Quinta-feira, 3 de Maio de 2007 | Atualizado em 01.01.08 às 19h48

Homem-Aranha 3


Sam Raimi na Terra, Stan Lee no Céu!

Thiago Borbolla

Homem-Aranha, o filme, marcou a minha vida. Foi no dia 19 de Maio de 2002, depois de assistir ao filme, que eu resolvi que eu queria ser mais ou menos quem eu sou hoje. Se você está lendo essa resenha, tenha certeza de que foi por causa de um nerd picado por uma aranha radioativa que esse site existe hoje em dia. Foi por conta da empolgação que eu senti ao sair do cinema, a vontade de me pendurar em teias, de salvar o dia que hoje eu e você estamos aqui, cinco anos depois.

Nesse meio tempo, um surgiu Homem-Aranha 2. Dessa vez a empolgação não existiu, não que seja um filme ruim, infinitamente pelo contrário… Apenas mostra um Peter Parker tendo de enfrentar as grandes responsabilidades que os poderes adquiridos no primeiro filme estavam trazendo. Não consegui gostar tanto quanto do primeiro… Não sei explicar o motivo, talvez o vilão não fosse tão carismático, talvez a história… Não faço idéia. Não sou, nem pretendo ser, um crítico que explica tecnicamente porque gostou (ou não, na maioria das vezes) de um filme. Eu (e conseqüentemente o Judão) gosto de um filme não por ele exatamente, mas pelo que ele me faz sentir. Não adianta ser tecnicamente perfeito, ter um roteiro lindo e direção soberba se não consegue emocionar, não consegue me emocionar. Quando coloco minha bunda gorda numa poltrona de cinema gosto de me divertir, de me sentir o pior ser humano do mundo, o melhor, de chorar, sentir ódio, dar risada. E o segundo filme do Cabeça de Teia, tecnicamente, não tinha defeitos. Mas faltou, pelo menos pra mim, algo que, assim que eu colocasse os pés fora da sala de cinema, me fizesse olhar pra trás esperando que tivesse mais alguma coisa. ÔTIMO… Mas não perfeito.

Então, no último dia 20 de Abril, eu tive a oportunidade de assistir ao Homem-Aranha 3. Sinceramente? Não tava com tantas expectativas. Nunca fui de ler quadrinhos de heróis… Gosto muito do Aranha, sei bastante sobre a história dele, mas li muito pouco. O Venom sempre me chamou a atenção por ser um vilão “igual” ao Aranha, mas não o suficiente para que eu ficasse doente só pra vê-lo no cinema — e, no caso de alguns fãs, de arranjar defeitos e mais defeitos, só pra louvar o trabalho dos quadrinhos. Normal. =]

Isso tudo, óbvio, não tirou nada da minha empolgação. Afinal, eu iria assistir antes de boa parte do mundo, junto dos principais jornalistas e executivos do cinema do Brasil… Fora que era do Homem-Aranha, protagonista do filme que mudou a minha vida. Eu tinha que estar lá. Será que eu iria sentir a mesma coisa que senti quando assisti ao primeiro? Será que iria superar tudo isso? Ou será que seria só mais um?

A resposta, a essa altura, você já deve saber, mas Homem-Aranha 3 é, definitivamente, o melhor da franquia. É o melhor filme de Super-Heróis já feito. Sam Raimi, cinco anos depois, conseguiu se superar e fez sua obra prima. Quando, logo no início, Stan Lee faz sua aparição, no meio da Times Square, ele diz uma frase que eu tenho certeza que não era pra ter o significado que, pra mim, ficou óbvio: um homem pode fazer a diferença. Sam Raimi a fez. Homem-Aranha 3 mostra claramente a paixão que aquele cara que não tira o chapéu tem pelo seu trabalho e pelo personagem. Quando ele diz que quer tirar férias, ficar um pouco fora do universo do Aracnídeo, é tudo compreensível. Ele chegou a um nível absurdo com esse filme. É emocionante pelo simples fato de perceber isso. Mas Homem-Aranha 3 é infinitamente mais. =]

Dessa vez, depois de ter conhecido os seus poderes no primeiro filme e ter lidado com eles no segundo, Peter Parker (Tobey Maguire) está de bem consigo e com o Homem-Aranha, hoje em dia amado pelo povo de Nova York. Sua relação com a Mary Jane (Kirsten Dunst), no entanto, não está lá essas coisas… E é nisso que se baseia o principal conflito do filme.

O Homem-Aranha/Peter Parker agora é uma celebridade, todo mundo gosta. Mas Mary Jane, que estreou na Broadway, sofre com o fracasso. Nosso herói, como todo bom nerd, não consegue lidar direito com suas emoções… Pra ele, basta dizer que, depois de tudo o que aconteceu, ele está por cima. Pra ela, algo mais é necessário. E tudo o que acontece a partir daí passa a ter relação. O passado também se encaixa, em um roteiro muito bem escrito.

Ao juntar emoção, humor e ação, Sam Raimi, seu irmão Ivan e Alvin Sargent conseguiram fazer um filme com mais cara de história em quadrinhos. Aquele com mais cara de Homem-Aranha. Já que agora ele é, definitivamente, um super-herói, parece que Peter Parker está mais descontraído, mais tranqüilo, sua dúvida existencial está mais amenizada. Isso faz com que uma grande reclamação dos fãs, as piadinhas, passem a existir. Não tanto quanto nos quadrinhos, nem mesmo nas mesmas situações, uma vez que as tretas importantes acontecem em um momento de tensão. Mas, o legal mesmo é quando ele está com o Uniforme Negro agindo. A cena dele andando pela rua e entrando/saindo da loja é impagável. Só não é tão engraçada quanto quando a Betty Brant (Elizabeth Banks) faz com que o J.J Jameson (J.K. Simmons) tome seu remédio ou o nosso querido Bruce Campbell dando uma de maitre de restaurante francês, mas… =]

Agora, se existe o humor, existe o contrário disso. As emoções do nosso herói já não estão mais a todo vapor, mas estão muito mais definidas e fortes. Ao usar o Uniforme Negro, temos um outro Aranha/Peter. Mais violento, mais ácido. Ele chega ao cúmulo de humilhar a Mary Jane na frente de seu público. Com quem? Gwen Stacy (Bryce Dallas Howard).

Infelizmente, a participação dela no filme não foi maior do que simplesmente “fazer ciúmes para Mary Jane”. Creio que se tivessem inventado uma outra persongem qualquer não faria diferença nenhuma. Uma pena, já que a atriz é infinitamente melhor e mais bonita. Não que isso seja sinônimo de talento, mas não dizem que a MJ foi criada pra ser a personagem mais bonita da Marvel?

Infelizmente, a Kirsten Dunst não deve estar se cuidando muito. Mesmo sofrendo com o seu namoro e sua carreira, ela não deveria parecer tão acabada. Parece ter uns 10 anos a mais que o Peter… Fica estranho. Talvez, esse seja o único defeito do filme… Só que não é culpa de ninguém. Só dela. =]

Outra coisa que gera muita discussão entre os fãs é a participação de Flynt Marko na morte do Tio Ben, lá no primeiro filme. Meu amigo Carlos, do Delfos, não gostou nada dessa tentativa de fazer com que o Homem-Areia e o Homem-Aranha tivessem um passado. Realmente, ela podia muito bem não ter sido contada. Mas será que o antagonismo natural desse vilão, que vive mudando de lado, faria algum sentido para quem assistisse ao filme? Pra mim, sinceramente, esse não é um problema. Na verdade, entra no quesito “parecido com quadrinhos”. Quantas vezes você não leu uma coisa que, em um balãozinho apenas, mudou totalmente? Por que será que existem tantas Terras, tantos universos, tantas crises e guerras civis? Concordo que é uma visão Pollyana da história, mas convenhamos… É divertidíssimo. =]

E já que comecei a falar do Homem-Areia, deixa eu citar um outro defeitinho: ficou tudo muito Hulk. Desde a maneira com que foi transformado aos efeitos utilizados. Eu esperava alguma outra coisa… Mas também é só isso. O personagem está muito bem interpretado por Thomas Haden Church.

Outro personagem muito bem interpretado foi ele: Eddie Brock. Muita gente discutia se a escolha do Topher Grace tinha sido acertada. Afinal de contas, ele era o Eric de That 70s Show e agora viveria o principal vilão do Aracnídeo. Eu entendo vocês, fanboys… Mas não será dessa vez que terão o que reclamar dele. Pelo menos eu acho. Afinal, se até Sam Raimi foi convencido a colocar o vilão (que, pra ele, não tinha nada de humanidade) e no final gostou do que viu… =]

Antes de ter contato com o Simbionte, o fotógrafo se mostra um verdadeiro filho da puta. Procurei, mas não há outra maneira de descrevê-lo. É isso mesmo. Não é daqueles vilões que fazem de tudo pra atrapalhar o herói… Ele é aquele que a gente chama de Anti-Herói, Antagonista… Não exatamente um vilão. O mocinho se dá bem independente dele, e toda a treta gira em torno disso, até que o nosso querido vilão resolve pedir a Deus para que Peter Parker morra.

