akela mulher que deveria ser a Mary Jane.. pq fala sério o q aconteceu com a Kirsten hein?? Credo! acabada, totalmente sem sal, sem o menor charme… eco! eco e eco!

E sinceramente, levantem a mão todos q faltaram esconder a cara embaixo da cadeira de vergonha dakelas cenas ridículas do Peter emo fazendo akelas palhaçadas na rua… puta merda akilo foi sofrível, eu não sei como nego deixou akilo ser aprovado no roteiro e ir pro filme… porra akilo era pra ser o Peter mais agressivo sob a influência do Venom? Pra mim pareceu muito mais o Ferris do “Curtindo a Vida Adoidado”… vergonha! Fikei com muita vergonha dakela cena.

Bom, resumindo.. estragaram o q poderia ter fechado com chave d ouro, agora eu pergunto a todos vcs…

Valeu a pena esperar 3 filmes pra aparecer o Venom e ele aparecer como um coadjuvante desse jeito? Dividindo cena com melodramas retardados e sem a menor profundidade? Ah! fala sério… e o mordomo contando pro Harry as coisas sobre o pai dele lá na hora mais estratégica possível? PUTA MERDA!!

Blargh!! Filme horrível…

ps: Assitam um filme coreano chamado Oldboy… vcs não se arrependerão!

12 de Maio de 2007 às 21h03
  EAGLE

Fora a retratação EMO PARKER na fase negra… Simplesmente ridicula…

Espero que isso tenha sido um tropeço apenas… Pq se ir assim qndo chegar ao sexto…ai ai…

12 de Maio de 2007 às 23h57
  Squall Leonhart

Obs:

Reconsiderando o que eu disse, e corrigindo a injustiça…

Ninguém aí do Judão vetou nada do que eu disse, foi mal aí… Foi apenas uma demora de atualização, eu presumo… Mas tá tudo lá, nos comentários da resenha feita pelo Borbs…

Achei a resenha do Ren4n bem melhor, pois ele não apenas entende da história, como acompanha a cronologia e se atenta mais aos detalhes e gafes da adaptação… Mas, como a graça do Judão é justamente a divergência de opiniões e a total parcialidade, a resenha do Borbs também é válida, embora eu não concorde com absolutamente nada do que ele disse…

Mas, aqui vale a velha máxima: Gosto não se discute…

Como fã do Aranha, eu realmente lamento por esse filme, e pelas “novas gerações” de “fãs” do Aranha, que vão acabar acatando essa imagem emo-distorcida dele como sendo a real, sem se importar com o passado glorioso das Hq’s…

A propósito, eu sei o que é uma adaptação para o cinema!! E essa aliás, foi uma das piores que eu já vi na vida… Uma coisa é adaptar, outra é viajar na maionese e jogar pela janela toda a história e a cronologia de um personagem tão querido… Jogando na tela uma sucessão bizarra de fatos absurdos e coincidências homéricas, sendo (mal) influenciados por um estilo (emo) só para angariar mais fãs… Eles ganharam alguns emos, mas com certeza perderam muitos fãs do aranha de antigamente, e dos dois primeiros filmes…

Fora isso, aindo respeito o Judão e vou continuar vindo aqui todo dia, embora saiba que isso seja indiferente. Um leitor a mais, um a menos, né…

E só pra constar, com exceção de “A Dama na Água” e “Homem Aranha 3″, que eu achei ambos uma bosta e o Borbs achou ótimos, as várias resenhas dele sobre outros filmes sempre corresponderam às minhas expectativas… Sejam elas boas ou más!!

Mas, em matéria de super-heróis, tô contigo, Ren4n!! Frustrante…

13 de Maio de 2007 às 0h28
  Ferde

SAVE FERRIS !!!!!!!!!!!!

