Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2007

Apocalypto


O final do Império Maia em um filme sensacional e completamente diferente daquilo que estamos acostumados

Thiago Borbolla

É uma pena que Mel Gibson não consiga se comportar tão bem na vida real como se comporta como diretor. Desde A Paixão de Cristo vem se metendo em uma porrada de encrencas. Não deveria, mas acaba influenciando o desempenho de Apocalypto, um filme sensacional, diferente de tudo o que eu já vi… Mas que vai ficar apenas nisso.

O filme usa como pano de fundo o México há uns 600 anos, já no fim do Império Maia. Com um surto de varíola dominando a cidade maia, guerreiros saem atrás de indígenas para serem sacrificados, já que essa seria a maneira do Deus Sol saciar sua sede e acabar com os problemas.




Pata de Jaguar (Rudy Youngblood) é o personagem principal do filme, relativamente alheio à  toda a crueldade dos Maias, já que a única coisa com a qual ele se importa é honrar seu pai e voltar para a família, que ele deixou em um poço quando os Guerreiros do Império invadiram sua aldeia.

Esqueça as coisas boas dos Maias. O que veremos nesse filme é apenas a parte ruim deles que, por mais evoluídos fossem, como civilização, ainda eram indígenas. E quando eu digo isso, não quero dizer que os índios são malditos, muito pelo contrário. Apenas que a cultura deles é absurdamente outra… Eles arrancam cabeças e corações para saciar a sede do Deus Sol. O buraco é (bem) mais embaixo.




A violência do filme não chega a ser tão aflitiva quanto em “Paixão”, mas está em maior quantidade. Isso talvez se deva à , além da direção, à  atuação de todos.

Com a caracterização, a gente tem a impressão de que são os próprios índios e maias que estão ali fazendo o filme. Você se empolga, torce, fica aflito, como se aquilo fosse real, existisse. Portanto, pelo menos pra mim, a violência não chega a ser chocante. Não sei explicar… O jeito é você ir pro cinema e assistir ao filme.




Garanto que não há como se arrepender. Teoricamente, não há muita história, nem muitos diálogos. De fala, o que importa está no diálogo sobre o “medo” e na profecia da menina, sobre o Homem Jaguar. Só. O resto é apenas ação e violência. Mas não ação e violência vazias, como já é comum nos filmes… É bastante densa e até lotada de conteúdo. Nunca tinha visto um filme como esse antes. Consegue contar a história real e a fictícia, ao mesmo tempo, com poucos diálogos e sem aquele formato Hollywoodiano clássico, de “começo, meio e fim” definidos. É surpreendente.

Sem absolutamente nenhuma dúvida, Judão RECOMENDA!. O filme e mais cuidado a Mel Gibson. Ele precisa largar a mão dessa religiosidade ferrenha (e do álcool), para que seus filmes possam ter o que realmente merecem.

Comentários
Já são 46 sobre esse post -- até agora

  Rock

Cade a nota?

24 de Janeiro de 2007 às 21h54
  André

tão faltando os asteriscos…eles eram mto uteis…..tpo…sem eles dah pra saber q vcs gostaram ou naum dos filmes, mas não o quanto
=D
ahhh…aproveitando…as colunas vão voltar??? tpo o arre egua, retruca…
eram mto fodas
=D
flwwwwwwwwww

24 de Janeiro de 2007 às 22h00
  pedro

o Borbs jah falou num comentario ae que as notas iam voltar…
Mas que vc lendo o q eles dizem a respeito do filme, vc sabe c eh bom ou ruim =D
mas tem hr que dá preguica diah vc ve a nota e vai pro cinema… daih dps le com calma.. xD
eram bem util msm.. mas jah volta.. Ou nao o.o

24 de Janeiro de 2007 às 22h20
  Darkseid

Pelo jeito isso foi um 8, caso os asteriscos ainda existissem!
Estou louco pra ver esse filme desde que ouvi falar dele pela primeira vez.