A resposta vem do céu, mas não de Deus. Quando o Aranha começa a perceber que, apesar de causar uma sensação boa, o Simbionte está fazendo dele alguém que não é, ele luta para que aquela gosminha preta saia dele… Descobre o sino, consegue se livrar. Ou não, já que ela vai direto pro Eddie… E surge o Venom. Por mais estranho que isso possa parecer, é lindo. Mais uma vez, os fãs não terão do que reclamar. Insano, forte e linguarudo, exatamente como tinha de ser. Talvez devesse manter mais a sua cara feia, mas tudo bem. Isso contribui para que aquele bicho seja pouco usado no filme. Mas não, isso não é ruim. Sabe aquela coisa de mulher de biquini ser mais interessante do que uma nua? Eu sei que essa é uma alegoria PÉSSIMA, mas você entendeu.

E o Duende? Bom, eu não chamaria de Duende. Ele não chega a ser um e também não chega a ser exatamente um vilão. Sam Raimi resolveu lembrar aqui a história do Duende Verde original, ao deixar o Harry Osborn (James Franco) desmemoriado. Mais uma vez, ótima saída para a história… Você vai entender. =]

Aí, chegamos a mais um ponto criticado e discutido: a quantidade de vilões. Não chega a ser nenhum Batman Eternamente ou Batman & Robin. Os vilões não estão ali pra participar de uma fanfarra do Mal. Em Homem-Aranha 3 todos têm a sua parte na história muito bem contada. Não ganham uma análise psicológica profunda, mas não precisa. O que a gente tem que saber a gente sabe.

Enfim… Homem-Aranha 3 está aí. O filme mais caro da história do cinema é um desfecho perfeito para uma trilogia que conta o surgimento do Maior Herói de todos os tempos. Não deve demorar muito pra cobrir o prejuízo e com certeza baterá recordes, quem sabe superando Titanic nas bilheterias. Talvez. Mas, sinceramente? Nada disso importa.

Por mais que você tenha de gastar dinheiro pra assistir ao filme, por mais que Sam Raimi esteja ficando milionário por conta dele, a experiência de assistir a essa obra-prima supera tudo isso. Você sai apaixonado por uma história contada por um cara ainda mais apaixonado por essa história e seu universo. Como a MJ faz questão de lembrar, you”re such a nerd. E, como diz Stan Lee (no filme, inclusive), “nuff said. =D

Comentários
Já são 119 sobre esse post -- até agora

  Birimbeto

Cara… tô começando a ficar MESMO cada vez mais ansioso pra ver esse filme… gostei do primeiro, Borbs, mas acheio o segundo simplesmente fantástico! Pelo visto, esse terceiro promete mesmo. Mas, só uma dúvida: esse arco de histórias acaba nesse filme (não da forma patética como foi em X-3, pelo visto), ou dá um pézão pra um quarto, quinto, sei lá quantos filmes depois? Não que eu não queira mais filmes, mas contanto que tenham razão de ser, e não apenas pra lucrar com o nome, como nós sempre pregamos por aqui, né não! :D
Abráss!!!

3 de Maio de 2007 às 7h11
  Bilu

Cara pra superar o titanic teria que ter uma musica insuportável

3 de Maio de 2007 às 8h39
  Andrey

Pow, o Borbs nao coloco o ” Judão recomenda” no fim da matéria… será q vale a pena ver o filme???

Hehehe, brincadeiras a parte já comprei meu ingresso pra meia noite e um de hj… já andei lendo MUITO sobre homem aranha e muitas HQs dele nos últimos tempos… Só posso dizer q quer DEMAIS ver esse filme…

OBS: Infelizmente a vontade de ver homem aranha nao é maior a que eu senti de ver 300. isso porque THIS IS SPARTA!

3 de Maio de 2007 às 9h18
  Bart 182

É exatamente isso que eu quiz dizer com “críticas que vem da emoção sentida”, sem demagogia de falar bonito, ou citar termos técnicos!… “O cara é um Filha da P*ta”… é disso que eu to falando!…
Passar a emoç~~ao que vc sentiu no filme pra quem tá lendo sinta o mesmo… se for coisa boa, ficamos empolgados para ver o filme… se for uma bosta, já broxa na hora… animal…!!!

Vcs deveriam investir futuramente numa revista no perfil do site… Cada um com uma coluna, fazendo matérias especiais… iria ficar animal colocar o nome “Judão” numa revista… Eu leio esse site desde a gênese… e cada ano fica melhor…

Pensem adiante..!! talento e vontade tem de sobra… o Renan escrevendo aqueles artigos… criticas do borbs… tudo aí! Guto…
animal…
abraço…

3 de Maio de 2007 às 10h14
  Pavezi

“[...]por mais que Sam Raimi esteja ficando milionário[...]”

Um erro na frase: Sam Raimi já caga dinheiro já faz um tempo.

Muito boa a crítica!

Abraço!

3 de Maio de 2007 às 10h55
  Innukchuck

Berimbeto, aqui se encerra o arco de ”Poder e Responsabilidade” do Peter Nos cinemas.

Quando for feita a Próxima adaptação, veremos o Nascimento de Um Arco completamente Novo.

Assim, minha idéia para um quarto Filme:

”Após enfrentar a Ameaça Tripla do Homem-Areia, do Novo Duende e de Venom, Peter Parker se encontra em uma confusão: Escolher entre a Snsual Mary Jane Watson e a Charmosa Gwen Stacy.
Enquanto Decide, Peter descobre que sua Tia May está morrendo de uma doença degenerativa, e seu mundo cai. Tudo deixa de importar, e Peter acaba perdendo seu emprego no Clarim Diário.
Suas Notas despencam e seus amores se cansam dele. Tudo está mal. E Vai Piorar.
O Inventor Sexagenário Adrian Toomes descobre, após ser despedido, que um inovador aparelho eletromagnético desenvolvido por ele está sendo vendido por seu sócio, Gregory Bestman, sem ue ele receba Nada. Irado, ele aprimora uma Armadura tecnológica alimentada por um gerador magnético que lhe dá o Dom de Voar e assume o Manto do Abutre. Quando ele e o Homem-Aranha se envolvem em um confronto, O Eletricista Max Dillon acaba sendo atingido pela explosão de Um dos Aparelhos de Adrian e ganha poderes elétricos incríveis. Manipulado por Adrian, ele assume o Nome Electro e se une ao Vilão Voador para destruir o Cabeça-de-Teia de uma Vez por todas!”

3 de Maio de 2007 às 10h55
  Fernando

Nussa, q sinópse comprida huahauhahu

tinha q ficar mais uns 10 anos sem filme do aranha e voltar comemorando os 10 anos da antiga triologia hauhauhaua.. (onde será q eu já vi isso ?) pq 20 é mta coisa pra ficar sem aranha…

tomara q ele feche bem essa história do Aranha

3 de Maio de 2007 às 11h23
  A@A

Sou um dos sortudos que vai assistir hoje a noite!
YEAH!!!

Mal posso esperar, ainda mais depois de ler essa incrível resenha do Judão!

3 de Maio de 2007 às 11h42
  Sandro Mauro

Cara, não ligo muito pra essas críticas , principalmente a do Omelete. Eles parecem analisar demais o filme e esquecem que o filme é apanas um filme de ” herói em quadrinhos”. Que se dane as críticas negativas do filme e seus concorrentes, como o filme do pirata BOIOLA e o do ogro verde com suas crises matrimôniais. O que importa é que o Aranha é um filme que emociona e vale a pena ver e rever. Valeu e ótima crítica!!!

3 de Maio de 2007 às 12h31
  Pr0x

Eu andava tão empolgado mas li tanta crítica negativa que desempolguei.
O Judão foi um dos poucos que eu resepeito que gostou.

3 de Maio de 2007 às 12h36
  Allan

Por mais que o Omelete critique os filmes de uma forma mais tecnica, eles não estão inventando nada. Na maioria das vezes, tudo o que é apontado está lá sim no filme e eu não duvido que isso aconteça no Homem Aranha 3. Borbs nessa resenha mesmo apontou alguns erros que apontaram por lá também, sendo que os caras dão uma maior importancia a essas falhas… Prefiro esse tipo de resenha aqui do Judão, porém não acho que o Omelete esteja “errado” nas falhas que eles apontam…

3 de Maio de 2007 às 13h37
  Ronei

Ainda acho que bastava tingir o cabelo da Liv Tyler de vermelho. Teríamos a MJ.

3 de Maio de 2007 às 13h50
  JNeto

Depois dessa Crítica, não perco o Filme por nada!!!!

