Quinta-feira, 6 de Março de 2008 | Atualizado em 06.03.08 às 19h35

10.000 a.C


Como que pode um épico, escrito e dirigido pelo mesmo cara que já quase destruiu o Mundo umas oito vezes, ser basicamente a “novíssima” história de uma comédia romântica como outra qualquer? Decepcionante.

Thiago Borbolla
10000ac_critica.jpg

Como que pode um épico, escrito e dirigido pelo mesmo cara que já quase destruiu o Mundo umas oito vezes, ser basicamente a “novíssima” história de uma comédia romântica como outra qualquer?

Sério. Em 10.000 a.C o cara teve a oportunidade raríssima de ser até mesmo original ao contar a história de uma época muito pouco explorada em Hollywood (eu só conheço os dois A Era do Gelo que se passam nesse tempo) e ao invés de fazer com que o seu épico fosse realmente épico, grandioso, acabou se voltando mais à história de amor de D’Leh (Steven Strait) e Evolet (Camilla Belle) e se perdeu.

Veja bem: o problema não é o cara querer ficar com ela o filme todo. Não teria problema nenhum se tudo o que a gente espera do filme estivesse por lá. Por exemplo, o Tigre Dente de Sabre — tão presente na divulgação do filme — aparece uns dois minutos no filme e não faz o que a gente esperava que fizesse. Os mamutes? São tratados apenas como uma caça um pouco grande demais. E só. Pra você ter noção, existe um pôster que retrata uma cena INEXISTENTE. WHAT? Uma coisa é vender um filme errado — tipo TODAS as animações pra crianças e aquelas “DRAMÉDIAS” como se fosse a comédia mais engraçada da história. Outra é vender um filme que NÃO EXISTE.

Embora seja bonitão e mostre que desde os primórdios o ser humano é um bicho meio burraldo, podiam ter transformado a história de amor em subplot, tipo Transformers, ou mesmo Independence Day, do próprio Rolland Emerich. Nesses dois filmes há a “história de amor” mas ela é só uma parte de toda a história e não a causa principal. Ok, sei que em 10.000 a.C existia o amor e não necessariamente homens da caverna vivem na porrada e sem dúvida nenhuma esse poderia ser um mote principal de um filme passado nessa época. Não sou contra “filmes românticos”, muito pelo contrário. Mas, ao tentar mesclar isso com a grandiosidade de um filme épico… CUÉN.

Não duvido absolutamente NADA de que esse filme comece arrebentando nas bilheterias — a estréia é Mundial. Mas duvido e muito que ele vá conseguir se sustentar (seja lucrando o suficiente pra se pagar, seja ficando no topo das bilheterias por muito tempo. O filme, infelizmente, é MUITO fraco. História fraca, roteiro fraco, direção fraca… Cara, até os efeitos são fracos. Jogaram fora uma pusta oportunidade.

Embora nunca tivesse me empolgado realmente com o filme, confiava bastante, pelo menos no passado do Mr. Emmerich… Só que dessa vez não deu. A única recomendação possível desse filme é pra vê-lo “esteticamente”. De resto… =/

10.000 a.C
(10,000 b.C, EUA 2008)

Direção: Roland Emmerich

Roteiro: Roland Emmerich, Harald Kloser

Elenco: Steven Strait, Camilla Belle, Cliff Curtis, Omar Sharif, Reece Ritchie, Suri van Sornsen

Site Oficial: 10000aC.com.br/

Nota do JUDÃO

[ratings]

Comentários
Já são 47 sobre esse post -- até agora

  ews
Gostei da crítica.

Pontos bem observados.

6 de Março de 2008 às 19h22
  Macaco RAto da Sumatra
Nem cagando dinheiro não vejo esta merda.

6 de Março de 2008 às 19h35
  Caio Everton
A única coisa que gostei do filme foi o pôster…

6 de Março de 2008 às 19h49
  Squall Hetfield
É por isso que eu vou guardar minha grana para a estréia de Jumper… =P

6 de Março de 2008 às 19h59
  Squall Hetfield
@Borbs

Qual é a cena do pôster que não há no filme?!?

Eu nem sei quantos postêres vi desse filme…

[BURRO MODE ON]
Obs: Ainda tem como colocar uma fotinho de avatar aqui nos coments?!?

Se sim, como se faz?!? =P
[BURRO MODE OFF]

6 de Março de 2008 às 20h01
  Edmilson
Esperava mais do filme?? Quem fez isso é o mesmo cara que fez um filme aonde a humanidade vence os alienigenas porque eles tambem usam windows ai ficou facil hackear e colocar um virus na nave-mãe….

Dá desanimo com os reviews de filmes aqui viu?

6 de Março de 2008 às 21h29
  Macaco RAto da Sumatra
Enquanto isso “Na Natureza Selvagem” do Sean Penn foi lançado só em meia duzia de salas só em SP-Capital…

6 de Março de 2008 às 21h36
  bilu
dupla dinãmica estraga-filme: miguel baia e esse rolando aí!!!

no minimo tem algum caso com alguns grandões de óliudi!