24 de Janeiro de 2007 às 22h54
  coragem

NOTA!
NOTA!
NOTA!
NOTA!
NOTA!
NOTA!
NOTA!
NOTA!
NOTA!
NOTA!
QUEREMOS A NOTA!NOTA!
NOTA!
NOTA!
NOTA!
NOTA!
NOTA!
NOTA!
NOTA!
NOTA!
NOTA!

24 de Janeiro de 2007 às 23h03
  Marcos

Keremos nota, keremos colunas(menos as da Tayra, morte ao gostosos update!)!

24 de Janeiro de 2007 às 23h35
  Matheus F.

Mel Gibson como diretor é ASSAZ!
estou ansioso pra ver esse filme.

24 de Janeiro de 2007 às 23h35
  Thiago

NOTA!

24 de Janeiro de 2007 às 23h49
  Mauricio

vi o filme, e é ASSAZ

lembrando que todos os atores and atrizes são descendentes de índios nativos, e só é falada a lingua indígena, assim como foi na paixão de cristo

assistam, não vão se arrepender

ah lembrando…. NOTA ! =D

25 de Janeiro de 2007 às 0h36
  Caio Jow

Eu sou ASSAZ?

25 de Janeiro de 2007 às 2h13
  ldaugusto

O filme é um chute nas bolas da história, já que o império Maia havia caído por volta de 700 anos antes do periodo em que se passa o filme…

25 de Janeiro de 2007 às 2h54
  Michael

Eu assisti o filme e concordo com a opinião do Borbs. Só acho que vc foi infeliz nos comentários dessa matéria: “O que veremos nesse filme é apenas a parte ruim deles que, por mais evoluídos fossem, como civilização, ainda eram indígenas.”.
Nossa, Borbs, cuidado com o que vc fala, cara.

25 de Janeiro de 2007 às 8h22
  gtx

Aee, to nem ai pra história, quero sangue! ( :

25 de Janeiro de 2007 às 8h58
  Fudêncio

Cade a nota? Judão recomenda, mas com que força? =D

25 de Janeiro de 2007 às 9h11
  Thomas Cavendish

po. não da pra perceber a o que ele achou do filme com a resenha??? tem que desenhar a nota pra vcs perceberem??

25 de Janeiro de 2007 às 10h25
  Vacca

putz, sem a nota fica foda

25 de Janeiro de 2007 às 10h25
  alien8

o borbs achou bem feito
mas nao gostou yayagyagyaga
e essa indiazinha eh linda!

25 de Janeiro de 2007 às 10h36
  Tavares

Eu tambem acho que faltou a nota do filme!!!

25 de Janeiro de 2007 às 10h59
  Borbs

Depois o pessoal reclama que a gente diz que superestima os leitores. Eu escrevo uma resenha e o que importa é a NOTA. Que inferno.

@Michael
Você leu o que eu escrevi exatamente depois? =]

25 de Janeiro de 2007 às 11h51
  Joaquim

Sim, a nota importa.
Pode ser um ‘Judão recomenda’ com nota 10, um ‘Judão recomenda’ com nota 8.
Eu já vi um ‘Judão recomenda’ com nota inferior a 5 uma vez…

25 de Janeiro de 2007 às 12h51
  Klein

Agora querem uma bizarrice do filme ? Então achem o Wally:
http://www.youtube.com/watch?v=CsE-USiKvbY

Fake ? Real ? MG estava no trago pra inventar isso ?

25 de Janeiro de 2007 às 12h54
  Mell

É meio isso que você falou mesmo, o filme não tem muita história, tem religião em excesso, mas nem por isso deixa de ser foda! Gostei demais!

E o povo tem tanta preguiça de ler a resenha que quer logo a nota de uma vez! Põe não Borbs, o povo tem é que ler!