3 de Maio de 2007 às 16h30
  Breno Burrego

Estou ansiosíssimo para ver o filme! =D

Agora, apesar de ter 15 anos, sou um leitor assíduo de quadrinhos, que graças a meu pai pude ler tudo relacionado aos grandes(e pequenos também) ícones dos quadrinhos, digo que “o principal vilão do Aracnídeo” é uma grande blasfêmia!!!
O Venom é um personagem que até tem importância, mas que é supervalorizado pelos fãs que começaram a ler o Cabeça de Teia quando McFarlane e ele estrearam.
Nunca que um filha da mãe vai tomar o lugar do Duende Verde…

De resto, ótima crítica =D

3 de Maio de 2007 às 17h09
  Judonildo

Bater Titanic ficou uma tarefa quase impossível..
Dá uma olhada na lista das maiores bilheterias de todos os tempos:
http://www.imdb.com/boxoffice/alltimegross

3 de Maio de 2007 às 17h47
  tiago

puta q pariu borbs assim vc me deixa doido pra v o filme
até parece q vc escreveu chorando d tanta emoçao
e puta q pariu….nos 2 anos q açesso o judao nunca vi uma resenha tao grande
muito boua essa critica
e depois do q vc viu vc acha q transformes vai bate homem aranha 3?

3 de Maio de 2007 às 18h08
  john

caramba… borbs, apenas aceita rapaz… você é um EMO.
EMO mesmo, com caps lock.
leia tudo q vc escreveu e chegarás a essa terrível conclusão.

EMOzices a parte, gostei. vou assistir essa porra.

3 de Maio de 2007 às 18h38
  Rodrigo

Quase ninguém gosta do Titanic, mas eu sim! Eu amo o Homem-aranha também, mas bater o Titanic… nem o Senhor dos Anéis foi páreo, acho difícil! Olhem a sifra de Titanic $1,845,034,000, agora vejam a do 2º lugar que é O Retorno do Rei $1,118,900,000! Mas tomara que o aranha ganhe seu lugar de destaque!

3 de Maio de 2007 às 21h17
  WAYNE

SERÁ QUE BATMAN THE DARK K. SERÁ MELHOR?????

3 de Maio de 2007 às 23h04
  flutricolor

acabei de ver o filme
fantastico
realamente sam raimi se superou

3 de Maio de 2007 às 23h06
  Luiz Adrenalina

@Judonildo
Esse é só dos EUA, cara.
No mundo todo o ranking é:

1. Titanic
2. Senhor dos Anéis 3
3. Piratas do caribe 2
4. Harry Potter 1

@WAYNE
Cara, eu já considero Batman Begins o melhor filme de quadrinhos de todos os tempos e um dos melhores filmes que eu já vi na vida… então imagina a continuação com o Coringa.

@Rodrigo
Titanic é imbatível, quem bem lembra a época, sabe que pessoas do mundo todo iam ver o filme por meses, pessoas de todas as idades. JAMAIS um blockbuster que nem Homem-aranha vai chegar perto disso, pelo menos nos próximos 10 anos pra mais.

Tô indo ver o filme sábado. Se for ruim… MONTINHOOO NO BOOOORBSS!!!!!!

3 de Maio de 2007 às 23h49
  Alex

cabei de chega da pré-estría o filme é legal mas não é tuuuuuuuuudo isso não hehehe
tem passagens engraçadas e eh legal mas achei algumas coisas muito forçadas e ele muito “corrido” sei la parece q td vai passando rapido d+ apesar do filme ser longo… e outra nao era 4 vilões??? Só aparecem 3 a não ser q vc conte o simionte (é assim que se escreve?) como o 4º ou o Dr.Connors que futuramente vira o Lagarto AUEheuAUhAUE sei la o filme é bom MAS eu n axei td isso nao =P

4 de Maio de 2007 às 2h47
  Alex

P.S. As cenas do Peter quandota com a Roupa preta por baxo da normal vc se mata de ri AEUHueahueaEA fora o cabelinho EMO dele fico FODA AEUHueaHUEAHAU

4 de Maio de 2007 às 2h51
  Leandro cinema

Ola acabo de sair da sala do cinema a onde trabalho…..e só tenho uma coisa a dizer esse filme vai me fazer trampar muito……sou projetista e faz um bom tempo q não vejo 4 salas lotadas pra uma Pré as 00:01…pelo menos não aki na Baixada Santista a onde moro……o Filme é otimo, efeitos perfeitos, atores sem comentarios…..só uma coisa não me agradou o simbionte chegado na terra….mais isso passo pela kalidade total do filme……bom vão ver no cinema, tai uma grana bem gasta no fim de semana….rs

4 de Maio de 2007 às 3h23
  1N73RC3P70R

Esse Borbs assistiu o filme de porre, não é possível!
Adoro o Aranha, mas discordo plenamente do que disse!

O HA1 é quase perfeito, muito bom! Só pecou no uniforme “Power Rangers” do Duende e naquela cena boboca do pessoal jogando no Duende tomates, cebolas, etc na cena da ponte.

O HA2 é P-E-R-F-E-I-T-O!! Não mudo uma vírgula do roteiro!! Emocionante a cena da Tia May falando sobre o que um herói significa!! FILMAÇO!!!

Já o HA3 é o pior de todos!!!
Melhor da série??? Fala sério! Vc tá louco!
Tudo bem: o filme tem ótimas cenas de ação, e os efeitos especiais são incríveis.
Mas o roteiro é uma B-O-M-B-A!!!
As idéias são jogadas de qualquer jeito na tela! E as coincidências são muito idiotas, chamando a gente de trouxa! E a idéia de reunir vários vilôes na trama É RUIM SIM!! Não a idéia em si, mas sim o modo como foi escrito!

Nem dá pra ficar citando/explicando tudo aqui tamanho é o absurdo do que foi feito. Quantas bobagens (meteorito, as várias coincidências, etc) e quantas coisas legais destruídas (Gwen Stacy, explicação da morte do Tio Ben, etc.)!

Dá vontade de chorar ver idéias boas desperdiçadas num péssimo roteiro…

4 de Maio de 2007 às 4h19
  Innukchuck

é verdade que tem uma cena após os Créditos em que o DR. Connors faz alguma coisa no Laboratório e vemos a Sombra do Lagarto atrás dele?

4 de Maio de 2007 às 8h30
  Bart 182

Será que tem alguma coisa do lagarto nesse filme mesmo??
Olha a entrevista do ator…
http://youtube.com/watch?v=ZpoCZfzxXsE

4 de Maio de 2007 às 9h30
  quinto

ansioso pra porra pra ver esta pelicula

4 de Maio de 2007 às 9h52
  A@A

CARALHO!!! *__*

“Borbs”, essa foi de longe sua MELHOR crítica de um filme!

Assisti Homem-Aranha 3 na pré-estréia e concordo com TUDO que você escreveu! Assino em baixo mesmo!

Foda o filme, muito foda!

4 de Maio de 2007 às 9h56
  A@A

Piada “interna” para quem viu o filme:

EMOOOOOOOOOOOO!!! Hahahahahaha
Mas é um emo que comanda MUITO!!! Hahahahaha

E de boa… GWEN STACY é LINDA DEMAIS!!!
A Mary Jane não é nada quando as duas ficam lado a lado!

XD~~~~~~~~

4 de Maio de 2007 às 9h58
  mchiareli

titanic foi superado a tempos…..

4 de Maio de 2007 às 10h13
  Borbs

@Innukchuk
Nossa, não! Pelo menos, não na exibição pra imprensa (fiquei até desligarem o projetor). =D
Se alguém vir me avisa que eu vou pro cinema de novo. =D

@Bart 182
Só o Dr. Connors aparece, nada de mais. =D

@A@A
EMO! Você viu que ele até abaixa a franjinha, né?! HAHAHHAA! =D
GWEN EU TE AMO! =D

4 de Maio de 2007 às 10h15
  Sandro Mauro

Calma pessoal, é só um filme de super-heróis. Que se dane as críticas sobre o filme. Assisti o filme e ele é DDDDD+++++!!!!!

4 de Maio de 2007 às 13h06
  Carlos

Assisti ele ontem na pre-estreia e discordo totalmente da parte do ´melhor filme de super herois´
O filme é divertido e nao chega a ser ruim mas tem coisas absurdas e piegas como o final novela mexicana

E como era de se esperar, o venom aparece so no final

4 de Maio de 2007 às 13h19
  Carlos

emo + evil maskara = homem aranha

4 de Maio de 2007 às 13h20
  Serafah

Melhor filme???? Tá loco?

Eu gostei dos dois primeiros, e esse terceiro me desapontou muito.

Fui na pré estreia ontem a meia noite. Saí do cinema disapontado.

O Peter vira um EMO no filme. Ou melhor. Um EMO dançante.

O Harry fica todo deformado. Só faltava pra ele uma corcunda e uma catedral em Notredame!!!!

Venom mal aparece e qnd aparece naum eh nada de mais.

Fiquei bastante triste quando saí do cinema. Conseguiram estragar um filme que tinha tudo pra ser o mais legal da série.

4 de Maio de 2007 às 14h12
  Avi Arad

DECEPÇÃO.

Poderia ficar aqui o dia inteiro, mas não compensaria a decepção de ver um diretor esculhambar sua própria série ainda por cima com o aval dos fãs…

É claro que adaptação nunca prima pela fidelidade extrema. Até aí tudo bem…mas é impossível falar que esse filme é bom. A sala inteira riu nas partes erradas, pelos motivos errados, e lá pelo final ninguém tava dando a mínima para as cenas de ação.