13 de Maio de 2007 às 8h04
  tiagoluz69

Eu nunca li os quadrinhos e sei pouco sobre a história do Aranha, mas pelo q eu ouço falarem e pelos desenhos q eu via qndo era criança, o Venom eh uma parte grande na historia do Aranha e nesse filme ele correspondeu a tipo 10% da trilogia dos cinemas.
Eu tbm naum gostei do cabelo EMO do Peter qndo ele tah com a roupa do simbionte e da voz ridiculamente fina do Venom, fala sério eu achava q ele teria uma voz mais parecida com a do Homem-Areia do que com a da MJ.

13 de Maio de 2007 às 16h09
  RODRIGO

Toma seus filhos da puta ! Ficaram tudo babando ovo, falando bem do filme antes de ver, com cíume do Borbs só pq ele já tinha assitido !. Foi um anois todo só falando nessa merda e ele ainda disse que o filme é bom depois de todas as críticas mundo afora. Me xingaram, disseram que eu era influenciavel por que eu disse que tinha lido umas críticas negativas e tinha colocado aqui que talvez o filme fosse ruim !. Mas não o Homem Aranha não pode ser ruim. ” Por que não colocaram o HA no MTV MOVIE AWARDS como melhor filme que ainda vai passar”. Disseram muitos. Muito bem feito para vcs , EU DESAFIO ALGUÉM DO JUDÃO AQUI FALAR AGORA ALGUMA COISA BOA DO FILME. COMO VC BORBS TEVE CORAGEM DE DIZER QUE ESSE FILME É O MELHOR DA FRANQUIA ?

13 de Maio de 2007 às 18h20
  Maricota

Concordo em gênero, número , grau e mais qualquer outra categoria.

As partes mais legais do filme foram: os trailers, o início em que mostrar pedacinhos dos outros filmes e o final quando saímos reclamando da história toda.

E depois reclamam do segundo piratas do caribe!!! Esse Emo-Aranha 3 é muuuuuuito pior.

13 de Maio de 2007 às 20h41
  Thiago

Nooossa… eu tava até angustiado em ver só a crítica do Borbs aqui.
Que alívo ver que tem mais gente que destestou o filme tb… O roteiro é péssimo e extremamente forçado.
Acho que a pior parte é a em que o mordomo revela a verdade pro Eddie (concordo com o Ren4n que ele está muito bem interpretado). Tipo: “Agora que vc quase matou gente inocente, destruiu metade de NY e está com a cara literalmente estourada, eu vou te contar a verdade.” WTF!?
E a cena do aranha passando na frente da bandeira dos EUA? Tenha dó! Seria cômica se não fosse trágica.

Esse filme me decepcionou muito, acabou com uma sequência ótima de filmes.

13 de Maio de 2007 às 23h17
  Goku

SINCERAMENTE FALANDO. NÃO GOSTEI MUITO DO FILME, ME DEIXOU COM A SENSAÇÃOD E QUE FALTOU ALGO CONSISTENTE.
E DIGO MAIS:
DEPOIS DISSO, REALMENTE SEQUÊNCIAS ESTÃO ME DEIXANDO APAVORADOS, TÔ COMEÇANDO A FICAR COM MEDO DE BATMAN…

14 de Maio de 2007 às 0h23
  Jozebode

Caracoles. Num fui só eu que achei o filme nhééé… E olha q normalmente eu tendo a discordar do que o Renan escreve sobre comics kkk

- A falta de explicação do simbionte consegue ser mais tosca do que a fraquissima origem dele no universo mainstream da Marvel (Guerras Secretas alguem lembra?). A saber, eu odeio o Venon. É mais um personagem tosco, raso e bombado que pipocou na década de 90. Mais do mesmo, farinha do mesmo saco.

- A caracterização e efeitos do Homem Areia ficaram ducarai, mas realmente que powrra de retcon bizarro foi aquele.

- Prof. Connors tb fez figuração. Peter leva a amostra de simbionte pra ele, só pra ele dizer que a coisa ´gruda´?!?!? Perderam uma pusta oportunidade de fazer o prof. fazer as vezes de Reed Richards e contar ao Parker que o simbionte era sensivel à som e fogo. Assim num precisavamos engolir que Peter só se livrou do mesmo pq acidentalmente deu com a cabeça no sino de uma igreja.