6 de Março de 2008 às 21h37
  nathan
Eu me empolguei quando vi o teaser desse filme, mas quando veio o trailer, todo mundo falando inglês e tal, deu pra ver que a parada ia ser meio trash.
Parece que foi feito sem pesquisa histórica nenhuma né.
Os efeitos pelo menos pensei que fossem bons mas, enfim, não ia ver esse filme mesmo …

6 de Março de 2008 às 21h42
  ykar
o caro colega acima fez uso do termo perfeito: trash total!
como os caras de 10000 a.c. têm esses traços “suaves” e esse “dread de COIFFEUR”?

6 de Março de 2008 às 21h57
  glauber
para o Judao dar uma nota mto ruim, o filme deve ser uma tremenda merda msmo…

6 de Março de 2008 às 22h05
  Leandro B. Machado
@Macaco RAto da Sumatra
Na Natureza Selvagem” é mesmo um baita filme!
Quanto a 10000ac eu ia assistir só pelo dentes de sabre! Tava torçendo por umas cenas onde o bichão esmagasse algumas cabeças, arrancasse membros e devorasse criançinhas! Agora nem alugo essa merda!vou esperar passar na Globo!

6 de Março de 2008 às 23h03
  Leandro B. Machado
eu só ia assistir por causa do dentes de sabre! Tava louco p/ver o bichão arrancar braços, esmagar cabeças e devorar criançinhas… agora desanimei! vou esperar passar na Globo!

6 de Março de 2008 às 23h04
  Alexandre Pit
Rolland Emerich é um merda!
Sempre foi!

6 de Março de 2008 às 23h23
  Carlão
Filme bom de pré-história é um com o Ron Pearlman (ou um cara idêntico a ele).Era do Fogo, Idade do Fogo, sei lá, algo assim.

6 de Março de 2008 às 23h32
  Thor
Pô Borbs, tudo bem que vc não curte romance, mas daí a dizer que os efeitos especiais são ruins… não é o que a gente vê no trailer, parece muito bem feito (pelo menos nesse quesito)…

Bem, eu até ia ver esse filme porque curto blockbusters, mas talvez use a grana pra rever Rambo, pelo menos esse é um filmaço que merece ser visto e revisto…

6 de Março de 2008 às 23h43
  Knd
Q isso…efeitos tão um lixo da pra ver no trailer. nojento…

Caminhos do Coração, novela da record tem efeitos especiais melhores.

6 de Março de 2008 às 23h48
  André
Caminhos do coração melhor nos efeitos, ai acabou geral, rs!!!!!

7 de Março de 2008 às 0h35
  Brenda
Tinha que fazer review de Ponto de Vista, isso sim que é filme , adorei, que elenco!
Mas vcs só fazem de blockbuster né, uma pena!

7 de Março de 2008 às 8h37
  netto
zuaaaado

7 de Março de 2008 às 9h53
  opivm
Rolland Emerich é fraco demais; sempre foi…

7 de Março de 2008 às 10h11
  antonio
Caminhos do Coração, novela da record tem efeitos especiais melhores.
auauauauauauauauaua….Pelo menos a Camilla belle é mais gata q a Preta gil…auauauauauaua.

7 de Março de 2008 às 11h28
  crivellBRA
@ Carlão

É Guerra do Fogo o filme de que falas… um crássico!

Apocalypto não é tão antigo na história, mas já deu pra ver que dá um coro no filminho do Roland

7 de Março de 2008 às 12h12
  Ahoyhoy
Essa Camilla Belle é Brasileira, ou melhor meio brasileira, meio americana

7 de Março de 2008 às 12h16
  Barretão conquista o UOL! | S.O.S Hollywood
[...] como o Bó faria a crítica pro Judão mesmo, por ter odiado com todas as forças, eu nem fiz. É impossível competir com a [...]

7 de Março de 2008 às 15h30
  Fabio
Não vejo problemas em cenas somente para divulgação, alias, não é essa a questão, são cenas filmadas que por algum motivo não entraram no corte final, O Sexto Sentido tem muitas cenas assim, que vieram como extra no DVD e que constavam em vários trailers, é enganação, não, claro que não, ora bolas e outra coisa, os mamutes eram somente caça mesmo, não eram bichinhos fofinhos que nem o Manny, eram somente caça mesmo, serviam de alimento e para aquecê-los.

7 de Março de 2008 às 16h44
  Barretão
@ Carlão e criveLL

Guerra do Fogo, aliás, é um dos filmes sobre a pré-história mais próximo da realidade de acordo com boa parte dos antropólogos. E o filme é um dos mais vistos em aulas de antropologia no mundo.

@ Fabio
Nao foram cenas filmadas e cortadas. Foram artes criadas para a divulgação. E tenho certeza mesmo sendo .BR, falando sério, o Emmerich confirmou. :-p

@ all
é uma bomba mesmo… eu enrolei um pouco mais pra dizer a mesma coisas que o Borbs.. ahhaha

http://guiadasemana.uol.com.br/noticias.asp?ID=11&cd_news=36223&cd_city=1

7 de Março de 2008 às 17h03
  Borbs
@Barretão
That’s why it’s good to be… JUDÃO. =D

7 de Março de 2008 às 17h10
  Barretão
Oh yeah!