Os diálogos são péssimos, as ‘coincidências’ beiram o ridículo ( surgimento do Homem De Areia, relação Peter/Gwen, o PATÉTICO surgimento do simbionte, etc,etc,etc.),sem falar que o que deveria ser o episódio mais sombrio da série vira uma patetada sem fim…a cena da ‘dancinha’ do Peter Parker parece saída do O Máskara, não um herói em conflito com o seu lado negro.

ô Sam Raimi, tudo bem que você disse pra todo mundo que não gostava do Venom, mas não precisava esculhambar o personagem, né? Aliás, é impressionante ver como TODAS AS TRAMAS INICIADAS nos filmes anteriores foram destruidas sem piedade…aliás, parecia sentimentalismo barato, episódio de Barrados No Baile, de OC…ridículo.

HA3 é sim, o pior filme da série, e mais um abacaxi na coleção da Marvel…vamos ver agora a palhaçada que vão aprontar no FF2…e de uma vez por todas, eu gostaria de saber quem foi o executivo de estúdio imbecil que pensou que um Peter ‘Emo’ seria uma boa idéia…..MAU, MARVEL, MAU!!!!

4 de Maio de 2007 às 17h48
  tiago

borbs me fla uma coisa
só pelas cenas d ação o filme ja vale???

4 de Maio de 2007 às 19h24
  mordred13

o Peter-emo ficou assaz engraçado… pena q sai com a sensação q todas as cenas ficaram curtas demais… se o filme tivesse tres horas de duração eu daria nota 10, pois a história foi bem bolada e tal…

4 de Maio de 2007 às 19h28
  Victor

FODA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O melhor filme de super-herois c ctz .
Soh a luta final jah vale o ingresso

4 de Maio de 2007 às 19h58
  Ova

Cara, na boa:
HA1_MUITO BOM
HA2_PERFEITO
HA3_Sofrível

Como já foi dito anteriormente, tinha tudo pra ser o melhor filme dos 3, mas acabou um tremndo desastre. Fui na pré- estréia e saí de lá desapontado. Simplesmente não sei o que aconteceu. Acho que foi coisa demais num filme só, a trama foi mau elaborada, não focaram direito nos personagens. As coisas acontecem rápido demais. Tipo, a Gwen Stacy e o Venom nem aparecem direito. PQP. O homem areia virou o Godzila no final do filme, a galera voltou a amar o cabeça de teia do nada e o Harry… O Harry se converteu depois de falar com o mordomo. Pff.
Pra não falar das cenas em que o Peter vira E M O.
Tinha tudo, mas tudo, pra fechar com chave de ouro. Elenco fantástcio, efeito especial do caralho, etc. Mas boto fé que vai ser a cagada do ano.
Ai ai… Fazer o quê.

Ah,
e só pra irritar a galera:
MJ > Gwen Stacy

4 de Maio de 2007 às 20h50
  Caio

Esse filme mostra como q deve ser feito um filme sobre super-heróis!!!Em nenhum momento do filme o Sam Raimi perdeu o controle sobre as cenas….tem as paradas nos momentos certos e as cenas d ação mto bm encaixadas!!!
E realmente o Eddie Brock morre…dah pra ver os osssos dele…e eu vi esse final 7 vezes hj, jah q eu trabalho n ciena!!^^
Mas tm um pedaço da Simbionte?! q sobrevive….akele q o Dr.Connors esta analisando!!!

Mas tezãããooo md filme!!!!!
cm ctza o melhor dos 3!!!

4 de Maio de 2007 às 20h53
  V_LOST

Certo que sim pra quem viu: MUITO EMO! aquela jogadinha de franja pro JaMeson e as
danhcinhas na rua comandaram. filme demais, com muitos pontos altos, principalmente os
de humor. heheh

como disseram acima, tive a sensação se que o filme foi muito corrido. destaque para a atuação
do James Franco, que na minha opnião está impecável. =DDD a Gwen apaga a Mary Jane total. o beijo, hein, ahh o beijo! hahahaha.

vo ve denovo!!! cinema é tudo de bom!

4 de Maio de 2007 às 21h26
  Tadeu

Cara fala serio, que filme ruim.

Não é possivel que seja a mesma equipe do primeiro e segundo.

Simplesmente ridiculo, não tem historia! é um apanhado de situações exageradas com cliches de ensinamento.

Que não venha o homem aranha 4.

4 de Maio de 2007 às 22h23
  :D

BORBS SEU GORDO!!!!!!!!
VC FALO Q O VENOM MOSTRAVA A LINGUA
FIQUEI O FILME INTEIRO ESPERANDO A LINGUA !!!
E CADE??????????????????????
ELE SOH ABRIU AKELA BOCA ENORME NEM POIS A LINGUA PRA FORA PQP!!!!
C ELE NAO VOLTAR COM O CARNIFICINA NO PROXIMO FILME VO MATAR OS PRODUTORES!!!!

4 de Maio de 2007 às 23h09
  reck

HOMEM-EMORANHA!!!!
O mais legal do filme é o AREIA
…. o filme é legal, mas podira ser MUUUUUUUITO melhor… Porra, mataraum o venon!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O VENON, num tipo…… qq otro vilão, o veeeeeenon!!!!
ahhh mano….
bom, assiste que vale a pena, mas num vai muito empolgado!

4 de Maio de 2007 às 23h50
  ^^

Mas ainda existe akele pedaço q tah cm o Dr. Connors!!!!:)
filme perfeito!!!
nota 10

5 de Maio de 2007 às 0h43
  Gusta

achei bem foda o filme
mas… o Duende amigo do Homem-Aranha??? Que porra é essa??? Eles são inimigos mortais até depois q nao sobrou nenhum duende vivo.

tirando isso achei muito bom… nota 9,9 =D

5 de Maio de 2007 às 1h58
  Thiago

Ótima crítica

E até onde me lembro o nome Venom não é utilizado em nenhum momento do filme e isso foi o mais legal.

É realmente o melhor filme do Aranha, mas ainda tenho minhas dúvidas se é a melhor adaptação de quadrinhos… pode ser a segunda, pode haver um empate… sei lá

5 de Maio de 2007 às 10h00
  Thiago bsb

puxa… primeira vez que vou discordar de uma crítica de vcs, não gostei do filme (apesar das partes de comédia serem ótimas) mas o resto :(

só espero que piratas não me decepcione também

5 de Maio de 2007 às 10h49
  Spidermaniaco

o filme nao chega a ser ruim, mas com certeza esta bem inferior aos 2 primeiros. eu axava q o peter EMO seria a pior coisa do filme, mas ao ver aquela dancinha, todos os fas do aranha ficaram envergonhados…
pra mim, se salvaram jj jameson (de novo!) bruce campbell (de novo!!) gwen, venom, e homem-areia.
as cenas de açao dicaram muito legais, mas o roteiro… q tristeza…
parece q o filem padeceu do msm mal da trilogia x-men: o primeiro foi muito bom, o segundo perfeito, mas o terceiro se concentrou demais na açao e se esqueceu do principal: a historia!
sam raimi poderia ter fechado com chave de ouro a trilogia do homem-aranha, mas vamos dizer q ele fechou com chave de prata.
uma pena…

5 de Maio de 2007 às 16h49
  Bart 182

Vcs tçao ficando loko!!!

Ele finalmente acertou a mão!! tem a dose exata de homem aranha e peter parker no filme…!!! cada personagem enfrente seu dilema pessoal!! um filme com muita historia!!… mas é aquela famosa historia, de que os uber-dork-fans preferem um filme cego, recheado de pancadaria.. típica cultura-ignorancia!! um filme comom o terceiro, cheio de conteudo!!… vcs tão ficando loko… aconteceu a mesma coisa com superman returns… ja era de se esperar que alguma minoria tivesse uma opinião tão patética como essa…

concordo em grau, numero e genero com essa critica…

obvio que o venom não tem tanto destaque, afinal, o filme é feito pra encerrar o triangulo peter-harrry-MJ… após isso, ele deixa pontas soltas sim para uma futura sequencia…

incluindo até o Pai da Gwen!! o Capitao Stacy!… todos os elementos dos quadrinhos estão lá, para ser trabalhlados numa eventual sequencia!…
Duvido que o venom morreu…
e ainda duvido que ele não namore a gwen…

e ah.. a dancinha que ele dá é animal… muito engraçado…

5 de Maio de 2007 às 18h48
  Malfeitor Malvado do Mal

eu queria possuir a Gwen Stacy

ai caramba =D

5 de Maio de 2007 às 20h06
  HF MILHO

O Filme eh beleza, nenhuma reclamação, vcs reclamam da duração por ser curto, mas eh curto pq o filme eh bom d+!
O lance do povo amar o Aranha, eh tipo se o aranha existisse realmente, nos quadrinhos ele é odiado, mas se d verdade ele existisse, seria da maneira q eh mostrada no filme, qm vai soh pra ver o venom, vai se fuder, a cena dele despecando do predio em contrução, socando o Aranha, jah tah d bom tamanho pra mim huahuahuahu, e o Duende ficou muito louco, o Sr. Franco realmente deu show!!
Naum espere nunca fidelidade absoluta num filme baseado em HQ, eh impossivel, Sin City e 300 eh outro esquema, saum HQ’s mas naum d super-herois, e o lance do emo, eu sou fã do aranha desde pequeno, leio as historias dele, naum me constragi nem um pouco, ele baixando a franjinha eu me espoquei d rir!!! eu recomendo
A melhor frase eh “Where this guys come from?” hhuhuahuauhahuahu