Aliás, o filme parece mesmo uma obra dos lordes do caos: acidentalmente uma gosma intergaláctica cai perto da onde o Homi Aranha ta dando uns amassos na MJ. Acidentalmente o Areia mata tio Ben. Acidentalmente Peter dá com a cabeça no sino. E acidentalmente Brock acha estranho e vai averiguar pq os sinos de uma catedral dobram.

Acidentalmente eu consegui não gostar. Fora o Emo-Aranha que foi um mini-vômito a parte.

14 de Maio de 2007 às 8h53
  Bruce

O filme é um lixo!!

14 de Maio de 2007 às 10h31
  Sandro Mauro

Spiderman 4 só em 2010!!!!

14 de Maio de 2007 às 10h34
  Homero

Concordo completamente com a crítica do Ren4n, apesar que mesmo assim ele merece pelo menos uns 6 asteríscos. =P
A trama central (o triângulo Pete, Harry, MJ) é muito interessante e bem explorado. Se o filme tivesse ficado só nisso e não tivesse incluído o Venom e a Gwen apenas para agradar os fãs (Raimi sempre disse odiar o personagem), teria sido perfeito.

14 de Maio de 2007 às 11h21
  Vitor

Falou tudo!
Homem Aranha foi decepcionante! Se preocuparam tanto com os efeitos especiais (mto bons por sinal!)…q esqueceram da história!

e eu ainda nao entendi por que todos vilões e heróis gostam de arrancar a máscara…

Estou muito decepcionado por NÃO ouvir:

“We Are Venom!”

realmente uma pena…resta saber se Jack Sparrow irá salvar Maio

14 de Maio de 2007 às 11h23
  G_Weyner

Sou fã das antigas do Aranha e afirmo sem medo de ser feliz que gostei do filme, me diverti pacas. O ponto fraco foi o roteiro corrido, mas mesmo assim não dá para dizer que o filme é ruim, longe disso… Mas como bem disse o Ren4n, apenas fica a sensação de que poderia ser melhor. Talvez se o Avi não tivessem imposto ao Raimi que colocasse o Venom, o filme teria fluído melhor. Infeliz idéia do diretor, o próprio Raimi disse que só colcocou o Venom porque “pediram”. Ou seja, o roteiro original era outro… Mas o filme está bom, muito divertido e o Aranha ficou mais parecido com o das HQs: brincalhão e piadista.

14 de Maio de 2007 às 14h52
  Pipi

Não li todos os comentários, mas alguem reparou que em vez do Peter Parker ficar mau ele ficou EMO? Surgiu um lápis no olho e o cabelo pro lado…Aquela cena dele andando na rua e todas as mulheres encarando ele…Peter tocando piano…?!?!?!!? O que foi aquilooo?!?!

Um coisa: quando a meleca preta pega o Peter Parker ele vira um Homem-Aranha melhor…mas o q tem haver o Eddie Brock virar o Venom que é algo relacionado a uma aranha tbm??? Ou o gibi explicou coisa que o filme não fez ou Stan Lee não pensou…

14 de Maio de 2007 às 15h02
  Squall

Se o terceiro filme vem a mente como mais um Uma Noite Alucinante, o que era aquela cena no 2º filme , no momento que os médicos vão cortar os braços mecanicos do Doc Ock. O Venom é pouco explorado pois a sua história é ridicula, é apenas uma gosma que dá superpoderes ao seu hospedeiro, nada mais do que isso, o Venom surgiu nos quadrinhos apenas para vendre hqs para crianças, tentando aumentar os fãs que estavam em baixa pelas histórias mediocres que estavam saindo, sua inclusão não enriqueceu em nada a história do Homem Aranha.

15 de Maio de 2007 às 15h32
  Luiz Nery

Pra mim as cenas de ação e de comédia valeram o filme, apesar dos pontos negativos…

A coisa q mais me enxeu o saco foi uma cena ÓÓÓUNNN a cada 5 min..

Mas, como diz a propaganda.. tudo bem

15 de Maio de 2007 às 19h03
  Minduim

Não tive