Aliás, eu surto toda que vou postar alguma coisa.. é muuuito animal apertar o botão escrito YEEHAH!
ahhahaa

7 de Março de 2008 às 17h15
  Laura
Cara, eu esperava mais desse filme.
Vi o teaser na TV e pensei “que fodástico!”
Mas vendo a crítica do Judão… =/

7 de Março de 2008 às 21h20
  Sandro Mauro
Pra que criticar desse jeito?!? O filme tem lá seus defeitos como todo filme alias, mas é um ótimo entreternimento.Gostei do filme, por ser diferente daqueles filmes cheios de explosões e sem conteúdo.

7 de Março de 2008 às 21h46
  Barretão
@ Mauro
Então você quer dizer que achou algum conteúdo? Me conta onde que eu juro que volto ao cinema para conferir!!!!!:)

7 de Março de 2008 às 22h52
  Withegg
Cara de filme lixo

8 de Março de 2008 às 2h14
  Maki
Gostei, é um puta filme pipoca, do jeito que só o Emerich sabe fazer.

8 de Março de 2008 às 10h14
  Lucas
Não achei os efeitos tão ruins, mas realmente o filme é uma bosta. Eu quase dormi!

8 de Março de 2008 às 11h52
  Action Man
Apesar de tudo eu vou ver este filme.

8 de Março de 2008 às 15h16
  Simone
Esse filme é uma mistura de tudo de ruim que já vi… mais previsível só final de novela das oito mesmo. Teve uma hora que eu achei que Moises apareceria no filme pra falar que o tal de D’leh era o escolhido dos hebreus tb. Ridículo.

8 de Março de 2008 às 21h51
  Erick Larsen
BOMBA BOMBA BOMBA
Péssimo!!! PQP!!!!!

9 de Março de 2008 às 1h18
  QUEIROZ
Por isso que vi Juno de novo. Prefiro ver um água com açúcar bom, do que um falso 300. Aliais depois que vi Rambo IV, posso ficar sem ver violência o resto da vida.

9 de Março de 2008 às 1h40
  QUEIROZ
A não ser que façam o filme do Lobo, aí volto a ver filmes violentos. Sin City 2 tb, serve. Stallone Cobra 2…

9 de Março de 2008 às 1h41
  Barretão
@ Action

9 de Março de 2008 às 17h33
  Barretão
@ Action
Mas tem que ver sim… eu nunca vi críticas como um: não seja, se negativas, e saia correndo, se positivas.

É uma opinião, você pode discordar de tudo e gostar. As piadas são ótimas. De verdade!
:)

abs,

9 de Março de 2008 às 17h34
  vagner
eu devia ter lido isso aqui antes… péssimo. o protagonista do filme é muito froxo!!

10 de Março de 2008 às 15h43
  IAN BIGORNA33
Infelizmente se esperava mais desse cômico filme..

12 de Março de 2008 às 8h07
  rafanaves
Tosco. Assisti e não recomendo nem ao mais cinéfilo dos cinéfilos. De fato a idéia do filme é muito boa…mas misturar idade da pedra com início da civilização moderna teve o mesmo apelo histórico que O Senhor dos Anéis. Fora que um filme que poderia ser um grande épico ter se transformado num romancezinho água-com-açúcar. Filme de extremo mau gosto

12 de Março de 2008 às 11h21
  doug
gostei!!!!

13 de Março de 2008 às 1h29
  XANDA PRADO
eu adorei o filme e pretendo ver por mais de 50 vezes parabens a quem fez o filme.e o mocinho e lindo

10 de Maio de 2008 às 14h48
Deixe o seu comentário!
Mas, por favor, que seja útil! =D

ANTES DE POSTAR, LEIA COM ATENÇÃO!
Comentários que contenham palavrões gratuitos ou desnecessários, ofensas, textos totalmente em caixa-alta, miguxês e/ou comentários que não tenham relação com o assunto tratado no post (off-topic) podem ser deletados sem nenhum aviso e o autor proibido de postar outros comentários. Bom-senso e educação às vezes fazem bem.

Lembre-se: este não é um espaço democrático, com liberdade total de expressão. É apenas um espaço para que se discuta sobre o assunto tratado no post -- não sobre o site em geral, quem, onde, quando, por que escreveu e etcetera. Quer falar alguma outra coisa, tem alguma dúvida? Leia o nosso FAQ ou mande um e-mail e não atrapalhe a galera! =]

Os campos com * são obrigatórios, mas seu e-mail não será mostrado, pode ficar tranqüilo.

Se quiser um avatar, click aqui!

Nome
*

E-Mail
*

Site, blog, whatever

Comentário

Livros & HQs Música Games Judão BLOGS! Cinema FAQ Tchananã Televisão

E-Mail Publicidade Quem somos

uv