5 de Maio de 2007 às 20h59
  Rafael

concor do com o bobs e melhor que os dois primeiros bem superior o filme ficou na medida tirando na minha opinião a desnecessaria morte do duende qualquer coisa, o Edie Brock não é tão filho da mãe quento o borbs falou afinal o darkspider-man [conhecido tambem como Emo revoltado] acaba com a vida do cara também acho que a simbiose não morre nem o edie Do resto o filme e bem legal engraçado com as partes em que o homen aranha podemos dizer esta mais feliz o Sam raimi acertou em fazer esse filme concerteza o melhor filme da super herois que eu já assiti

5 de Maio de 2007 às 22h42
  Sandro Mauro

Assisti 2 vezes na estréia e vou assisti novamente no domingo. O filme peca no roteiro, mas vale a pena ver o Homem - Aranha quebrar TUDO!!!! Então, pra quê ficar analisando demais o filme? Vá e curta o filme mais animal do Cabeça de Teia. Que vanha o 4º filme, com lagarto, é claro.
Ah!!! Quase esqueci, o filme tirou o título do filme do pirata BOIOLA de melhor estréia no primeiro dia….59 MILHÕES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

5 de Maio de 2007 às 22h45
  PC

Eu acho que ao invés de “Homem Aranha 3″ o filme devia se chamar “Peter & Mary”, ou algo assim. A crise do relacionamento deles parece ser o evento “maior” do filme, ou pelo menos o que ocupa o maior espaço.Tem menos partes de ação do que nos filmes anteriores, até porque tem muita história pra ser contada. Eu até não me importo com ausência de pancadarias, ainda que as esperasse num filme do tipo, mas a criançada e a galera que foi assistir sem saber lhufas dos quadrinhos pode não ter gostado… e com tanto assunto a ser mostrado algumas coisas ficaram meio corridas, a ligação entre Peter e o Homem-Areia ficou meio com cara de forçação de roteiro, e o segredo do mordomo do Harry então… se ele gostava tanto assim do patrão porque não contou aquilo antes pra ele? Harry ficou bem descaracterizado em relação aos quadrinhos, contrariando o que era um dos pontos fortes dos filmes do Aranha. A parte do Venom ficou legal, mas muito espremida no final. As cenas do Peter Emo dançando na rua ficaram John Travolta demais, cômicas na medida errada. Enfim, não digo que o filme seja ruim, ele apenas tentou desenvolver mais os personagens e deixou um pouco de ser “pipoca”, no sentido descompromissado do termo… no mais, as cenas de ação que existem são excelentes e a Gwen é linda!

5 de Maio de 2007 às 23h51
  Bruno Henrique

Destaque pra black (hazel?) smoke do lost e a imitação de tony manero

6 de Maio de 2007 às 0h25
  SERGINHO

PORRA ESSE FOI O PIOR FILME DA FRANQUIA DISPARADOOOOOOOOOO
CONSEGUIRAM ESTRAGR O HOMEM ARANAH
PORRA O FILEM VIROU UMA PIADA…
NADA HAVER CUM NADA…COMPLETAMENTE DIFERENTE DA HISTORIA EM QUADRINHOS PU DO DESENHO
SOH GOSTO DESSE FILME QUEM EH QALIENADO NO ASSUNTO HOEMM ARANHA[]
TINAH MAIS PIADA NO FILEMQ AÇAO
A UINICA COISA Q SE SLAVA NESSE FILME EH O FINAL

6 de Maio de 2007 às 2h34
  Bela

Muito dramático pra um “Homem-Aranha”
Acho que não valeu todo o dinheiro envolvido na produção =~~

6 de Maio de 2007 às 9h42
  Thiago

Affe… fui ontem (sabado) ver HA3 e realmente: esse é o mais fraco de todos.
Roteiro chato, personagens chatos…
Claro, as cenas de ação e os efeito estao mto bem feitos (so faltava com todo o dinheiro que tiveram fazer uns efeitos de merda) mas o filme nao empolga.
É tudo mto rapido, nao da pra se envolver com nenhum personagem (com exceção talvez do Homem de Areia)… enfim, fica bem atrás do 2º, por exemplo, que faz a gente sair do cinema com aquela sensação de: que filme foda, quero ser o Aranha!
Uma pena, realmente…

6 de Maio de 2007 às 11h40
  Alvaro

Simplesmente um otimo filme, soh achei que o Venom poderia aparecer um pouco mais e podia tambem ter todo aquele lance de “nos somos Venom” “nos vamos te matar, “nos isso e nos aquilo”.

Mas realmente uma obra prima, curti muito o Uniforme do Harry, achei sinistro beeeem superior ao pijama do nosso amigo Osborn no primeiro filme.

Foi foda, simplesmente foda.

P.S.: Alguem reparou que o professor do Peter nao tinha um braco? Hmmm, parece familiar? Muito suspeito…

6 de Maio de 2007 às 14h03
  Alvaro

E tem gente ai reclamando que mataram o Venom, mas velho, ele tmbm matou o Duende, o Doc. Ock, o Homem Areia e o Harry… Quer dizer, nenhum deles morre originalmente mas isso nao eh um seriado de TV!!! Nao pode manter td mundo vivo ai, ia ficar estranho, mas talvez nao fosse nessecario matar o Eddie Brock.

6 de Maio de 2007 às 14h07
  Rodrigo P. Ghedin

O comentário do 1N73RC3P70R foi o melhor, e conseguiu reunir com excelência a minha opinião geral sobre a trilogia. Homem Aranha 3 é uma bosta

Agora, o mais revoltante é ler, aqui no Judão, a frase “é o melhor da franquia”. Francamente… Se o Borbs não curte quadrinhos, dê a pauta para o Ren4n, ué. Acharia muito mais interessante uma crítica dele, que é especialista no assunto, do que a do Borbs, que acaba parecendo essas que a gente lê em blogs frescos, inclusive com todos os exageros, hipérboles e etc.

E só para encher o saco (embora seja verdade): a crítica do Omelete ficou muito melhor que a do Judão :P.

[]’s!

6 de Maio de 2007 às 23h02
  Bart 182

Ainda bem que o filme é tão ruim… pq acabou de quebrar recorde de bilheteria no fim de semana de estreia…

só 148 milhões em 3 dias… http://www.boxofficemojo.com/movies/?id=spiderman3.htm

o filme tem falhas.. sim… mas acho triste a maneira como alguem se apega em detlahes bestas para criticar a obra toda… tem gente que não gosta de emo… e o peter me aparece com uma franjinha.. logo… odeio emo.. peter com franja, logo.. odeio o filme.

enfim… 148… só isso…

6 de Maio de 2007 às 23h30
  Bart 182

O filme é tão ruim que já arrecada em 3 dias, 148 milhoes de dolares, somente nos EUA… mundialmente já arrecadou mais de 375 milhas… quebrou todos os recordes de estréia de todos os tempos… ninguem na frente agora…

é…

7 de Maio de 2007 às 8h52
  Cenourão

Realmente, no começo desmereci a critica do Omelete, fui conferir o filme no sabado, tive que ir em 3 shopings até conseguir ingresso. Todas as seções estavam lotadas. Peguei uma à 00:40. O filme não é de todo o ruim, mas o Sam perdeu o foco. Quis mostrar muita coisa em pouco tempo. O homem areia, coitado, quase chorei por causa da filha dele..Meu Deus..E o Mart Harry Mcfly, voando em seu skate turbinado. Ridiculo. O venom não botava fé, mas o cara tá animal. O ruim é que as cenas são tão rápidas que vc mal consegue ve-lo. O homem areia tomou muito espaço no filme. Um ladraozinho de merda desses, inventaram uma historia para o infeliz nada a ver, e a forma como ele se transformou? Sem comentários. Nem ao menos entendi que maquina era aquela, e pq nao tinha nenhuma proteção também… Teve cenas do filme que até deu nó na garganta, tipo aquela parte que o venom e o areia surram o aranha… Quase gritei “Go, spidey, go!” A gwen, nossa, que gata…dá de mil a zero na surrada MJ. Outra coisa legal no filme foi o dark Spider Man. Se transforma num FDP, faz coisas que quem de nos ja nao pensou em fazer? O venom não morre, o simbionte protege ele na hora da explosão. Dá pra perceber um casulo no meio da explosão. Uma coisa no minimo extranha, como que o aranha, quando tava em casa tirava a roupa negra com a maior facilidade, e na iggreja se matou pra tirar? nada a ver…Mas o filme ate que valeu o ingresso. Deu pra ter o gostinho de ver o Venom em ação. Só acho que ele ficou com uma vozinha meio gay….