25 de Janeiro de 2007 às 13h16
  Fabio Po

é..sei lá…eu gostava da nota…
pq nao gosto muito de ler as resenhas antes de ver o filme..pq querendo ou nao acaba contando um pouco da história…
O q fazia geralmente era entrar no site..e ver a nota…se nao fosse uma nota muito ruim, como um 2 ou um 4..ia ao cinema ver…
E depois q visse o filme lia a resenha..pra ver tudo com detalhes..hehehehe
Se concordava ou discordava, ou algo no filme q vcs viram e pra mim passou despercebido, coisas assim…
Na minha opniao a nota era um detalhe interessante..
Mas enfim..o site é de vcs..

Pra finalizar..boa resenha do Apocalypto,(como nao tinha nota tive q ler antes de ver o filme..hehe)

25 de Janeiro de 2007 às 13h17
  DarkiSide

I have a bad feeling about this…

=/

25 de Janeiro de 2007 às 14h48
  Mister

puta q pariu ein mas so fala merda!
o cara é bom diretor? então pronto, ele é
o q acontece na vida dele, é problema dele, nao seu, gordo escroto

25 de Janeiro de 2007 às 16h53
  Pablo

Olá! :) Achei interessante sua resenha sobre o Apocalypto. Não vi o filme e tenho lá minhas dúvidas se vou assistir (não consegui gostar de nada feito pelo Mel Gibson depois de Coração Sangrento; digo, Coração Valente), mas o tema me deixou intrigado. Porém, ao ler a resenha, fiquei em dúvida a respeito da premissa. O Império Maia, que eu saiba, teve sua derrocada há uns 800 ou 900 anos e o Império Asteca é que se tornou dominante na região. E a varíola não existia na América antes da chegada dos conquistadores europeus, há 510 anos. Daí pra frente, o enfoque realista do diretor Mel Gibson poderia levar ficção a ser percebida como fato pelos espectadores. Sinceramente, História Mesoamericana não é meu forte, e como estava curioso fui pesquisar mais sobre o filme e sobre os Maias. Acabei achando estes três artigos:

http://www.archaeology.org/online/reviews/apocalypto.html
http://news.bbc.co.uk/2/hi/entertainment/6216414.stm
http://www.signonsandiego.com/uniontrib/20061212/news_1c12mel.html

Em suma, eles dizem que é perigoso encarar o filme como representação fiel de fatos da cultura maia. Não que os maias fossem santos, mas que as coisas ruins simplesmente não eram do jeito mostrado no filme. Vale a pena ler os artigos para conhecer um pouco mais sobre os Maias, especialmente pra quem curtiu o filme. :) Agora, que isso não fique registrado como uma opinião mal-humorada sobre um filme que não quero ver; se alguém achou a idéia interessante, deve ir ver o filme e formar sua própria opinião. Saber que existe mais ficção por trás do filme do que parece à primeira vista ajuda a tornar as coisas mais interessantes, certo? ;)

Grande abraço!

PS: Também sinto falta dos “asterísticos”. :P

25 de Janeiro de 2007 às 17h00
  Lizard Moon

Na boa, comentário infeliz do cacete esse teu Borbs. Você começa com essa putaria de “somos o site diferente, damos nota com asterisco” e quer acabar com essa droga. Começou continua meu.

25 de Janeiro de 2007 às 19h54
  Daniel (Kid Oreia)

Porra, fiquei curioso com esse filme, o que o Borbs escreveu da pra ter uma idéia sobre o filme, muito bom. A nota e você que dar, vem aqui e fala pra gente, simples.
Eu já tinha visto o poster do filme mais não imaginava que era sobre os maias…massa

26 de Janeiro de 2007 às 9h22
  Bozaum

Concordo com o Fabio Po, eu nunca leio resenhas e criticas antes de ver um filme, sempre leio apenas a introdução e a conclusão delas, pq essas partes nao revelam nada da história, e da pra ter uma base de quão bom é o filme na opinião de quem escreveu… e o q reforça isso é a nota… ai depoois de ver o filme leio criticas e resenhas sobre ele, pra ver se deixei escapar algo, se discordo ou concordo com a opinião do crítico. Claro que tem muita gente preguiçosa por aí que nao faz questão de ler as resenhas, mas tambem tem muita gente por aí como eu e o Fabio, que usam a nota apenas pra ter uma certeza se vale a pena ir ao cinema ou não, sem correr o risco de saber a história do filme antes de ver o filme… então sou a favor sim do site voltar a dar notas para os filmes.