7 de Maio de 2007 às 10h02
  hélip

como fa do homem aranha este filme foi um lixo, nao entendo como Sam Raimi conseguiu estragar a imagem do homem aranha. Quizeram por muita ação e pecaram na historia, com erros grotescos.
Em um filme de ação só havia piadas!
Como disse um colega acima so gosta desse filme quem nao conehce a historia do homem aranha.

7 de Maio de 2007 às 10h41
  hélio

So pra lembrar alguns erros quando o meteoro com a simbiose cai na terra..um meteoro atinge mais de 400km/s tah mas eh ficção vamos ignorar que a materia daquele tamanho ao atingir ao solo iriasedesintegrar, mas quando atinge ao solo soh faz “pufff” que nen apaga fosforo na agua afttt… tinha gasolina no meteorito pra pegar fogo daquela maneira? outra cena lastimavel quando o “guindaste loco” esta demolindo o predio e ele vai salvar a gwen esta caindo para o solo divesas partes do predio e ele se atira pega ela fica no solo e nen mostra o que acontece com as partes do predio! acho q elas ficaram flutuando ou quem sabe se desintegraram? e nen mostrou o que aconteceu com o guindaste creio sem certeza alguma que desligaram o guindaste pois nen mostraram quem tirou o pobre do operario de dentro da maquina!
Puta que pariu que merda hein!!!

7 de Maio de 2007 às 10h57
  Antonio

Ai descordo do bobs… O filme e BONZINHO… Mas não é essa maravilha q o Bobs diz ser.
Primeiro filme tem pouca ação.
segundo O EMO-Aranha ficou ridiculo.
terceiro muito bla bla bla de MJ…
quarto muita historia pro homem areia.
quinto ODEIO vilão q no final fica bonzinho…
sexto o aranha é o heroi…mas alem de levar meio mundo de porrada tem q pedir arrego pra vencer os bandidos.
setimo… cliche faz parte do show, mas foi um festival… Bandeira dos USA, enterro com chuva cheio de guarda chuva preeto, mocinhas sempre sendo salvas no ultimo instante.
vilão sendo perdoado e vilão perdoando…

iiiiiiiiiiiiiiiiii….pra mim foi o mas fraco dos tres filmes, e olhe q não sou nenhum fã louco.

7 de Maio de 2007 às 12h47
  Alessandro

Queria muito ter visto esse filme aí que o Borbs viu….. POis o Homem-Aranha 3 que eu assisti foi uma merda, muito ruim.. Saí do cinema triste e decepcionado!

7 de Maio de 2007 às 17h13
  Super

@Alvaro

“Alguem reparou que o professor do Peter nao tinha um braco? Hmmm, parece familiar?”

Isso é ironia ou piada ou o que? Vc sabe quem é o Dr Connors?

“ele tmbm matou o Duende, o Doc. Ock, o Homem Areia e o Harry”

O Areia não morreu rapaz. Preste atenção!

@Borbs

Ação não significa tudo Borbs. Parece-me que sempre que um filme tem muita ação vc esquece do resto.

O HA3 não é melhor que o HA2. Bastava uma reduzida nos personagens e um conto de maior envolvimento com os escolhidos. Talvez uma mudada radical no roteiro ajudasse. Roteiro tipo “Vilão odeia aranha, pega MJ e peter salva depois” tá batido, desde o primeiro.

No caso de filmes sobre personagens de quadrinhos, dê uma chance maior para o Ren4n! A opinião dele tem um maior embasamento.

7 de Maio de 2007 às 17h14
  Squall Leonhart

…Putz…
…Decepção com a resenha desta vez, hein Judão…
…Homem Aranha 3… É MUITO inferior aos outros!!
…Como disse o Alessandro aí em cima… eu queria ter visto o filme que o Borbs viu… Porque o Homem Aranha 3 que eu assisti foi uma merda!!
…Pra começar: A queda do meteoro do simbionte… Putz, que troço ridículo!! Mal feito em todos os aspectos… E já que o assunto é simbionte, o Venom realmente ficou fodão… Mas, o que é o Peter Parker com o simbionte?!? Como fã do Aranha, eu não recordo do momento em que ele virou um EMO nos gibis…
…Pô, o Borbs vê a “emice” nos postêrs de Piratas do caribe, e não repara o quão emo ficou esse filme?!? Aquela jogadinha de cabelo pro J.J. Jameson foi sofrível… E a cena da dança na porta da loja… Realmente, impagável… Eu não paguei pra ver uma merda dessas denegrindo a imagem do Aranha!!
…A parceria com o Harry Osborn foi ridícula… A roupa de Duende Sub Zero do Harry estava ridicula… A conversa do Harry com o mordomo foi horrível… Eles quiseram dar muitas respostas, muitas explicações, em muito pouco tempo… O envolvimento do Areia com a morte do tio Ben foi literalmente empurrada goela abaixo dos espectadores… Somando isso com um excesso de vilões (e a super valorização do “meia boca” do Homem Areia foi bem rinzinha também)…

Não vou culpar 100% o Sam Raimi… Ele fez um bom trabalho nos dois outros filmes (no 2º principalmente, quem manja de Homem Aranha SABE disso)… Acho que dessa vez houveram muitas pressões externas (do estúdio, talvez), e o Raimi teve que juntar tudo aquilo e o resultado foi essa salada - emo ridícula…

Esse é o filme que mais afastou a franquia das Hq’s… Muita coisa boa se perdeu no caminho, e o (pouco) tempo da película definitivamente não foi suficiente para tanta coisa… Superestimaram uns, subestimaram outros… E o resultado final foi deprimente… Um Peter emo, que de Peter não tem nada…

Não vou criticar o Judão, também, né, afinal sou fã do site há anos… Mas acho que o Ren4n é a pessoa mais indicada para esse tipo de resenha… Ao menos ele lê gibis do Aranha, tem mais alicerce para falar do personagem…

Maus, bem maus… O que rendeu a ída ao cinema realmente foi a caneca do Aranha, promoção do Cinemark!! Muito mais legal que o filme!!

Please Ren4n, faça as resenhas de super heróis daqui pra frente!!

7 de Maio de 2007 às 19h28
  Cassio Rubens Zanutin

Não sei o que esse pessoal está reclamando, o filme é muito bom e grande parte da história proriza a vida de Peter Parker que sempre foi o foco de Sam Raimi. As cenas cada vez mais parecidas com a dos Quadrinhos dos anos 80/90, o único problema é que é muita história pra pouco tempo. A cena final indica que a Trilogia se encerrou e que Peter finalmente encontrou a maturidade, como herói e como ser humano. A grande sacada foi a união com Harry Osborn, que como vimos, principalmente no primeiro filme era o melhor amigo de Peter e por causa da vingança pela morte de seu pai havia se esquecido. O legal é quando ser lançado em DVD, assistir os três filmes em sequência, pois ambos tem grande ligação, essa Trilogia que foi feita magistralmente por Sam Raimi. Eu acho que ele não voltará a dirigir mais os filmes do nosso Amigão da Vizinhança pois ele chegou em um estado em que não se tem mais idéias para uma sequência, por isso se ele não continuar, acho melhor não ter mais filmes do Aracnídeo, pois sem ele e o ótimo Tobey Maguire perderia completamente o sentido e quero ver qual Diretor conseguiria supera-lo.
E vocês que estão reclamando dão uma olhada em Batman & Robin de Joel Schumacher, aí perceberam como o trabalho de Sam é ótimo

7 de Maio de 2007 às 19h46
  Sandro Mauro

Rapaz, pra só ficou faltando o famoso final com o ” spidey-flying ” pro filme ficar com um gostinho melhor!!!! Quem se importar com o resto ,vá assistir os filmes do Almodovar, que são um LUXO!!!! O filme tá 10 e ninguém que eu conheço raclamou até agora. Bilheteria é o que menos importa nessas horas. O povo quer se divertir e ver o seu herói preferido surrar os vilões e ser surrado também( como é o caso do Cabeça de teia). Que venha o 4!!!!!!!!!!

7 de Maio de 2007 às 19h49
  Cassio Rubens Zanutin

Saiu uma notícia que vai ter até Homem Aranha 7, só espero como eu disse anteriormente que Sam Raimi continue na série, pois ele é o único consegue criar um tom de veracidade na História do Homem Aranha em outras mídias sem ser os Quadrinhos. Só pra lembrar o pessoal que não gostou do filme, ele é bem parecido com o Período de Histórias do Uniforme Negro até a criação de Venom, então se o filme é ruim, é pq aqueles quadrinhos são de má qualidade, e outro ponto que devemos observar é que esse filme teve grandes influências de vários produtores, principalmente de Avi Arad para inserir o Venom nesta sequência…

7 de Maio de 2007 às 19h58
  Andre

Essa galera que vem com sarcasmo do tipo “o filme é tao ruim que bateu recordes e bla bla bla” esquece de quanta gente votou em George Bush!!!!