26 de Janeiro de 2007 às 11h12
  MARCIO

ACONTECE QUE, PARA O MEL GIBSON COMO PARA TODOS OS CATÓLICOS, SE NÃO FOR RELIGIÃO ‘CATÓLICA’ , ACREDITAR QUE UMA VIRGEM DEU A LUZ ESSSAS COISAS ESTÚPIDAS NADA MAIS PRESTA, ENTÃO MOSTRA INDIO MATANDO GENTE E ESFOLANDO OS OUTROS.
CADÊ OS FILMES QUE MOSTRAM O QUE A INQUISIÇÃO DA SANTA MADRE FEZ COM AS MULHERES NA IDADE MÉDIA , CADÊ??????
FILME DE ‘INDIOS INFIÉIS ANIMAIS’ É LIXO, ASSIM COMO AQUELE LIXO QUE CHAMAM DE ‘ REALIDADE” QUE FOI A PAIXÃO DE CRISTO.

26 de Janeiro de 2007 às 12h22
  Lizard Moon

Marcio, filme depende da visão do seu criador. Se Mel Gibson é católico(e radical no caso dele), é lógico que ele vai defender a religião ferrenhamente. Se você quer filme que fale mal da igreja e religião procure que tem vários. Poço e o Pêndulo é um desses filmes. E ultima coisa, infeliz demais teu comentário.

26 de Janeiro de 2007 às 14h34
  Maya

Poe nota logo aí cacete

26 de Janeiro de 2007 às 16h18
  Vinicius

Esqueçam os asteristicos gente, vcs não leram a resenha? Judão recomenda!

26 de Janeiro de 2007 às 17h12
  Allan

Assisti hj, achei mais ou menos ;/

26 de Janeiro de 2007 às 20h38
  felipe

jah tem um tempo q eu assisti a esse filme e achei bastante tendencioso da parte do mel gibson. Era lógico que isso era esperado já que ele é um católico fundamentalista (além de odiar os judeus, pq não os “indigenas pecadores”?), mas achei que ia dar pra ter uma noção de como viviam os maias e tal (apesar deles terem sumido do mapa centenas de anos antes da época do filme) e só o que eu vi foi um filme médio que me divertiu bastante, mas foi só isso. Serviu como um blockbuster diferente. Um filme de ação com indigenas e falado em um idioma diferente. E muito violento. Tá certo que eles se baseiam na decadência do império Maia, mas supostamente eles eram um povo muito mais civilizado do que foi mostrado. Eles estavam até parecendo os colonizadores espanhóis que naquela época nada mais fizeram do que fatiar, torturar, rasgar, aleijar, estuprar, matar, matar, matar, enganar, escravizar e roubar aquele povo… alguns em nome do mesmo deus de mel gibson… quer dizer não aquele povo já que a civilização maia já tinha deixado de exister há mais de 700 anos…

26 de Janeiro de 2007 às 21h41
  MetalRufflez

Bem eu sempre leio a resenha e olho as notas, gosto de saber a nota, eh mais mesuravel. Alias eu sempre falava pros amigos ou a namorada: “Ha, pelo que eu li no judao eh bom, deram 8 asteriscos pro films”. Fica mais facils…

Alem do que qualquer site com resenha de filme tem notas…

Outra ideia, agora com esse esquema ASSAZ em Ajax de ver as fotos vc podia deixar as fotos do filme no final do artigo, tipo uma galeriazinha de fotos, que nem tinha no judao antigo :D

26 de Janeiro de 2007 às 22h30
  Fernando

well, MG conseguiu ser polêmico de novo
não vi o filme mas vou ver
tendencioso sempre
antes fudeu com os judeus, agora com os índios
o próximo deve ser pra ferrar a África e fechar o boteco né ??? hauhuahu
mas, q a direção dele com certeza é impecável, é sim .. não tem dúvidas, a qualidade técnica dele é muito boa, apesar de pouco inovadora
tomara q esse me prove o contrário

PS: os asteríscos podem não ser importantes para o conteúdo, mas são marca registrada do Judão, é q nem a Coca-cola mudar de branco e vermelho pra branco e amarelo, não muda o sabor mas mata o que os leitores estão acostumados a ver ;)

27 de Janeiro de 2007 às 5h11
  DVANS

vo baixar!