7 de Maio de 2007 às 20h53
  Bart 182

Cenourão…

Qdo ele tá em casa, ele tira a roupa qdo quer, pq ele fica somente pouco tempo com ela, logo não deu tempo do simbionte se apegar realmente no peter… Ele usa.. ve que fez merda.. e tira… mas qdo ele leva bota da MJ. do Harry.. se ferra com o Eddie… aí ele coloca o uniforme e num tira mais nem a pau. Aí é onde ele realmente se apega nele… se num me engano tem uma hora que o Dr. Connors pergunta se ele não ficou com nenhuma parte dessa sbustancia, pq ela seria realmente dificil de tirar se ela ficasse grudada por muito tempo ao seu hospedeiro…

7 de Maio de 2007 às 22h07
  Ova

Hmmm cara…
Acho que esse é um dos filmes com maior divergência de opiniões.
Sinceremante, dói fundo ver todos esses comentários negativos sobre o filme, (mesmo porque sou um grande fã) mas concordo com grande parte deles.
Agora, se vier um quarto filme, vou acender um vela todo dia pra não cometerem os mesmos erros do terceiro.
E que Shiloh me ouça! =D

7 de Maio de 2007 às 22h21
  Gama

QUEM ACHOU ESSE FILME BOM SÓ PODE ESTAR NA MERDA!!! PQP!!!

7 de Maio de 2007 às 22h29
  WAYNE

Li em algum lugar….não me lembro aonde, mas…Rumores diziam que as filmagens começaram sem um roteiro concluído. Ao término de Homem-Aranha 3 fica a sensação de que isso realmente aconteceu tamanha a quantidade de absurdos….uéim!!!

7 de Maio de 2007 às 23h02
  AG

Galera, na boa: vou ao contrário do que está escrito aí. Na verdade nem li TUUUUDO, mas o que li já foi totalmente contrário ao que achei. Achei MUITO RUIM esse filme. O primeiro é animalesco, o segundo é legalzinho, e esse terceiro é ruim demais. LOTADO de chavõezinhos de amorzinho só prá adolescente, cheio de nacionalismos, LONGO demais, e sem destaque suficiente para os vilões. Sem dizer que o atorzinho do Peter Parker pagando de um cara mais assustador dá ATÉ DÓ. Na boa, não vale nem o ingresso. Filminho digno de sessão da tarde. Abraços! AG

8 de Maio de 2007 às 8h12
  Adriano

Estou de luto jundo com os verdadeiros fãs do GRANDE HOMEM-ARANHA por este filme! É vergonhoso o modo em que este personagem icone foi tratado nesta película, destruindo simultaneamente o 1º e 2º filme da série, que vinha mantendo um padrão de qualidade de ponta em se tratando de filmes de Hérois no cinema. Ao autor da matéria que elogia o filme, pode-se perceber uma tremenda falta de conhecimento do Heroi Aracnideo, pois nenhum Fã verdadeiro elogiaria sequer um único frame dessa vergonha cinematográfica… que não venha mais nenhum filme do Homem-Aranha por favor, deixe nosso heroi em paz, pois ele não merece!

8 de Maio de 2007 às 11h37
  Borbs

@Squall
Eu não analiso filmes baseado em personagens e suas histórias, pq FILME é uma coisa, livros/quadrinhos são outra. ADAPTAÇÃO. =]

Por isso, não faz sentido uma troca de quem escreve resenha só pq um manja mais de um personagem ou não… Aquela coisa: o filme, pra mim, é legal, INDEPENDENTE dos quadrinhos… =D

De qualquer modo, o Ren4n terá a resenha dele sobre o filme publicada aqui, assim que ele a assistir, do mesmo jeito que fizemos com Super-Homem. =D

8 de Maio de 2007 às 12h54
  Rodrigo P. Ghedin

Borbs, por que a gente lê o Judão? Por que aqui temos (ou tínhamos…) a certeza de ler a opinião de gente como a gente, que curte quadrinhos, filmes legais, material inútil, e tem discernimento para dizer se um filme é bom ou não, independente de ele ter sido fiel aos quadrinhos, mas falando do ponto de vista nerd da coisa. Se eu quiser ler a opinião de alguém “neutro”, que se baseia apenas no fun factor e/ou produção, eu compro a Veja e leio (aliás, a crítica da Veja também é positiva, e também ficou uma bosta).

O que estamos querendo dizer é que o Judão, como o site nerd que tanto proclama ser, tem que se basear nos quadrinhos, tem que ser chato como todo fã do Aranha é, tem que ter esse ponto de vista. Este é o diferencial do site, o que faz com que milhares de pessoas o acesse todos os dias. Se perder isso, aí esquece, o foco do site já era, fecha ele antes que o navio afunde ainda mais.

Enfim, é só minha opinião de fã ressentido :P.

Já falei que Homem Aranha 3 fede?

[]’s!

8 de Maio de 2007 às 13h10
  Borbs

@Rodrigo P. Ghedin
EU não sou neutro ao escrever algum tipo de resenha. NUNCA. Já tá na hora de perceber. =]
Aliás, interessante… Vc é o primeiro cara que diz isso de mim. Digo, sempre me xingam por ser tendencioso e tal… =D

Só que eu me interesso pelo Aranha, CONHEÇO A HISTÓRIA DELE e adoro os filmes. Pra falar de um filme, qualquer um, baseio no que eu sinto. Tanto que é o que falei sobre o segundo: É LEGAL? É. Mas não me fez sentir nada… Foi só mais um filme de ação e, por isso, é o pior de todos. =]

Se eu fosse escrever todas as resenhas de adaptações COMPARANDO, NENHUM filme seria legal. Nunca conseguem adaptar direito… Com excessão de 300 e Sin City, mas aí é outro nível. =D

De qualquer modo, a gente dá todos os pontos de vistas possíveis tanto que, repito, vocês terão a resenha do Ren4n, que é chato pra cacete quanto ao Aranha e não gostou do filme.

Aí vão dizer pra ele que é um absurdo não ter gostado, que ele devia enxergar o filme como um filme, sem comparação, que eu é que devia ter escrito aquilo pq eu TEORICAMENTE sei mais de cinema do que ele e por aí vai. =D

Nunca conseguiremos agradar a todos…
A gente, pelo menos, é honesto com nossos leitores. =]

8 de Maio de 2007 às 13h30
  Anuar Rachid Atihe Neto

Cinco anos, esse foi o tempo necessário para Sam Raimi eternizar na história do cinema não só as aventuras de um super-herói, mas também o drama da vida de um garoto, uma pessoa comum, que poderia muito bem ser o próprio leitor desse texto.

É nesse contexto que se encontra o segredo de sucesso dos filmes do Homem –Aranha, não se tratando de mais um filme de super-herói, recheado de diversas explosões, tiros, mortes, violência e desejo de vingança, trata-se, pois, de uma profunda análise dos medos, anseios, desejos e segredos de um jovem que luta para conquistar o respeito das pessoas e o amor de sua vida.

Ao longo desses cinco anos, Peter Parker foi amadurecendo, controlando seus poderes, superando seus medos e se entregando a seu verdadeiro amor. Porém não foi só o jovem aracnídeo que ao passar do tempo teve mudanças em sua história. Os próprios espectadores de suas aventuras também passaram por transformações. Em um tolo exemplo, a minha própria vida sofreu radicais reformas desde a primeira vez que entrei no cinema assistir “Homem – Aranha – O Filme”, se antes era um calouro do curso de direito, despreocupado com o rumo de minhas atitudes, hoje sou um advogado, tentando me destacar profissionalmente a fim de construir os alicerces de meu futuro.

É inegável. Amadureci. Hoje sei lidar com circunstâncias que até pouco tempo atrás pareciam absurdas, porém, como nosso herói supracitado, ainda suporto situações difíceis.

Assim como eu, milhões de jovens em todo o mundo passaram e passam por essas profundas mudanças. Homem-Aranha é o herói mundano, falível, indeciso, enfim, igual a qualquer indivíduo. Em comparação a uma frase dita por um personagem no segundo filme: “Ele é apenas um garoto, da idade do meu filho”.

Sam Raimi conseguiu explorar essa premissa com maestria, em momento algum da trilogia, o diretor peca ao empreender alguma forma de sentimentalismo exarcebado. Tudo que se passa com o herói tem reflexo em suas atitudes futuras, ajudando a construir Peter Parker como uma figura verossímil.

Pois bem, deixemos de lado as considerações gerais da trilogia e nos foquemos no terceiro filme da trilogia.

Homem –Aranha 3, é sem dúvida o melhor filme da franquia até então lançada. Aqui encontramos Peter Parker habituado e exultante com seu dever de proteger (Tobey Maguire) os inocentes, ao passo que Marry Jane Watson (Kirsten Dunst) mostra-se desestabilizada com sua carreira de atriz.

Quando o Aranha é hospedeiro de uma forma alienígena de vida, seu comportamento agressivo passa a ser seu pior vilão. Diante desse cenário, Peter Parker descobre que o verdadeiro assassino dê seu tio, encontra-se a solta, tendo se tornado o Homem-Areia (Thomas Haden Church) e, juntamente com Venom (Thoper Grace), travarão uma batalha sem trégua com o Aranha. Piorando a situação Harry Osborn (James Franco), jura vingança a Parker, pelo que crê, ser Peter o assassino de seu pai.

No início da projeção somos apresentados a um Peter Parker mais seguro e aparentemente decidido a assumir o papel de herói da cidade de Nova York.

Aliás, os cidadão de Nova York acabaram por eleger o Aranha como o sujeito mais estimado da cidade. Diante da euforia criada em torno do nome do Homem-Aranha, Peter parece não se atentar as aflições de Marry Jane. É a partir dessa omissão desintencional que a relação entre a Senhorita Watson e Peter se perde, provocando uma reação em cadeia, que trará terríveis conseqüências a vida dos personagens dessa fantástica história.

O uso do uniforme negro que aflora os sentimentos mais sombrios de Peter Parker é o grande catalisador de todo o drama que o herói irá enfrentar. Mais uma vez, Hollywood resolve explorar o lado sombrio de seus personagens. Se em “Star Wars – Episódio III – A Vingança dos Sith”, Anakim Skywalker sucumbe ao lado negro da força em razão do medo da perda de sua amada, o mesmo ocorre em “Homem – Aranha 3”, onde Peter Parker, angustiado pela suposta traição de M.J, se entrega aos efeitos agressivos e de satisfação que o uniforme negro traz. Mais uma vez, as mulheres são vistas como o eterno objeto de perdição dos homens.

É interessante como Sam Raimi conseguiu, mesmo nas cenas em que o Aranha se mostra agressivo, dosar humor e drama. As tomadas em que Peter, tomado pelo seu lado negro, caminha pelas ruas de Nova York são risíveis, ao passo que quando nosso herói faz uma visita surpresa a seu ex-melhor amigo Harry Osborn, somos obrigados a testemunhar um duelo com um final dramático.

Porém, o curioso é observar a mudança de comportamento de Peter, uma figura altruísta e bondosa que cede lugar a uma pessoa egoísta, violenta e rancorosa.

No tocante aos vilões do filme, Peter Parker conhece o verdadeiro assassino de seu tio, Flint Marko, um bandido que comete crimes motivado pela necessidade de conseguir dinheiro para tratar as enfermidades que afetam sua filha, circunstancia que Peter desconhece. Em uma fuga, ele acaba sendo contaminado por radiação, daí então se transforma no Homem-Areia. Os efeitos visuais de sua transformação em areia são espetaculares, aliás, a facilidade do vilão alterar suas formas fazem do mesmo um inimigo quase imbatível. Para alguns espectadores não acostumados a esse mundo de fantasia, tal vilão pode se mostrar muito inverossímil, porém deve-se sempre lembrar que se está diante de um filme baseado em HQS, aqui tudo que é inteligente e bem aproveitado, é valido!!

Também somos apresentados a Eddie Brock, fotógrafo que concorre a uma vaga de emprego justamente contra Peter Parker. Ocorre que tal sujeito mostra-se arrogante e narcisista, não medindo esforços para obter suas vantagens pessoais. Mais tarde, Brock é dominado pelo mesmo simbionte que possuía Peter, transformando-se assim no terrível Venom, que infelizmente surge tardiamente na projeção, porém sua participação é imprescindível e fecha o ultimo ato da trama de forma espetacular.

Por fim, o vilão mais interessante da trama é Harry Osborn, que em virtude de um mal entendido, jura vingança contra aquele que um dia fora seu melhor amigo.

É compreensível a motivação de Osborn, pois o mesmo crê que o Homem-Aranha assassinou seu pai, e devido a simpatia que temos pelo personagem, nos vemos aflitos ao acompanhar as batalhas que se passam entre ele e o Aranha, com destaque ao confronto inicial do filme, um dos melhores da projeção.

Não poderia deixar de falar na ultima batalha do filme, onde se reúnem todos os vilões e heróis(s) do filme, o clima de tensão é elevado, os efeitos visuais espetaculares e o desfecho do confronto emocionante.

Quanto ao roteiro do filme, o mesmo é escrito de forma magistral por Alvin Sargent (baseado em estória de Sam Raimi e Ivan Raimi), desenvolvendo uma estória com diversas ramificações, onde cada acontecimento afetará de forma uníssona o destino de seus personagens. A mudança gradual do tom da narrativa é feita de forma natural e espontânea, há uma relação convincente de causalidade entre as atitudes e reações de seus personagens.

Fazendo jus a materialização do roteiro, Sam Raimi fez um excelente trabalho como diretor da trilogia. Desenvolvendo ao máximo cada personagem, permitiu que os espectadores se importassem com o destino de cada integrante daquele fantástico universo. Não nos presenteando com espetáculos gratuitos de efeitos visuais, mas sim, nos permitindo deixar de ser meros observadores para participar “ativamente” daquilo que se está diante de nossos olhos.

Por fim, “Homem-Aranha 3” é um dos melhores filmes de super-heróis já produzidos, e isso não se deve a seu orçamento milionário, mas sim porque trata-se da estória de um certo rapaz chamado Peter Parker.

8 de Maio de 2007 às 14h09
  Rodrigo P. Ghedin

Vá lá, você tem bons argumentos, Borbs. A propósito, o “neutro” a que me referi (entre aspas, inclusive) é no sentido de ignorar os aspectos históricos e característicos do personagem nos gibis. Chamar uma crítica como a sua de neutra é loucura, hahaha!

Entendi sua mensagem. É realmente difícil escrever para milhares de pessoas… Minha reação meio revoltada ocorreu porque vi esta crítica como “a crítica do Judão”, e não como “a crítica do Borbs”. Afinal, a maioria dos filmes é assim, só tem uma crítica, em geral escrita pelo especialista no assunto, e acabou. Agora com tudo esclarecido, aguardarei ansiosamente a do Ren4n.

É como eu sempre digo: “gosto é igual c*, cada um tem o seu”. Não sabia que o seu era tão ruim assim, mas isso é um mero detalhe :D.

[]’s, e parabéns pelo trabalho no Judão (exceto esta crítica, claro :P).

8 de Maio de 2007 às 15h37
  Bart 182

Na sua opinião, a critica dele é uma bosta , vendo o simples fato de que vc NÃO gostou do filme meu camarada… vc queria ver o Borbs descendo a lenha, falando do roteiro, que ele tá Emo demais (aliás, um dos mostivos mais bestas para se criticar), pelo fato de se apegar num detalhe para destruir um filme, e não foi bem assim. Tenho certeza, de que quem gostou dessa critica, adorou o filme, pq as opiniões são as mesmas. Já o Ren4n, odiou o filme, logo, vc gostará da critica dele… Tem muita gente confundindo as coisas… O GIBI de hoje, está um MERDA. “O outro” “Guerra Civil” “Back in Black”.. uma bosta… eu já li e dou minha opinião.. aí, acontece que vem nego que compra o gibi há alguns anos, dizer que não tem nada a ver… que ele não é tão nerd… que a Gwen jamais seria namorada do Brock.. e aí vai… mais é LÓGICO!… Isso tudo tem uma palavra.. ADAPTAÇÃO. Muita gente começou a ler essa merda de historia agora, e acha que não tem nada a ver.. mas esquecem que o personagem já tem anos, muuuuuitos anos…

Lógico… fãs das antigas, que tinham carinho pelos personagens, como a Gwen, não curtiram a ideia dele amarrar Eddie Brock a ela… mas isso já é outro papo.

Para se criticar, tem que se ter um embasamento, e não simplesmente dar um CTRL+C e CTRL + V na critica do omelete e vir metendo a banca… já vi vários casos acima…

mas…

que venha o 4,5,6.

8 de Maio de 2007 às 17h12
  Alessandro

Acho que gosto é gosto, cada um tem o seu e pronto, pessoal…..
Não devemos impor nossos gostos com a intenção de que nós somos os certos. Eu, por exemplo, não gostei do filme. Fiquei decepcionado com o resultado final. Mas essa é a MINHA opinião. Eu não estou certo nem errado, apenas não gostei..

Não é por causa da “adaptação”. Coisa muito pior já aconteceu nos quadrinhos (o exemplo máximo é a terrível história dos filhos da Gwen com o Norman). Portanto, não me incomodou o fato da Gwen do filme ser namorada do Brock e outras coisas do gênero. O que me incomodou foi ver que o Sam Raimi não conseguiu captar a ESSÊNCIA dos personagens tão bem como ele já havia feito no - esse sim PERFEITO - Homem-Aranha 2.

Mas, enfim, respeito a opinião de quem gostou, juro que queria ter me empolgado tanto quando o Borbs e, o principal, continuo fã do Aranha.

Inclusive, fã do Aranha já tem a fama de ser sofredor mesmo, né?? hehehe

8 de Maio de 2007 às 17h31