27 de Janeiro de 2007 às 9h55
  Maicon

Cara q bizarro achei q essa parada o wally fosse fake, mas ta no filme mesmo! hahahaah, acabei de ver!

28 de Janeiro de 2007 às 23h24
  viNi

Que p%rr$ é essa do WALLY no filme? O que tem Mel Gibson na cabeça???

29 de Janeiro de 2007 às 1h03
  Maicon

A hora q o cara cai la na cova cheia de gente, a último frame da cena da cova é o Wally, é só um frame e antes de mudar a camera!

Coisa de retardado isso!

29 de Janeiro de 2007 às 9h05
  Maicon

Bati uma foto do frame do wally! Bizaaarrro!

http://img262.imageshack.us/img262/3577/01sg6.jpg

29 de Janeiro de 2007 às 9h19
  Guigo

Este filme é trash… ruim mesmo! Pior que este só A Bruxa de Blair!

29 de Janeiro de 2007 às 10h08
  DVANS

nem e tauuuuumm legal

31 de Janeiro de 2007 às 6h55
  Aline

Olá!

Fui ontem assistir ao Apocalypto. Passando aki pra deixar minha opnião sobre a nota e sobre o filme….

Gostei do filme! Não seria um nota 8 pra mim, mas é legal e corajoso. Personagens não lutam por lugar de destaque e todos fazem o seu papel muito bem. Tirando akele gordinho filho do imperador lá que não convenceu…

Quanto as diferenças e erros históricos acho que não importam e nem interferem pois é um filme (ficção lembram?).
Daria nota 6,5 ou 7 (mais para 7), alguns assuntos ficaram sem explicação, não vou citá-los pois aki nem todos assistiram, certo?

Enfim, a opnião de cada um varia, mas a nota do filme, de um site de opniões e formador de opniões (leia-se Judão) é relevante para nós tomarmos a decisão de ir ou não ver o filme, principalmente pq tá caro! hehehe

Sempre visitando.

Aline =*

PS: Quem ganhou o concurso do filme do perfume? Akele de legendar a foto?
Sei que não fui eu, já que não recebi e-mail, mas gostaria de ver as legendas vencedoras.

5 de Fevereiro de 2007 às 10h48
  Thaís

O filme é excelente!!!
Bastante sangue + muita hst, nota 10!

14 de Fevereiro de 2007 às 22h01
Deixe o seu comentário!
Mas, por favor, que seja útil! =D

ANTES DE POSTAR, LEIA COM ATENÇÃO!
Comentários que contenham palavrões gratuitos ou desnecessários, ofensas, textos totalmente em caixa-alta, miguxês e/ou comentários que não tenham relação com o assunto tratado no post (off-topic) podem ser deletados sem nenhum aviso e o autor proibido de postar outros comentários. Bom-senso e educação às vezes fazem bem.

Lembre-se: este não é um espaço democrático, com liberdade total de expressão. É apenas um espaço para que se discuta sobre o assunto tratado no post -- não sobre o site em geral, quem, onde, quando, por que escreveu e etcetera. Quer falar alguma outra coisa, tem alguma dúvida? Leia o nosso FAQ ou mande um e-mail e não atrapalhe a galera! =]

Os campos com * são obrigatórios, mas seu e-mail não será mostrado, pode ficar tranqüilo.

Se quiser um avatar, click aqui!

Nome
*

E-Mail
*

Site, blog, whatever

Comentário

Games Tchananã FAQ Cinema Livros & HQs PoOOoOooODCAST! Televisão Judão BLOGS! Música

E-Mail Publicidade Quem somos

uv